Analytics

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Materiais para iniciantes em patchwork

O objetivo do meu blog é procurar disponibilizar informações sobre patchwork para quem está começando. A postagem de hoje é para quem está bem no comecinho e não sabe exatamente quais são os materiais necessários para fazer as primeiras peças.
Quem tem determinação e não para diante de qualquer dificuldade, tesoura, linha, agulha e tecido já são suficientes para fazer os primeiros trabalhinhos. Mas para quem gosta de agilidade e perfeição é de grande ajuda a aquisição do tão falado trio de patch, que é composto pelo cortador circular, uma régua de acrílico e uma base de corte.


Essas três peças servem para cortar o tecido de maneira mais prática e perfeita. O cortador circular permite cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo, com a vantagem de todas as peças saírem com a mesma medida! A base de corte e a régua ajudam no momento de definir as medidas. O único inconveniente para a aquisição dessas peças é o seu preço, que apesar de ter deminuido um pouco, o preço continua ainda muito caro. Cerca de R$ 50,00 cada um... Dependendo da marca e do tamanho.

Mas tem outros materiais que são bem baratos e fundamentais para quem deseja começar: a tesoura, a fita métrica e o desmanchador de costura. Mesmo quem possui o trio (base de corte, cortador e régua), não pode fazer patch sem essas ferramentas.


A tesoura é uma aliada muito importante, pois serve para cortar tecido em casos de aplicação ou qualquer outro corte de tecido que não seja em linhas retas. É bom ter uma segunda tesoura só para cortar a manta acrílica, pois esse material tende a deixar as tesouras sem fio. A fita métrica é indispensável na hora de decidir o tamanho de um projeto ou averiguar as medidas. É interessante que a fita de um lado tenha o sistema métrico e do outro o de polegadas. O desmanchador de costura é a peça que mais facilita a nossa vida e o mais barato, mesmo importado você não paga mais de R$ 10,00. Sempre que sei que uma amiga está se iniciando na arte da costura tenho por hábito dar um desmanchador de costura de presente para ela. Quem costura patch tem sempre que desmanchar alguma coisa e a ferramenta certa ajuda muito.

Nessa relação de materiais não posso deixar de falar nas linhas, agulhas e alfinetes. No patchwork se utiliza muita linha, por isso é bom comprar linha com mais de mil metros, pelo menos. As linhas de tons neutros são as mais indicadas para as costuras internas. Nesse caso eu uso linhas de poliéster ou algodão. Nunca tive problemas com as linhas de poliéster. Sobre as linhas externas que serão colocadas nas aplicações e quilting pretendo falar em outro tópico.



O tipo e tamanho da agulha vai depender do seu gosto. Para quem gosta de fazer tudo devagar, a agulha de mão é a grande aliada. Ela pode ser grande, pequena, fina ou grossa. É bom a gente ter de vários tipos, pois sempre terá uma costura que se adaptará melhor a uma determinada agulha. A agulha de máquina deve ser a de tamanho médio e especial para tecidos de algodão. É bom evitar as de ponta redonda (para malhas). Mas se só tiver essa também podemos costurar.
Quem já tem alguns anos de costura, até pode não utilizar os alfinetes. Mas para quem está começando é importante utilizá-los, pois garante que o tecido ficará onde queremos.
Existem ainda outros materiais que facilitam a nossa vida, mas os que citei acima são, na minha opinião, os mais importantes. Tem também a máquina de costura, mas sobre essa ferramenta já falei no tópico "A melhor máquina de costura para patchwork".

Um perigo que as amantes do patchwork correm é o de virarem compradoras compulsivas de algum material. Eu por exemplo tenho mania de comprar tesouras. Não posso ver uma que me dá uma vontade incontrolável de comprar, mesmo já tendo várias e bem amoladas... Meu marido acredita que eu faço coleção. Ele até já desistiu de tentar me impedir de comprá-las.

Algumas das minhas tesouras

Sou apaixonada pelos sons que as tesouras fazem quando cortam o tecido e também pelo visual. Se a tesoura tem um formato diferente ou cor inusitada fica realmente difícil não comprar...
Por enquanto é só.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...