Analytics

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

2ª aula de Bordado Brasileiro

As últimas mensagens que tenho postado no blog sobre bordado brasileiro foram possíveis graças à gentileza e perspicácia de Olga Melim, que no último dia 17 completou 87 anos de vida. Antes de publicar a aula número 2, gostaria de mostrar a vocês uma foto dessa mulher que tem contribuído de maneira tão generosa com a minha proposta de divulgação do Bordado Brasileiro. Muito obrigada Olga por sua gentileza e amizade!



Na aula de hoje vou passar as informações para fazer a flor borba e cravinha. As agulhas para executar o bordado podem ser de 1 a 7.
As linhas são Bossa Nova, Filosel e Aleluia.Trabalhe usando a linha Bossa Nova usando um, dois, e três pontos na forma de bordar, observando para não arredondar nas pontas, dando de vez em quando um ponto avulso para alinhar as pétalas.
No centro aplicar os carolinhos em Bossa Nova, usando o tom indicado.



Encher o cálice do botão (desenho2) com a linha apropriada, em ponto atrás, corrente, zig-zag e serzir, observando para conservar a forma exata.


Trabalhar as pétalas (desenho3) da mesma forma que foi empregada da flor. 


Trabalhar o cálice procurando avançar sobre as pétalas com um ou mais pontos.
Aplicar em ponto atrás, as hastes principais, com Bossa Nova e os melindres em Filosel no mesmo tom.
Rematar aplicando os agrupamentos de mimosas em Bossa Nova sem misturar as cores.


A flor Borba pode ser aplicada isolada sobre blusas de lã, vestidos etc.
Pode ser aplicada também em vestidos finos, usando tons suaves, com aplicação de finos dourados e missangas.



8 comentários :

  1. Oi Sil,linda a sua proposta de resgatar o bordado brasileiro.Parabéns pela sua iniciativa.
    beijos e obrigada pela visita em meu blog.
    bjs
    sonia

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, estou mto emocionada, eu tinha 12 anos qdo conheci as linhas Varicor e seus bordados, mas a prof. ñ quis me ensinar pq eu era cça, sempre sonhei em aprender, agora encontrei seu blog e não posso nem acreditar que vou poder fazer essas aulas, mto obrigada de coração.
    Pena que a linha ñ existe mais, vou fazer hj um pedido de fios coats de seda, na minha cidade ñ tem e vou começar as aulas, darei notícias do meu progresso.
    mil bjus

    ResponderExcluir
  3. Shirley,
    que bom saber que você gostou da minha iniciativa!
    Sempre que passar por minhas mãos alguma informação relativa ao bordado com as linhas Varicor estarei compartilhando aqui no blog.
    Vou querer saber notícias do teu progresso.
    bjks.

    ResponderExcluir
  4. Silvana, estou encantada com seu blog....muuuito bom, gostaria de ter a felicidade de poder trocas duas palavras com a Sra.Olga Melin seriam elas: MUITO OBRIGADA.... e muito mais a voce que tão prazeirosamente nos disponibilizou tão rico acervo.. amo muito cada post seu, espero um dia poder retribuir tudo esse conhecimento que estou adquirindo.. bjs, Unindo Pedacinhos by Eliane Turquetti.

    ResponderExcluir
  5. Silvana, muitolinda a sua iniciativa. Agradeça a sra Olga!

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizá-la, não tanto pela iniciativa de resgate dos bordados, mas pela honestidade de dar créditos a quem de direito, numa época em que as pessoas usurpam os conhecimentos das outras. O que você está fazendo é dar continuidade ao trabalho de D. Olga, com as facilidades da tecnologia. D. Olga fez no papel e você faz nas telas do computador e dessa forma a arte nunca morre. Parabéns por seu altruísmo de doar o que sabe e perpetuar a arte brasileira do bordado e do nome de D. Olga.

    ResponderExcluir
  7. ola
    parabéns pela iniciativa...
    quero mais informações
    bju

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...