Analytics

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

4ª aula bordado brasileiro

A aula de hoje ensina a fazer um botão de rosa. Utiliza as agulhas 2 a 5. A linha utilizada é a Sissi e a Aleluia.
Para a marcação do tecido é feito um desenho em forma de gota. O preenchimento é feito com ponto atrás, corrente, zig-zag e serzido. Nos anos 60 as professoras ensinavam esse preenchimento com uma linha de serzir meias, que eu acredito que atualmente não existe mais.


Para a cobertura com o bordado inicia-se no lado mais redondo e segue-se em direção ao lado pontudo e termina no lado mais redondo. Depois borda-se de dentro para fora completando a cobertura.


O cálice é feito com dois rococós (um maior e outro menor). Por cima, junto ao cálice, fazer uma pintura leve, os melindres ao lado e pontas em chavrom, completando a haste final.
Risca-se no tecido somente o formato do botão e as hastes.



Quem acompanha o blog já deve ter visto a minha tentativa de fazer a flor de maio. Dona Olga me socorreu me enviando sete preciosas mostras de bordado da época em que dava aulas com as linhas Varicor. Mas estou convencida que eu não tenho condições de aprender o bordado brasileiro sem a presença de uma professora.

Detalhe da amostra da quarta aula.


Lindo esse botão de rosa!
Vejam como ficou a minha segunda tentativa de fazer a flor de maior:

Minha segunda tentativa não ficou melhor que a primeira...
Assim que a minha flor de maio deveria ter ficado...
Como não estou conseguindo fazer o bordado brasileiro, vou mudar de estratégia. Agora vou só fazer pontos simples. Para melhorar o meu ponto conto com a ajuda do livro da Judith Baker Montano, Elegant Stitches.

Com a ajuda desse livro pretendo apresentar melhores resultados!
Quando meus pontos estiverem mais harmoniosos, vou tentar me aventurar novamente no bordado brasileiro. Mas pretendo continuar colocando as aulas que a dona Olga me enviou.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...