Analytics

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como fazer o ponto rococó.

Essa semana decidi começar a fazer as aulas de Bordado Brasileiro que a dona Olga Melim me enviou e que estou publicando aqui no blog. Para minha surpresa foi mais fácil fazer do imaginei.
Como as linhas Varicor que ela me presenteou são muito valiosas pra mim, acabei usando uma outra linha para fazer o primeiro bordado da primeira aula.
Mesmo sem a ajuda de uma professora eu consegui executar a flor candurão. Para executar o bordado é recomendado o uso da linha Bossa Nova que tem uma espessura parecida com a linha que eu utilizei, mas que tem uma aparência mais sedosa.
Na minha flor eu coloquei apenas dois pontos: o rococó e o ponto atrás. Apesar de saber fazer o chaven optei por não utilizá-lo. Vejam na foto abaixo como ficou a minha mostra.

Como a parte mais difícil dessa bordado é o ponto rococó, eu fiz um vídeo ensinando como fazer as duas primeiras pétalas da flor. No exemplo eu coloco sete voltas na agulhas, mas no esquema da aula é recomendado colocar nove voltas.

A primeira aula de bordado brasileiro está aqui. Para executar o bordado eu tive apenas que comprar um bastidor, pois sem essa ferramenta o ponto fica muito frouxo. Usei uma agulha grossa e sem ponta, mas pode ser uma mais fina e com ponta, o que importa no caso da agulha é que o olho (orifício por onde passa a agulha) seja da mesma espessura que o  resto do corpo.
Alguém mais conseguiu fazer algum outro bordado das aulas da dona Olga?