Analytics

quarta-feira, 2 de março de 2011

Como usar a placa de corte

A postagem de hoje é para quem pretende aprender patchwork mas não sabe direito como usar a placa de corte. A primeira coisa que devemos aprender é a usar as linhas horizontais e verticais da placa. Elas servem para alinhar os tecidos.
Para saber que o corte está no esquadro é preciso verificar ser as bordas do tecido acompanham as linhas horizontal e vertical da placa.

Caso não esteja bem alinhada, é preciso fazer o alinhamento com a ajuda de uma régua e de um cortador circular. A régua fica sobre a linha que desejamos alinhar.

Depois é só passar o cortador bem rente à régua. Repare que o lado do tecido que não será cortado está alinhado com a linha horizontal e a régua está alinhada com a linha vertical.

Aqui o tecido foi alinhado. Fiz um exemplo exagerado, mas normalmente não se corta fora tanto tecido...
Depois de alinhado o tecido o próximo passo é cortar as tiras. No exemplo acima eu marquei  cinco centímetros. É fácil saber o tamanho é só contar os quadradinhos. Cada um tem 1 cm.
Coloque sua mão sobre a régua para firmá-la bem sobre o tecido.
Agora é só cortar.
Para cortar quadrados de cinco centímetros, o processo é o mesmo.
Coloca-se a tira sobre as linhas de marcação e conta-se 5 cm. Depois é só cortar.
É possível cortar o tecido usando as marcações da régua, mas essa maneira é menos complicada de ensinar.

15 comentários :

  1. Oi Sil,
    Muito legal essa dica. Até hoje eu me perco e torno muito difícil o que seria bem fácil, só porque não tenho as dicas certas!
    Muito obrigada.
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sil, tudo bem?? Amei seu blog e suas dicas, quero uma placa de corte grande, vc pode me orientar nas medidas e onde comprar??Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Gloria
    Como é bom conhecer pessoas como voce que simplesmente nos ajuda a enxergar as coisa tão simples e que faz muita diferença em nossas vidas. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Sil, muito obrigada você salvou minha vida, rs. Finalmente o desejo de ter a base de corte, a régua e o cortador, mas tava com medo de usar. Valeu mesmo pelo seu pap. Bjoos

    ResponderExcluir
  5. estou começando agora e gostaria de saber se é normal a placa de corte estragar visto que,faz pouco tempo q a comprei e tenho q fazer muita fiorça pra cortar o tecido e assim,acabou por cortar tbm a base de corte.Não sei se é a lâmin q tá sega,mas é nova,aguardo resposta bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bety,
      com o tempo a placa de corte se desgasta mesmo. Mas leva algum tempo e se a pessoa cortar bastante coisas nela. Outra fator que pode alterar a durabilidade da placa é a qualidade dela. Tem umas marcas que não são tão duráveis. Eu gosto de usar as que são mais macias, eu evito as mais rígidas, pois acho que elas deixam a lâmina sem fio mais cedo. Uma lâmina mal afiada pode estragar a placa de corte.
      Espero poder ter ajudado.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. Boa tarde ,minha querida andando por aqui encontrei vc que é uma benção .Vi alguns jogos de banheiro e achei muito lindo,dai fui a rua e comprei tudo para começar a fazer ,e aqui encontrei todas as dicas que eu estava precisando,muito obrigada e que o Senhor te abençõe.grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Estou começando a fazer uns trabalhos,e estava em duvida a respeito do uso da
    placa fiquei aliviada por saber que não é um bicho de sete cabeças obrigado por dividir seus conhecimentos.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Qual o tamanho ideal para a placa de corte?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, quanto maior a placa melhor. Para quem está começando e não sabe se vai gostar pode comprar uma placa de 30 x 45 cm. Mas lembre-se quanto maior a placa mais fácil fica cortar tecidos maiores.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Excluir
  9. E qual é o maior tamanho de placa que existe?? Obrigada silvana pelas dicas.
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior placa que eu conheço é a de 60x90cm. Mas eu acredito que existam tamanhos maiores ainda.

      Excluir
  10. Ola
    Mas e se os dois lados lados estiverem tortos, como faco para acertar, uma vez que nao ficara alinhado nem na horizontal e nem na vertical?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escolhe um lado para alinhar primeiro e depois vai alinhando os outros lado com base nesse primeiro. Deu pra entener Flavia?
      Beijos.

      Excluir
  11. Ótimo depois de vários vídeos q vi esse blog foi o primeiro q foi claro obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...