Analytics

quinta-feira, 31 de março de 2011

Margem de costura em patchwork


Hoje resolvi falar sobre margem de costura por achar que esse deve ser um dos pontos de maior dúvida para quem está começando no patchwork. Normalmente usa-se um pé de máquina, o que equivale a 1/4 de polegada ou 0,75 cm aproximadamente de margem de costura.
Nos projetos em centímetros com uma margem de 0,75 cm é preciso acrescentar 1,5 cm nas medidas das peças. Algumas pessoas acham essa medida um pouco complicada e optam por trabalhar com um centímetro ou meio centímetro de margem de costura. Dessa forma ao acrescentar as duas margens de costura, sempre têm um número inteiro.
Eu prefiro trabalhar com a margem de 0,75 cm, por ser a mais aproximada de 1/4 de polegada. Eu já me acostumei com os cálculos, na hora de fazer os meus projetos de patchwork. Se você está começando eu aconselho a optar por essa margem. A menor corre-se o risco de descosturar. Qualquer deslize e a peça pode ficar com uma falha na costura. Já a margem de 1 cm acho que fica muito grande, o que acaba por consumir mais tecido...
Caso você queira dar uma margem de costura maior ou menor que o pé de máquina, tem uma dica bem simples que aprendi com a Valesca Spidler, professora na Doce Retalho. É só colocar a fita métrica sobre o pé da máquina. Ajustar a marca de início do centrímetro e ir direcionando a ponta da agulha até chegar na medida que você desejar.

O tamanho da margem vai determinar a largura no viés. Se a margem for larga, o viés ficará largo e se for estreito ficará estreito.
Independente da largura de sua margem de costura, o que importa é que você tenha um bom controle da máquina para que a costura saia o mais reto possível. Um avesso com as costuras parelhas permite que o topo fique liso, sem ondas ou pregas.

Eu que pego peças de outras pessoas, às vezes me deparo  com costuras bem tortas e isso acaba prejudicando na hora de quiltar, pois fica difícil evitar as rugas ou pregas no tecido.
Espero que essas dicas possam ser de grande ajuda.

8 comentários :

  1. Silvana,
    Amei conhecer seu blog!!!!
    Eu quero aprender a usar placa, régua e cortador e achei voce.
    Que benção!
    Obrigada por ensinar
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como sempre dando show nos pap`s e explicações! Adoro ler teus post`s!! Beijocas Andreza

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana querida
    Adorei seu blog, obrigada por tantas dicas legais.

    Fique com Deus!
    Beijinhos^_^

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Parabéns pelo seu trabalho! Convido vc a conhecer um pouco das minhas artes.
    fabijferreira.blogspot.com
    Até mais...

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil.
    Continuo vasculhando o seu blog.
    Adorei essa dica. Eu não tinha me ligado nas margens.
    Sou iniciante. ;-)

    Obrigada por compartilhar.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Silvana

    O quilt da minha toalha de flores ficou MARAVILHOSO!!!

    Obrigada!!
    Beijos,
    Elise

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Silvana adorei também conhecer seu blog e gostaria muito de aprender com você. Você é clara e direta!

    Como viajo bastante vou me programar para dar um pulo com você, pois moro em Belém-Pará e estou precisando de uma professora como você!

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    Beijos

    Katia Esteves

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...