Analytics

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Régua de margem dupla

Muitas pessoas que chegam até meu blog procuram sobre materiais para patchwork. Conversando com alguns donos de lojas de materiais para artesanato fiquei sabendo que muitas pessoas não sabem para que servem certas ferramentas de patchwork e por isso alguns materiais ficam encalhados nas prateleiras por um longo tempo.
Como sei da importância das ferramentas para a realização de um trabalho bem feito, resolvi que vou fazer postagens explicando e demonstrado o uso desses materiais que ajudam muito na hora de dar mais beleza e perfeição aos nossos trabalhos.
Vou começar com a régua de margem dupla. É uma régua bem simples. Para quem não conhece, só de olhar não consegue ver a sua utilidade, mas ela agiliza bastante na hora de fazer muitos triângulos a partir de quadrados.
O melhor é que essa é uma das réguas mais baratas que já vi. Normalmente qualquer régua de patchwork custa uma pequena fortuna, mas essa custou apenas R$ 7,00 na Doce Retalho.
Essa é a régua de margem dupla.
 O uso dela é bem simples. Basta colocar na diagonal do quadrado e marcar com o lápis, nos dois lados.
Para que o risco fique o mais discreto possível uso uma lapiseira 0.5.
Os dois quadrados ficam juntos. Direito contra direito. Feita a marcação é hora de levar para a máquina de costura.
A régua ajuda a fazer uma margem de costura perfeita!
 Tendo os riscos como base, fica fácil costurar.
A peça sai da máquina de costura assim!
 Agora chega o momento de cortar, bem no meio das duas costuras. Essa etapa pode ser feita com o cortador circular ou com a tesoura. Não importa de o corte da borda ficar torto, pois a linha de costura está reta!
Veja como ficou a minha costura.
 Aqui o trabalho finalizado. A linha diagonal do triângulo pode ser utilizada para aparar as rebarbas.
É bem simples obter esse resultado!
Dá próxima vez que você ver essa régua em qualquer loja, não pense duas vezes em comprá-la. Ela será de muita ajuda na execução dos seus projetos. Não só no exemplo citado acima, mas em vários outros. Em breve vou falar sobre outras ferramentas pra vocês.
Abraços e até a próxima!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...