Analytics

quarta-feira, 2 de março de 2011

Como usar a placa de corte

A postagem de hoje é para quem pretende aprender patchwork mas não sabe direito como usar a placa de corte. A primeira coisa que devemos aprender é a usar as linhas horizontais e verticais da placa. Elas servem para alinhar os tecidos.
Para saber que o corte está no esquadro é preciso verificar ser as bordas do tecido acompanham as linhas horizontal e vertical da placa.

Caso não esteja bem alinhada, é preciso fazer o alinhamento com a ajuda de uma régua e de um cortador circular. A régua fica sobre a linha que desejamos alinhar.

Depois é só passar o cortador bem rente à régua. Repare que o lado do tecido que não será cortado está alinhado com a linha horizontal e a régua está alinhada com a linha vertical.

Aqui o tecido foi alinhado. Fiz um exemplo exagerado, mas normalmente não se corta fora tanto tecido...
Depois de alinhado o tecido o próximo passo é cortar as tiras. No exemplo acima eu marquei  cinco centímetros. É fácil saber o tamanho é só contar os quadradinhos. Cada um tem 1 cm.
Coloque sua mão sobre a régua para firmá-la bem sobre o tecido.
Agora é só cortar.
Para cortar quadrados de cinco centímetros, o processo é o mesmo.
Coloca-se a tira sobre as linhas de marcação e conta-se 5 cm. Depois é só cortar.
É possível cortar o tecido usando as marcações da régua, mas essa maneira é menos complicada de ensinar.