Analytics

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os tesouros de Hanna


Uma colcha que quiltei será enviada para a Alemanha como presente de casamento. Fiquei muito empolgada com a idéia de saber que uma peça que ajudei a fazer iria para outro país e resolvi fazer umas fotos da colcha já pronta, com viés (as peças que mostro aqui geralmente estão inacabadas). Quem executou o projeto foi a minha aluna Hanna Götz, uma pessoa muito querida. É um privilégio poder ajudá-la a executar seus projetos. O que mais me encanta nela é o seu desejo de fazer trabalhos desafiadores, com muitos recortes e peças pequenas.

Esse presente será enviado com uma poesia que fala de cataventos.

Para complementar a proposta dos cataventos fiz um quilting que representa  os ventos nas bordas da colcha.

Dona Hanna, sempre que pode me mostra seus tesouros e me conta histórias sobre sua família que veio da Alemanha e que hoje está espalhada pelo mundo. Ela sempre me contou que faz suas costuras numa máquina bem antiga. Nunca duvidei que fosse antiga, mas não imaginei que fosse tão antiga assim. Dêem uma olhadinha na foto que tirei da máquina dela.



A máquina foi comprada por volta de 1940 e custou 12,00 Cruzeiros (moeda da época). Segundo ela, foi necessário passar um ano economizando o seu salário de professora e ainda assim teve que contar com a ajuda de 3 Cruzeiros do marido. A máquina está perfeita e funciona com pedal. Para quem acredita que patchwork só pode ser feito com uma máquina eletrônica e cheia de recursos, está é uma prova de que só é preciso uma pessoa com determinação para se fazer grandes coisas.



Na casa de uma amante dos trabalhos manuais em cada canto é possível encontrar uma relíquia e uma dessas foi um livro de trabalhos manuais. Não sei determinar o ano exato de publicação do livro, mas a primeira dedicatória data de 1916. O livro está escrito em alemão e o seu título pode ser traduzido como "O Grande livro dos trabalhos manuais".
O livro tem capa dura.
Detalhe da primeira dedicatória.
Aqui a dedicatória comprovando a mudança de propriedade do livro em 1979.
O livro contém os ensinamentos de várias técnicas artesanais. É interessante ver que já naquele tempo os editores se preocupavam em criar materiais didáticos voltados para o artesanato e com excelente qualidade gráfica para a época.
Aqui ensina renda de bilro.
Nessas páginas o macramê.
Visitar dona Hanna foi muito agradável. Tenho certeza que o casal de noivos que vai receber a colcha terá um presente feito com muito amor e vai trazer muitas vibrações positivas para o seu lar.
Espero vocês no próximo post.


11 comentários :

  1. Achei muito linda esta história, e também muito inspiradora para quem espera ter tudo primeiro para depois começar o patchwork.
    Também nos mostra que não tem idade para quem quer fazer algo.
    Quem dera eu chegue lá asssim!!!

    Bjos.


    Márcia C.http://bordandoeinformando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uma história muito bonita. Cada trabalho que se faz trás sua história e nos lembra de quem o fez. É um pouquinho da gente que fica nele.
    Com certeza esta colcha levará a marca de Dona Hanna e sua linda história.
    Parabéns as duas pelo lindo trabalho!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana!

    Adorei a colcha, é muito linda e deu vontade de fazer uma assim tbm. Tvz eu ensine para minhas alunas! Eu tbm tenho uma máquina bem antiga, ganhei de uma amiga, segundo ela, a máquina não prestava mais pq havia pego enchente. Mandei arrumar e hoje costura que é uma beleza, agora tem motor, lâmpada e até cortador de linha, tá "turbinada"!! Descobri que tem quase 80 anos!!
    Minha mãe tem um livro antigo parecido com este de sua amiga, mas é em português, ela já me deu por "herança", mas ainda está na casa dela. Tem de tudo, renda de bilro, macramê, cestaria, crochê, tricô, bordados variados... Minha mãe comprou qdo ainda era solteira (vai fazer 60 anos de casada em 2013)!!
    Adoro estas relíquias!!

    Bjs!

    Bia

    ResponderExcluir
  4. Silvana, muito legal o blog.
    Dá até vontade de sair criando tb.
    Bom ver tuas criações
    beijos, amiga
    Selma Figueiredo

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Amei saber da história dela, penso bem como vc, só basta força de vontade para agente conseguir aprender e fazer peças lindas assim, sú um grande abraço nela por mim, ok?
    Xerooo

    ResponderExcluir
  6. Linda história mesmo, e lindo trabalho! Tive a oportunidade de estar ao lado da D. Hanna e conversar com ela, uma pessoa que me transmitiu muita paz.

    ResponderExcluir
  7. Conheço a Dona Hanna! (meus pais moram em São Leopoldo e eu morei e trabalhei lá tb!) Que lindo o trabalho dela... Gostei de ver que continua disposta a aprender e a ensinar! Abs.

    ResponderExcluir
  8. Conheci teu blog hoje seguindo uma dica da minha profe de patch, sou iniciante nesta arte linda com tecidos! Adorei o blog, as dicas, os trabalhos! Estou encantada, olhando tudo e me deliciando com os relatos! Adorei esta postagem, a Dona Hanna é um exemplo! E fiquei feliz em ver a foto da máquina, eu tenho uma igual que pertenceu à minha avó - mas confesso que só testei, não consegui costurar nada nela, mesmo a máquina funcionando perfeitamente bem...
    Obrigada por compartilhar tantas coisas lindas!

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo trabalho Pena que eu esteja vendo 12anos depois história maguinifica ❤️❤️❤️❤️ Ameiiiii

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo trabablho e a historia !!! muito inspirador !! Parabens !!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...