Analytics

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

3ª aula de bordado brasileiro

Pode até ter parecido que deixei de lado a minha determinação de divulgar o bordado brasileiro, mas eu ainda estou empenhada nessa divulgação. Hoje vou mostrar aqui a terceira aula que a Dona Olga Melim mandou pra mim.
A flor que ela ensina hoje é a "Margarida de Maio", feita com as agulhas número 1 e 2 e com as linhas Zagonita, Filosel e Bossa Nova. Após fazer o risco da flor no tecido, faz-se o enchimento com ponto atrás, corrente, zig-zag e serzido, de acordo com os desenhos 1 e 2.
Essa é a folha com as explicações que repasso nesse post.

Detalhe da primeira parte da aula.
 
detalhe da segunda parte da aula.
 Após esta operação, executar o bordado, caseando inicialmente o contorno das pétalas, dando meios pontos nas voltas.
Bordar o cálice em ponto cheio, as hastes e melindres em ponto atrás. Agrupar os carolinhos no centro e em ordem. Aplicar pontos grandes e pequenos em tom contrastante, no centro da flor, conforme os desenhos 3, 4 e 5. Entre os melindres, colocam-se agrupamentos de mimosas.

Como estou empenhada em aprender com essas aulas, resolvi fazer essa aula de hoje. Vou mostrar pra vocês como ficou a primeira etapa da execução da flor, que é o enchimento com ponto atrás, corrente , zig-zag e serzido.

Contorno ponto atrás
Preenchendo com corrente.
Zig-zag
Serzido
Executando o bordado...
Espero que vocês possam aproveitar essa aula. Se alguém por acaso souber como fazer melhor essa aula, por favor deixe comentários dando maiores explicações. O modo como fiz, foi como entendi a aula, mas posso não ter entendido tudo direito...
Abraços e até mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...