Analytics

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Critérios para julgar uma peça de patchwork numa mostra.

A principal atração do 13º Festival de Patchwork de Gramado será, sem dúvida alguma, a mostra competitiva. Nela poderemos ver os trabalhos desenvolvidos pelos principais nomes do patchwork no Brasil. Esse ano os organizadores prevêem que cerca de 300 peças farão parte da exposição.
É uma oportunidade imperdível apreciar as colchas e painéis expostos. Para que essa experiência seja o mais proveitosa possível, vou colocar aqui alguns critérios utilizados pelos juízes no julgamento das peças. Como não tenho informações sobre os juízes brasileiros, vou colocar aqui os critérios estabelecidos pelos  juízes americanos.

A primeira avaliação é quanto ao grau de dificuldade de execução da peça. Se tiver aplicação teremos que observar se os pontos estão bem apertados e não estão visíveis. Se as técnicas utilizadas foram executadas de maneira correta e se a peça apresenta um excelente impacto visual. O quilting deve ser uniforme e complementar o projeto.

A segunda avaliação é quanto projeto e ao uso das cores. É preciso avaliar se as cores estão equilibradas, se o plano central foi bem planejado e se os enfeites não prejudicam o impacto visual.

O quilt deve ter boas emendas, as bordas retas e os blocos bem alinhados. A cor da linha usada para costurar não pode destoar dos tecidos.

As aplicações devem estar perfeitamente localizadas, com curvas suaves e bem arredondadas. As marcas da aplicação não podem ser visíveis.

Com relação ao quilting devemos observar que os inícios e as finalizações não podem ser visíveis. As marcações do quilting também não podem ser visíveis. Boa escolha de linha e bom acabamento na parte da traz.

Com relação ao viés, ele deve ter 1/4 de polegada. A parte de traz e da frente devem ser iguais, ou seja, ter a mesma espessura. Os pontos feitos à mão devem ser invisíveis. As emendas devem ser feitas com perfeição.

São muitos os critérios utilizados na avaliação de um quilt, mas acredito que as informações acima sejam suficientes para termos um olhar mais crítico ao apreciarmos os trabalhos executados no Festival de Gramado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...