Analytics

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Materiais para patchwork

Nos últimos dias tenho notado um crescente número de pessoas que chegam ao blog procurando informações sobre materiais para patchwork. Já tenho uma postagem sobre materiais para iniciantes. Dessa vez vou mostrar ferramentas para quem não se considera mais iniciante.
As opções são muitas, mas eu escolhi materiais com base no critério de utilidade e praticidade, sem levar em conta o preço.

Os alfinetes compridos são ótimos para usar quando a peça está montada (topo, mata e forro) . A cabeça achatada também ajuda na hora de costurar. Mesmo sendo finos recomendo retirá-los quando chegar perto da agulha.

Os alfinetes de cabeça de vidro são  finos. Isso ajuda a não deixar marcas de alfinetes no tecido.
Essa é  para quem nunca se lembra onde deixou a tesoura. Ela vem com espaço para colocar um cordão e pendurar no pescoço. É ideal para cortar aparas e fiapos de linhas.
O adesivo temporário é perfeito para fazer pequenos quiltings.  Agiliza em muito o trabalho de preparação da peça para ser quiltada.
Esta caneta é mágica! Eu a uso com frequência quando estou quiltando. Faço o  desenho daquilo que desejo quiltar e depois é só apagar com um cotonete molhado com água.
O marcador também é uma ferramenta que ajuda muito na hora de quiltar. Principalmente nas  linhas retas.
Se você já faz patchwork há algum tempo já sentiu necessidade de adaptar um projeto. Então uma máquina de calcular vai ajudar bastante nessa tarefa.
Se você vai fazer adaptações precisa ter onde projetá-las. Para isso o  papel milimetrado ou quadriculado são os indicados.
Aqui mostro um exemplo de como utilizar o papel para refazer algum projeto.
Esses foram alguns dos materiais que considero úteis para quem está um pouco mais avançada no patchwork. Temos uma gama de materiais a nossa disposição (não tanto quanto as americanas). Então pretendo voltar a esse assunto mais adiante, mostrando e explicando para que servem.