Analytics

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os tesouros de Hanna


Uma colcha que quiltei será enviada para a Alemanha como presente de casamento. Fiquei muito empolgada com a idéia de saber que uma peça que ajudei a fazer iria para outro país e resolvi fazer umas fotos da colcha já pronta, com viés (as peças que mostro aqui geralmente estão inacabadas). Quem executou o projeto foi a minha aluna Hanna Götz, uma pessoa muito querida. É um privilégio poder ajudá-la a executar seus projetos. O que mais me encanta nela é o seu desejo de fazer trabalhos desafiadores, com muitos recortes e peças pequenas.

Esse presente será enviado com uma poesia que fala de cataventos.

Para complementar a proposta dos cataventos fiz um quilting que representa  os ventos nas bordas da colcha.

Dona Hanna, sempre que pode me mostra seus tesouros e me conta histórias sobre sua família que veio da Alemanha e que hoje está espalhada pelo mundo. Ela sempre me contou que faz suas costuras numa máquina bem antiga. Nunca duvidei que fosse antiga, mas não imaginei que fosse tão antiga assim. Dêem uma olhadinha na foto que tirei da máquina dela.



A máquina foi comprada por volta de 1940 e custou 12,00 Cruzeiros (moeda da época). Segundo ela, foi necessário passar um ano economizando o seu salário de professora e ainda assim teve que contar com a ajuda de 3 Cruzeiros do marido. A máquina está perfeita e funciona com pedal. Para quem acredita que patchwork só pode ser feito com uma máquina eletrônica e cheia de recursos, está é uma prova de que só é preciso uma pessoa com determinação para se fazer grandes coisas.



Na casa de uma amante dos trabalhos manuais em cada canto é possível encontrar uma relíquia e uma dessas foi um livro de trabalhos manuais. Não sei determinar o ano exato de publicação do livro, mas a primeira dedicatória data de 1916. O livro está escrito em alemão e o seu título pode ser traduzido como "O Grande livro dos trabalhos manuais".
O livro tem capa dura.
Detalhe da primeira dedicatória.
Aqui a dedicatória comprovando a mudança de propriedade do livro em 1979.
O livro contém os ensinamentos de várias técnicas artesanais. É interessante ver que já naquele tempo os editores se preocupavam em criar materiais didáticos voltados para o artesanato e com excelente qualidade gráfica para a época.
Aqui ensina renda de bilro.
Nessas páginas o macramê.
Visitar dona Hanna foi muito agradável. Tenho certeza que o casal de noivos que vai receber a colcha terá um presente feito com muito amor e vai trazer muitas vibrações positivas para o seu lar.
Espero vocês no próximo post.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...