Analytics

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Passo a passo de estojo escolar


Ano passado, eu fiz dois estojos escolares para meus filhos e percebi que muitas pessoas chegavam até essa postagem procurando por um passo a passo. Então como tive que fazer novos estojos esse ano, resolvi mostrar como eu fiz os estojos. Dessa vez eu fiz um pouco diferente. Os deixei mais baixos, pois notei que os meninos tinham dificuldade em encontrar os lápis no estojo que fiz anteriormente.
A primeira coisa que fiz foi cortar o tecido do forro, a manta e o tecido de cima em quadrados de 30 cm x 30 cm., juntá-los e quiltar. Depois com o auxílio de uma régua acertei os lados do quadrado. Ao acertar as extremidades pode ser que o quadrado inicial fique com 29 cm ou 28 cm. Isso não é problema.

Para a próxima etapa, além do quadrado com a extremidades aparadas e cortado no esquadro eu precisei de uma tira de 2,5 cm com 30 cm de comprimento e um zíper de no mínimo 30 cm.


Com o lado do acesso virado para cima eu coloquei o zíper, com a parte que abre virada para cima e a tira também com o avesso para cima.


Na foto de baixo a tira está por cima do zíper.


Na sequência costurei as três partes de um lado e depois fiz o mesmo com o lado oposto. Na foto abaixo eu tento mostrar como ficou a costura. Num lado a tira está pra cima e no outro a tira está pra baixo.


Depois de pregar o zíper,eu fiz o acabamento a mão com pontos invisíveis. Na foto, de um lado está feito e do outro está começando a ser colocado os alfinetes.


Fiz duas alças para colocar nas extremidades do zíper. Não tenho uma medida exata. Peguei uma tira de 4 cm de largura e cortei com aproximadamente 10 cm de comprimento para cada lado. Mas essa medida pode variar dependendo do seu gosto. Coloquei no lugar com a ajuda de alfinetes.


Costurei as outras extremidades de maneira que o zíper ficasse no meio. Repare que não costurei até o final.


Em seguida coloquei uma tira de 3 cm de largura para fazer o acabamento.


Na foto abaixo mostro como ficou depois de fazer o acabamento.


Nos cantos marquei com lápis duas linhas de 2 cm. para que eu pudesse costurar os cantos.


Veja como ficou depois de costurar os cantos.


Cortei o excesso de tecido e coloquei uma outra tira para fazer o acabamento. Repeti o processo nos outros cantos do estojo.


O acabamento interno ficou assim.


Desvirei e coloquei um pingente em cada um dos estojos, só pra dar uma acabamento mais elaborado.



A Ana fez questão de tirar uma foto com o estojo dela. Ela adorou!!!



Na foto abaixo vocês podem ver o estado que ficou os dois estojos depois de um ano de uso...


Obrigada pela sua visita e espero que essa postagem possa te ajudar a fazer os estojos escolares dos seus filhos também! 

37 comentários :

  1. Fiquei com vontade de fazer Sil, para mim, cheio de frufrus...Lindo!!!
    Obrigada por dividir com a gente como se faz
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog. Ele está lindo e seus trabalhos maravilhosos, obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.Amei o vídeo do quilt, fiquei babando pois é meu sonho um dia poder fazer algo ao menos parecido rsrs. Bjoks e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, já estou te seguindo e pode apostar que virei muito aqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre vc é D+ amiga professora, em todas as coisas que vc faz. Parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por dividir sua receita...Lindo, Facil e muito bem explicadinho.Vou fazer, com certeza. Sua filha é linda...

    ResponderExcluir
  6. PARABENS, É DIFICIL VER ALGUÉM EXPLICANDO TÃO BEM E PARTILHANDO COM OS VISITANTES, ERA O QUE ESTAVA PROCURANDO
    FELICIDADES

    ResponderExcluir
  7. OI Silvana, tudo bem? Obrigada pela visita e comentário simpático, adorei! Gostei tanto do tutorial que vou guardá-lo para fazer, super bem explicadinho e a modelo linda!!beijão Nina

    ResponderExcluir
  8. Adorei o pap do estojo.
    Estou pensando seriamente em fazer para minhas filhas, elas sempre gostam de coisas diferentes e esse dá pra incrementar!

    Bejoks e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Na verdade tinha muitas coisinhas na caixinha ( meus cards da slice por exemplo)...tudo descrito como craft!!!
    Não tem como eles separarem...ou vai ver até tem como pedir um novo cálculo.
    Más tudo bem...dá peninha, más mesmo assim ainda valeu a pena,Bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito bem explicado, obrigada por compartilhar, e a modelo é muito linda.
    Vera

    ResponderExcluir
  11. Que estojo maneiro einhh!!!!!!!!!!!!!! adorei parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu cantinho.Não sei fazer mas espero aprender.Parabéns,bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Este PAP era t-u-d-o que eu estava procurando. Excelente!!!!
    Vou tentar fazer em breve, com certeza.
    Muito obrigada por compartilhar.
    Bom final de semana.
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  14. vi, adorei, perdi... depois achei de novo, e coloquei a foto e um link pro teu blog, prá não perder nunca mais!!!!
    www.cantinhocraft.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Silvana sempre melhorando o que faz!!! ficou muito bom!!! beijooo

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana... adorei o PAP do estojo ja fiz 2 e ficaram bem bonitos...obrigado por mais esta dica legal...
    bjossss

    ResponderExcluir
  17. Nossa Silvana,era o q eu estava procurando!!
    Que mão na roda vc me deu!
    Valew mesmo heim!
    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil, passando para uma visita e dizer para você pegar o selinho novo do meu blog. Na comunidade também tem selo personalizado, você já pediu o seu?

    Beijos no coração...

    De Turati>> Comunidade Artesanato passo-a-passo
    http://vidaeartepasso-a-passo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. muito obrigada estou iniciando no mundo patch e sua receita sera meu ponto de partida espero em breve poder dividir algum trabalho com voces,bjos!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, muito bom, adorei, que Deus continue te dando sabedoria para criar muito mais. Val

    ResponderExcluir
  21. era para te colocar do um vídeos de como fazer um estojo .

    ResponderExcluir
  22. Pose de modelo de propaganda mesmo! De quem está apresentando um produto!!! Taí!!gostei da postura! Aposta na menina ,viu? Beijinho e obrigada pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a ilustraçao eu já fiz um estojo mais achei o seu mais fácil. obrigada por dividir seu trabalho conosco.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a dica, conseguir fazer um e ficou lindo

    ResponderExcluir
  25. Adorei a explicação...Fico triste em ver que algumas pessoas não gostam de repassar o que sabem, mais agradeço por existir pessoas que ajudam aos outros com prazer....muito obrigado.,

    ResponderExcluir
  26. Olá Silvana, guardei seu blog, vou ler com mais cuidado, mas por se tratar de minha Xará tenho a absoluta certeza que essa é a Pessoa. Um grande bj e toda sorte do mundo. Depois dou minha opinião, mas pelo pouco que vi acima, vc é dez. Até

    ResponderExcluir
  27. Adorei...fiz e ficou muito bom...muiitooo obrigado pelas dicas...até que enfim acertei do jeito que queria esse estojinho lindo...

    ResponderExcluir
  28. boa tarde..amei mesmo..mas to aqui de zóio tentando entender como fez esse acabamento interno..vc coloca a tira no avesso e depois fica td certo..como assim????? seria muito pedir um vídeo???? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o arremate com costura invisível à mão.
      Aqui tem um passo a passo:
      http://artesdasilvana.blogspot.com.br/2012/06/costura-invisivel-mao.html
      Desculpe, por enquanto não vai dar pra eu postar um vídeo sobre isso, mas espero poder fazer isso algum dia.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  29. até agora seu blog foi o melhor q achei, as explicações e fotos estão ótimas, super detalhadas, assim é bom, obrigada

    ResponderExcluir
  30. eu amei seu blog, só não entendi direito a parte de pregar o ziper (de como colocar os tecidos das tiras dos dois lados do ziper) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mais uma olhadinha nas fotos, com calma, que você vai entender!
      Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...