Analytics

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Materiais para patchwork

Nos últimos dias tenho notado um crescente número de pessoas que chegam ao blog procurando informações sobre materiais para patchwork. Já tenho uma postagem sobre materiais para iniciantes. Dessa vez vou mostrar ferramentas para quem não se considera mais iniciante.
As opções são muitas, mas eu escolhi materiais com base no critério de utilidade e praticidade, sem levar em conta o preço.

Os alfinetes compridos são ótimos para usar quando a peça está montada (topo, mata e forro) . A cabeça achatada também ajuda na hora de costurar. Mesmo sendo finos recomendo retirá-los quando chegar perto da agulha.

Os alfinetes de cabeça de vidro são  finos. Isso ajuda a não deixar marcas de alfinetes no tecido.
Essa é  para quem nunca se lembra onde deixou a tesoura. Ela vem com espaço para colocar um cordão e pendurar no pescoço. É ideal para cortar aparas e fiapos de linhas.
O adesivo temporário é perfeito para fazer pequenos quiltings.  Agiliza em muito o trabalho de preparação da peça para ser quiltada.
Esta caneta é mágica! Eu a uso com frequência quando estou quiltando. Faço o  desenho daquilo que desejo quiltar e depois é só apagar com um cotonete molhado com água.
O marcador também é uma ferramenta que ajuda muito na hora de quiltar. Principalmente nas  linhas retas.
Se você já faz patchwork há algum tempo já sentiu necessidade de adaptar um projeto. Então uma máquina de calcular vai ajudar bastante nessa tarefa.
Se você vai fazer adaptações precisa ter onde projetá-las. Para isso o  papel milimetrado ou quadriculado são os indicados.
Aqui mostro um exemplo de como utilizar o papel para refazer algum projeto.
Esses foram alguns dos materiais que considero úteis para quem está um pouco mais avançada no patchwork. Temos uma gama de materiais a nossa disposição (não tanto quanto as americanas). Então pretendo voltar a esse assunto mais adiante, mostrando e explicando para que servem.




8 comentários :

  1. Silvana, obrigada pelas dicas....eu estou curiosa e pensando em tentar fazer...é algo que acho muito lindo....e essa iniciativa sua é 10 bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi,Sil!
    Já estou com saudades, adorei a postagem esta semana não vai dar para passar por aí,mas em breve estarei fazendo contato, estou no quilt,quiltquilt,....he,he,he na minha máquina...
    Um beijão a vc. e atodas do Doce Retalho.
    Dirce

    ResponderExcluir
  3. Silvana adorei estas dicas.
    Andei me aventurando em um quilt e vim aqui no seu blog buscar recursos.
    Obrigado.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    muito bom as dicas...
    amiga e vc tiver moldes p Natal e quiser me enviar aceito....eh q estou começando.....
    meu Blog:
    http://chrispatchaplique.blogspot.com
    tenha uma ótima tarde....bjks

    ResponderExcluir
  5. amiga estou indo para fortaleza e gostaria de comprar os materiais onde posso conseguir meu email carolarteira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana,
    sempre achei muito lindo o trabalho de patchwork, mas nunca consegui achar onde aprender, pois bem, parece que o ceu está conspirando a meu favor, achei um curso aqui em Aracaju, onde moro e agora achei o seu site, procurando pela internet justamente pelas grandes dúvidas antes de começar o curso. suas dicas foram de encontro ao que eu procurava. voce fala sobre tudo que eu tinha duvida, parece até que escreveu especialmente para mim, muito obrigado, começo o curso segunda 27/02 e estou super ansiosa. não tenho nenhum material, pois não sabia o que iria utilizar, agora ja tenho algum noção. bom, agradeço demais as suas dias e parabens pelo blog.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana,
      Fiquei muito feliz com seu comentário, é bom saber que o que estou fazendo tem alguma utilidade para as pessoas.
      Boa sorte no seu curso e obrigada por sua participação no blog.

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...