Analytics

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hexágonos costurados na máquina

Quando resolvi fazer a minha capa de notebook, acabei cortando mais hexágonos que o necessário. Com os hexágonos que sobraram eu pretendo fazer uma outra peça, mas dessa vez quero costurar na máquina. Eu já tinha visto um vídeo ensinando fazer as emendas na máquina, mas ainda não havia testado. Hoje tomei coragem e fiz um teste e como gostei do resultado resolvi compartilhar com vocês.

Nesse passo a passo mostro como fazer uma flor com hexágonos, mas é possível fazer qualquer combinação com essa técnica.

Começo costurando duas peças. Do começo até o final.

Pulo um dos lados do hexágono e costuro da mesma forma que o anterior.

As três peças devem ficar unidas assim.

Coloco um hexágono entre os dois já unidos ao primeiro.

As peças devem ir assim para a máquina.

É importante colocar a agulha sobre a junção com a outra costura. Para ficar bem firme, faça uns dois pontos de arremate.

O mesmo processo é feito nos hexágonos que faltam para completar a  rosa.

Essa é uma visão das costuras pela frente.


aqui mostro como fica o avesso depois de todas as costuras feitas.

No final fica assim.
Espero que as informações postadas hoje possam facilitar o trabalho de vocês.
Essa técnica requer um pouco de treino, mas é bem mais rápido que costurar à mão. Com hexágonos maiores, esses tinham menos de 5cm de lado, acho que fica mais fácil ainda executar essa técnica.
Para ajudar na visualização eu utilizei um ponto bem grande, mas com um ponto menor, fica mais fácil colocar a agulha bem no começo da costura.
Obrigada e até a próxima.

8 comentários :

  1. Adorei!Fizeste o molde em quê? Acetato ou papel? Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    Eu fiz esses com a ajuda de uma régua triangular, mas tenho um post onde ensino a fazer o molde com papel. Está nesse link: http://artesdasilvana.blogspot.com/2010/12/hexagonos-com-regua-e-compasso.html
    Bjks e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu PAP. Estou fazendo uma colcha a mão mas ja faz um ano e ainda não acabei. Vou tentar a maquina.Bjs Léa

    ResponderExcluir
  4. Silvana, adorei o Post, vou te acompanhar sempre, teu blog está uma graça nos ajuda muito nas dúvidas, obrigado por compartilhar conosco. beijos Regina.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Silvana.
    Gostei muito do seu post já vinha um tempo quebrando a cabeça e imaginando como seria a união de hexágonos, realmente ficou muito fácil com a sua explicação, mas, ainda tenho dúvidas de como seriam as próximas uniões, teriam que ser feitas de flor em flor ou trabalharia em círculo!(desculpe estou sem o ponto de interrogação)
    Me causou muita curiosidade.rs
    De qualquer forma muito obrigada pelo post e seus trabalhos são lindos.

    Fique com Deus.

    Karla Barbosa
    karlabarbosa@globo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana!
    Muitíssimo obrigada pela LUZ!!!
    Abraço,
    Cátia

    ResponderExcluir
  7. Karla, é só continuar costurando um no outro como você achar melhor. Pode fazer rosas separadas para juntar depois, fazer em círculo ou no formato que desejar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! vc tem muita habilidade em repassar informações e dicas para nós que estamos iniciando. É muito importante saber detalhes para q possamos ficar mais confiantes na confecção das peças e também saber entender os projetos das revistas. Mt. obg. Que Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...