Analytics

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aula de Bordado Brasileiro

Hoje eu recebei um material que estava aguardando a chegada ansiosamente. Não tenho palavras pra descrever a alegria que senti ao receber as linhas e os riscos de bordado brasileiro que a senhora Olga Quint Melim mandou pra mim. Ela foi muito generosa e além das linhas e riscos, (só por isso já é um material valioso) me mandou ainda várias aulas ensinando a execução do bordado com as linhas Varicor. Fiquei muito empolgada e acima de tudo agradecida por ela ter compartilhado comigo informações sobre esse assunto que é do meu interesse. Agora poderei aprender a fazer o bordado brasileiro usando as autênticas linhas de rayon da Varicor!!!

Antes de postar a primeira aula gostaria de mostrar um pouco do material que recebi. Descobri que outras empresas também produziam linhas especiais de rayon. Tinha também as linhas Rainbow e linhas Lisona.


Recebi junto com as linhas umas amostras de fitas que também eram utilizadas nos bordados e ajudavam a dar o efeito dimensional ao trabalho.

Aqui um exemplo de como essa fita pode ser utilizada.

Esse bordado com fita é simplesmente lindo!!!

Recebi várias cópias das aulas que a senhora Olga Melim dava às suas alunas. Como sei que muita gente vem ao meu blog a procura de informações sobre como fazer os pontos, vou postar aqui a primeira aula.

Na primeira aula aprende-se a fazer as flores "Candurão", "Candurinha", "Margarida" e "Crisântemo"
Candurão -
Executar conforme o desenho abaixo, partindo do candurão de uma pétalas observando com toda atenção nas várias faces progressivas, as formas que sempre conduzem a um sentido ovalado. Fazer o acabamento acrescentando o cálice de rococó, as hastes em ponto atrás e os melindres em "chavon", a gosto da aluna conforme  indica o candurão de 6 pétalas. O risco não deve ser transportado para o tecido, marca-se com um ponto o local onde será aplicado o trabalho.

Candurinha - é o mesmo candurão, mas em tamanho menor, observando-se as orientações acima descritas.

Margaridas -
Inicialmente encher com a linha uma parte do círculo, trabalhando o recheio em quatro fases: ponto atrás, zig-zag e cerzido, dando a altura desejada. Trabalha-se os rococós em aleluia (um tipo de linha), aplicando-os de fora pra o centro. O tamanho do círculo deverá ser proporcional ao bordado que o complementa. O miolo é formado por rococós com duas voltas (carolinhos).
Crisântemo - A flor aberta é executada em duas fases. Inicialmente aplicando os rococós maiores, para posteriormente serem presos e intercalados pelos menores. No miolo deve-se aplicar uma conta sem brilho. As folhas são bordadas em ponto cheio enviesado, dando um retoque contrastando.

Essas são as informações contidas na primeira aula. Não sei se para que for ler essas informações serão suficientes. Para mim que não tenho muito conhecimento não me parece fácil, mas acredito que tentando é possível fazer alguma coisa. Vou tentar fazer pelo menos o candurinha...
Depois compartilho com vocês outras informações sobre bordado brasileiro e outras aulas enviadas pela senhora Olga Melim. Assim que for possível também colocarei aqui uma foto dela, para que possamos conhecer essa senhora tão gentil e simpática.

21 comentários :

  1. Oi Sil,
    Que coisa mais linda! Adoro bordado.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. wow!! Iam happy for you Silvana.Thanks for posting the information too.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Silvana!!! adorei depois com mais tempo vou tentar!!! bjo

    ResponderExcluir
  4. Ja lhe offereci as fotos de minhas amostras das aulas e nao recebi resposta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Unir é arte,
    Devo ter feito confusão. Eu recebi na mesma época um e-mail de outra pessoa que me ofereceu imagens de bordados antigos. Ela me mandou as imagens, mas não deu para postar pois estavam desfocadas. Eu pedi para que ela tirasse outras fotos, mas ela não me mandou novamente. Procurando agora na minha caixa de correio percebi que vocês não são a mesma pessoa. Desculpe-me. É claro que eu ficarei muito contente em poder divulgar as suas amostras.
    O meu e-mail é svituriano@gmail.com
    Pra evitar confusão gostaria que você colocasse no e-mail o seu nome verdadeiro e o do seu perfil do Google.
    E mais uma vez me desculpe a confusão que fiz.
    Abraços,
    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Adoro visitar o seu blog, tem sempre coisas muito interessantes, eu tenho algumas preciosidades ganhei de uma amiga meadas de linha varicor, realmente elas são maravilhosas, agora com as aulas vou tentar bordar um grande beijo, Denize

    ResponderExcluir
  7. oi, silvana, finalmente estou entrando pra ver tuas artes. Nossa estou amando tudo muito lindo mesmo . Parabens, vou ler e olhar tudo com muita atençao.U m grande abraço pra ti e pros filhos lindos que tens.marilene.

    ResponderExcluir
  8. Cara amiga blogueira,
    acabod e a descobrir...
    em criança frequentei aulas de bordado varicor ou rococó, como se chamava na altura...Ainda renho uma caixa ai no Brasil em casa dos meus pais com esse material....
    A minha mãe, tinha eu onze anos, ( já tenho 53) mandou fazer um vestido para mim em um tom de azul clarinho, onde na palinha a costureira bordou um lindo motivo em linha varicor...Ficou lindissimo, mas não sei o que foi feito desse vestido...uma pena....
    Vou voltar...
    um grande abraço de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  9. Lembro-me que fiz um curso deste bordado na década de 68 e tenho até hoje o pano e os riscos. minha tia fez um pano grande com plástico por dentro para colocar as linhas e não embolarem. Se vc mora em BH posso te mostrar. Parabens pela iniciativa. Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  10. Já bordei com linha varicor(71)Ainda tenho sobras de meadas que guardei
    obrigada
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  11. adoro esse dordado mas não encontra linhas varicor, se vc souber onde vende me mande por email. silesiasaramela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. não consegui encontrar em lugar nenhum a linha LISONA para bordar à mão! onde posso encontrá-la pode-se encomendar pela internet?? Por favor !!!

    ResponderExcluir
  13. Amiga, essas linhas atualmente só podem ser compradas nos Estados Unidos. Até onde sei apenas as linhas Edmar fabricam linhas de rayon. Dê uma olhada nos primeiros posts sobre bordado brasileiro que você vai encontrar o link para algumas lojas que vendem as linhas deles.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Silvana, como traduzir o modo de fazer o candurinha? Realmente não parece fácil lendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, o candurinha é como elas chamavam o rococô antigamente.
      Tem um vídeo meu no Youtube ensinando fazer.
      http://www.youtube.com/watch?v=bF02psOeqT4

      Excluir
  15. Ok Silvana... entendido... e o melindre? São aqueles fios bordados parecidos com ponto reto... é isso? Como é o ponto chavon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melindre é isso mesmo. Vou entrar em contato com a amiga que me forneceu estar linhas que ela poderá me dizer com certeza qual é o ponto chavon.

      Excluir
  16. Silvana meu nome e Oliva e nao moro no Brasil mas estou muito interessada em aprender o bordado varicor. Este final de semana estive numa feira de arte e artesanato e havia uma mesa com a linha madeira e uma outra marca de linha Superior Threads. Nesta marca havia a Bottom Line, 25 cores em tons pasteis. A Fantastico mesclada em cores fortes, 79 cores. A Master Piece 75 cores. A Rainbows mesclada em 62 cores
    e a Razzle Dazzle , a cor lembra a purpurina , 25 cores. A Magnifico, brilhante em 200 cores. A Metallics,cor metalica em 23 cores. Se voce tiver tempo de uma olhada no site: www.superiorthreads.com. Achei essas linhas muito bonitas, variadas , mas um pouco finas. Se voce souber. o nome das linhas usadas fora do Brasil por favor me envie o nome. Meu email e oljsmeenk@hotmail.com. Ficarei muito agradecida Oliva



    ResponderExcluir
  17. Silvana depois que vi o seu empenho para nao deixar cair no esquecimento total a tecnica do bordado varicor. mandei uma mensagem para o Ministerio da Cultura pelo facebook pedindo a atencao para esse nosso esquecido patrimonio cultural. Hoje recebi uma resposta onde eles pediam material e informacoes sobre o VARICOR. Tomei a liberdade e sem te consultar de indicar seu nome e seu site, pois voce me parece ser a pessoa mais indicada para passar essas informacoes. Espero que o Ministerio da Cultura entre em contacto com voce. Atenciosamente Oliva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olívia
      Eu agradeço a sua iniciativa.
      Ficarei aguardando que entrem em contato e te aviso qualquer novidade nesse sentido.
      Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...