Analytics

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A melhor máquina de costura para patchwork

Graças a globalização econômica, temos uma grande oferta de marcas e modelos de máquinas de costura. No meio de tanta variedade é muito fácil a gente se perder na hora de comprar o primeiro modelo ou mesmo de escolher uma nova.


Antes as opções eram bem pequenas. Basicamente só duas marcas disputavam o mercado e eram poucos os modelos que ofereciam recursos mais avançados. Enfiador de linha, caseador, pontos decorativos, cortador automático de linha... só algumas marcas disponibilizavam esses acessórios e essas vantagens custavam muito caro.




Agora com a invasão dos modelos importados, as amantes do patchwork no Brasil estão sem saber qual a melhor opção, pois são muitas as marcas e os modelos. Vão de eletrônicas a computadorizadas com uma vasta gama de recursos e funções.


Algumas das facilidades oferecidas pelas importadas: sistema automático de pressão do pé calçador, conexão com computador, escolha de funções por toque na tela de LDC, quilt livre sem pedal, passador automático de linha, função de parada da agulha dentro ou fora do tecido e tem até uma máquina que vem equipada com um sistema que controla automaticamente o comprimento do ponto nos trabalhos de quilt livre.


Não bastasse toda essa variedade de possibilidades das máquinas de costura importadas, o mercado nacional também tem novidades para oferecer. A cada dia surge novos lançamentos com recursos similares ou idênticos aos disponibilizados pelas importadas. Tem até uma máquina especial para quilt com motor eletrônico industrial silencioso.


Desse modo é fácil se sentir perdida na hora de comprar a tão sonhada máquina que vai nos possibilitar fazer os belos trabalhos que estão expostos nas vitrines das lojas, em livros ou revistas especializadas em patchwork. Qual a máquina que vai oferecer o melhor custo benefício?


Na minha opinião a resposta para essa pergunta vai depender da sua capacidade financeira e da sua capacidade de interagir com o novo equipamento. Baseada nas minhas experiências, eu acredito que para uma máquina ser perfeita não depende dos recursos que ela oferece, mas da capacidade que temos ou não de saber explorar os recursos que a máquina de costura oferece.


É preciso haver uma cumplicidade com o equipamento e isso independe dos recursos mirabolantes que as indústrias possam criar e acrescentar às máquinas. É necessário ver a máquina como uma companheira, uma amiga que nos ajuda a concretizar as idéias que estão em nossa cabeça. No momento que conseguimos entender o funcionamento da nossa “amiga”, ela nos recompensa fazendo exatamente o que queríamos.


Eu costumo citar um evento que aconteceu comigo, logo que ganhei minha máquina. Apesar de ser um modelo especial para quilt, eu não estava conseguindo me entender com ela. Por várias vezes a levei ao representante reclamando de “defeito de fabricação”. Lá pela terceira vez, o responsável pela representação me mostrou educadamente que o problema não era o equipamento e sim a usuária!


Não preciso entrar em detalhes da vergonha que senti...


Voltei pra casa com a determinação de tentar entendê-la e hoje eu a vejo como uma companheira de trabalho que está sempre disposta a me ajudar quando solicitada da maneira correta. E acho que o entrosamento entre as máquinas e suas proprietárias, independente de marca e modelo, é o que define qual é a melhor escolha.


Por enquanto é só.


Você pode ler mais aqui.

122 comentários:

  1. Oi Silvana, gostei demais do teu artigo e do teu blog todo.É a pura realidade. Já me anotei como seguidora,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou técnico da Elgin e posso da a minha opinião,a máquina jx400 tem tudo que uma amante pela costura precisa,desde uma boa desenvoltura para costurar até a diversidade de pontos para diversos acabamento.Fora um bom atendimento técnico e suporte para tirar todas as suas dúvidas.Então máquinas de costura semi industrial e Elgin, entre no site e confira os pontos de vendas e as novidades.

      Excluir
    2. Olá Silvana querida, amei a sua dica. Obrigada. Esse tipo de informação é muito valiosa, você me ajudou demais, então segui a sua dica e comprei uma pra mim. Estou ansiosa esperando chegar. Obrigada mais uma vez e muito mais sucesso pra você. Vou vê seguir por aí. Bjos fique bem.

      Excluir
  2. Oi Silvana, concordo com vc, uma máquina de costura é aquela que atende nossas necessidades e possibilidades, eu cresci vendo minha mãe costurando, fiquei com sua máquina por muito tempo quardada, quando começei a me interessar pelo patch passei a pesquisar uma nova máquina e me apaixonei pela Singer 7422 de acordo com minhas possibilidades , finalmente ganhei de meu marido e filhos e estou tão feliz que por mim dormiria com ela rsrsrsr
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Este texto ficou nota 1000 amiga, adorei..e que dica hein??? falou de todas e de nenhuma ao mesmo tempo.Parabéns...Uma vez jornalista sempre jornalista...Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá silvana, há quanto tempo! Feliz 2010 para você. Dê uma passada no meu blog para ver as novidades postadas. Beijus, JACI

    ResponderExcluir
  5. Silvana, muito obrigada!
    Seu texto foi inspirador !!!
    Grande Bj
    Andréa

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana. Li seu artigo e adorei sua colocação. Mas gostaria imensamente que vc me indicasse uma máquina ou mesmo me dissesse qual a que vc possui.
    Estou começando agora na arte mas já estou fazendo lindos trabalhos e gostaria de possuir uma máquina não muito complicada mas que eu pudesse usufruir dela por muito tempo. Ficaria muito feliz se vc me respodesse. Beijos.. Ana Maria

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,
    É bom saber que você gostou do meu artigo.
    É muita responsabilidade da minha parte indicar uma máquina de costura pra você. Tudo vai depender da sua capacidade de se adaptar à maquina e de quanto você está disposta a pagar por ela. Eu uso uma Singer Quilter. Espero que possa ter ajudado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. rsrsrsr, meu Deus até que enfim achei alguém que já passou por essa amarga experiência. Silvana, eu tbm comprei uma quilter, e estou tendo os mesmos problemas e ainda mais , nem sei que linha usar par fazer o pachtwor , por favor me ajudeno que puder.
    bjos
    neusavovo63@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Silvana, tudo bem? Concordo com você, está sendo muito dificil escolher a máquina p/ comprar. Tenho uma Singer Facilita Master, alguns bordadinhos, mas agora estou querendo comprar a Janome 3160QDC ou Brother CS6000I, estou na dúvida, uma é eletronica, a outra é computadorizada,qual a diferença???? será que vc pode me ajudar? daqui a pouco vou ficar louca.Beijos.... claudiajamaico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi Silvana td bom?

    Sou iniciante na arte do patchwork...amo essa arte...é minha paixão e sonho de vida comprar uma máquina de costura...tenhos possibilidades mais não sei qual comprar estou totalmente perdida...será que vc poderia me indicar alguma máquina de costura??? na onde estou aprendendo usamos as máquinas da Janome...qual a marca que vc acha melhor para o patchwork??? e qual a máquina??? estou ficando doida...como vc mesma disse no post tem mtas marcas...é uma loucura...me responda pelo email: naniii_abreu@yahoo.com.br e mto mto obrigada!! bjos Elaine

    ResponderExcluir
  11. Olá Silvana!
    Adorei sua explicação quanto as máquinas, e concordo com todas, mais é muito difícil escolher a marca e modelo.Decidi que vou comprar mais uma máquina, como moro distante de lojas especializadas no assunto procurei na internet, gostei de 2 modelos: A Aurora 440 QE e a Janome
    MC7700QCP
    250 pontos - ideal para quilting e patchwork agora não consigo decidir sozinha, pois as duas tem mais ou menos o mesmo preço. Você poderia me ajudar tbém? joemerick@hotmail.com. Muitas bjkas.

    ResponderExcluir
  12. Joselita,
    essa realmente é uma escolha difícil!!!
    As duas são muito boas mesmo.
    A Bernina é M A R A V I L H O S A ! Tem muitos recursos e o principal é o pé que regula o ponto no quilting livre.
    Entretanto eu preferiria a Janome, pois ela possui uma característica que pra mim é muito importante: ela tem um braço mais longo. Essa característica permite o quilting em peças bem maiores e mais espaço para movimentar as mãos.
    Espero ter ajudado,
    Bjks!

    ResponderExcluir
  13. Olá Silvana!

    estou pensando em comprar uma maquina, andei pesquisando e encontrei a Elgin JX 4000 e JANOME 2008 com o mesmo preço.....qual vc indicaria para comprar? vc saberia me dizer se as 2 maquinas daria p/ usar o pé de quilt? meu email é : paraisosc@gmail.com .... se puder me ajudar agradeço muito!!! bjs Erica

    ResponderExcluir
  14. Olá Érica,

    Dei uma olhadinha nas máquinas que você falou.

    Realmente os preços são muito próximos.

    Mas elas têm diferenças.

    A Elgin é nacional e por isso é mais fácil de encontrar uma revenda autorizada e os custos de manutenção são mais baixos.

    A Janome é importada e é mais difícil encontrar revendas autorizadas e o preço damanutenção é um pouco mais salgado.

    Entretando a Janome é bem mais silenciosa.

    Se você puder faça um teste com as máquinas, pra vê-las funcionando.

    Um abraço e obrigada por sua participação no blog!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil, boa noite! Antes de tudo, parabéns pelo pelo blog, lindo!

    Queria pedir um help... qual a melhor máquina de quilt e patchwork para iniciantes? Estou interessada na Brother CE4000, Brother XL3570 ou mesmo a Singer Quilter (essa o proble é o preço). Por favor, me dê uma dica!!!

    Bjinhos, Livia.

    ResponderExcluir
  16. Lívia,
    qualquer dessas máquinas que você mencionou podem fazer quilting livre. Basta comprar o pé de quilting e saber adaptá-lo na máquina.
    O único cuidado que você deve tomar é quanto ao tempo de uso da máquina, pois algumas dessas máquinas são muito delicadas e não podem quiltar peças grandes, nem forçar muito o motor.
    Para evitar de comprar uma máquina com motor muito fraco é bom fazer um comparativo entre as marcas. Mesmo que compre uma um pouco mais cara.
    A vantagem da Quilter é que ela vem com todos os assessórios e o motor é mais forte e dá pra trabalhar com mais folga, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado. Outra vantagem da Singer Quilter é que as peças de reposição são mais baratas...
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  17. Ola Por Favor, estou querendo comprar uma maquina de costura,to com muita duvida , quero uma coisa boa e barata, sera que vc pode me ajudar
    simonemiko@hotmail.com simone obrigada

    ResponderExcluir
  18. Ola! Estou começando a aprender a costurar, mas ainda não comprei uma máquina. Quero fazer patchwork, quilt, e roupas normais ( saias, blusinhas) . Qual máquina vc me indicaria??? Parabéns pelo blog.
    Favor responder no anagds@hotmail.com

    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Silvana,
    Gosto muito de costurar, apesar de trabalhar com pintura. Fico sonhando com um tempinho pra costurar. Tenho uma máquina que faz apenas pontos retos e em zig-zag ( Singer) . É possível fazer quilting com uma máquina assim, comprando esse pezinho especial?

    ResponderExcluir
  20. Obrigada!
    Assim que puder, vou tentar.
    Ana
    www.anapaineisinfantis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Silvana;
    Sou uma apaixonada por costura porém apesar de ter visto muito muito minha irmã e minha mãe costurando sou uma leiga no assunto.
    Estou querendo iniciar com uns trabalhos simples em patchwork (como pano de prato por exemplo), tenho duas maquinas que gostaria de saber se elas poderiam ser util para o serviço, estou enviando o link delas e também gostaria de pedir sugestões. Deste já agradezo e parabenizo pelo pots.
    Abraços,
    Ana

    http://www.extra.com.br/Eletroportateis/MaquinasdeCostura/Costura/Maquina-de-Costura-Elgin-Superia-JX-2050-Branca-Verde-43901.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine5#detalhes


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212400585-maquina-de-costura-8-pontos-com-pedal-e-fonte110v-ou-220v-_JM

    ResponderExcluir
  22. Ana,
    dei uma olhada nos links. Dá para fazer patchwork com as duas máquinas sim.
    Só que para fazer quilting será necessário comprar o pé de quilting.
    Boa Sorte,
    Silvana

    ResponderExcluir
  23. Olá Silvana,
    Estou com uma dúvida, quero comprar uma máquina de bordar, fiz uma pesquisa e fiquei entre 3 máquinas, a Bernina, a Brother e a Janome,já tenho uma de costura da Janome e é ótima, vc poderia me ajudar? Bom Natal e Feliz Ano Novo!
    Abraços,
    Valéria

    ResponderExcluir
  24. Valéria,
    tudo vai depender do modelo da máquina e do tipo de bordado que você deseja fazer. Eu conheço bem a Brother e a Janome, são ótimas, mas a reputação da Bernina é muito boa.
    Se você já tem uma Janome, é legal ter outra da mesma marca, por causa dos assessórios de uma que podemos usar na outra.
    Mas recomendo você fazer uma comparação entre custo e benefício. Analisar recursos que a máquina oferece, facilidade de uso, compra de materiais e o preço.
    Espero que possa ter ajudado,
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Silvana,
    muito obrigado!!!!
    Abraços,
    Valéria

    ResponderExcluir
  26. Oi, Silvana,
    curti muito o seu texto e vou confessar que uso duas máquinas. Uma que entrou para a familia para embainhar as fraldas do povo que estava nascendo no início do século passado (1925 em diante) e uma eletrônica, modernérrima, que de início foi um desafio. Claro que a primeira não retrocede, não ziguezagueia, não nada além de ir para a frente... mas que com que classe! A mais nova tem várias funções impensáveis em 1920 mas hoje não fico sem duas...
    bjs,

    b

    ResponderExcluir
  27. Odorei a explicação.
    Atualmente quero aprender a costurar e já tenho uma maquina antiga mas ainda não me apresentei a ela...rs...então não sei quais são as funções dela.
    Obrigada pelas dicas.

    Depois dá uma passadinha no meu blog:
    http://barbaraquasescarlett.blogspot.com/

    bjus

    ResponderExcluir
  28. Oi Silvana,

    Você recomenda uma janome 2030/ 3160 ou uma brother cs6000i. É para fazer uns trabalhos de patch, barra de calça e talvez me aventurar a costurar alguma roupa. Ou é melhor comprar uma singer 2273 mesmo? Me ajude, por favor. Obrigada pela atenção. Dani

    ResponderExcluir
  29. Oi Silvana,

    Você recomenda uma janome 2030/ 3160 ou uma brother cs6000i. É para fazer uns trabalhos de patch, barra de calça e talvez me aventurar a costurar alguma roupa. Ou é melhor comprar uma singer 2273 mesmo? Me ajude, por favor. Obrigada pela atenção. Dani

    ResponderExcluir
  30. Oi Dani, eu recomendo a Janome. A singer 2273 eu não conheço direito...

    ResponderExcluir
  31. Oi SILVANA, só ontem descobri seu blog, e estou admirada, vi que vc tem uma brother nx 450 , eu tb tenho uma, e como sou principiante no quilt, ainda nao descobri o ponto certo que devo deixar os numeros das rodas da frente e de traz, se puder me mandar uma foto com os numeros ou me dizer em quais numeros vc usa ficarei muito grata, um abraço e parabéns pelos trabalhos e pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arabela,
      essas rodas que você fala, o da frente determina a pressão da linha de cima e o de trás determina a pressão no pé calcador.
      Os números que ficam neles vai depender de vários fatores: tipo de pé usado, tipo de linha, tipo de tecido etc. Para saber qual é a melhor regulagem o certo é observar as indicações do manual de instruções.
      Posso adiantar que para fazer o caseado é aconselhado diminuir a pressão no pé calcador.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  32. OI SILVANA ADORO SEU BLOG E PRECISO MUITO DA SUA AJUDA,FAÇO ARTESANATO E COMECEI FAZER PACH APLIQUE TENHO UMA SINGER MAS SÓ PARA O BASICO,ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UMA MAQUINA SINGER QUILTER ELETRONICA 7469,MAS PRECISO SABER SE POSSO USAR LINHA DE BORDADO OU DE QUILTING PRA FICAR MAIS BONITO O CASEADINHO NOS APLIQUES E OS PONTOS DECORATIVOS,SERA QUE ÉSSA FAZ CASEADINHO ?PORQUE NA MAO DEMORA MUITO,ÉSSA MAQUINA É A IDEAL OU VOCE ME INDICA UMA OUTRA?BJS DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma máquina muito boa. Os novos lançamentos da Singer estão muito bons. O principal é que trata-se de uma máquina forte e vem com todas as sapatilhas para patchwork.
      você pode usar linha de bordar ou de quilting nos seus caseados, isso valoriza o seu trabalho. Não tenho certeza sobre todos os pontos que essa máquina possui, mas sei que o ponto de caseado é um dos mais básicos e ela possui 90 pontos básicos. Então, é quase certo que ela tenha mais de um ponto de caseado. Você pode pesquisar os preços da Janome que também é uma marca que vende máquinas muito boas. Se algum dia você decidir se especializar em quiltar é bom comprar uma máquina industrial, mas só se você for quiltar bastante!
      Espero que eu tenha colocado um pouco de luz nas suas dúvidas. Se não por favor pergunte novamente.
      Abraços e obrigada por perguntar.

      Excluir
  33. Muito bom o teu artigo!!
    Me ajudou a decidir o que fazer, hehehe.
    Eu tinha ganho uma Singer 270, e apesar de adorar a bichinha, eu me enrolava muito tentando acertar os pontos, a tensão da linha, etc... Acabei ganhando do marido uma Singer 6160... e to amando. Ela facilita meu trabalho, e agora uso a outra pro quilt, que to começando.

    ResponderExcluir
  34. Silvana tudo bem? Entrei neste blog por estar numa grande duvida. Preciso comprar uma maquina que seja boa pra artesanatos, com quilt e pathwork, varios pontos, etc... Não entendo de máquinas. Pesquisei muito. Vi uma que costura 8 camadas de jeans mas tem so 8 pontos(janome 2008)- Enfim, quero gastar no maximo 500 a 600 reais - Singer, brother,Janome, Elgin, sei lá - Qual marca e modelo vc me indica, considerando as funções que mencionei? Por ora obrigado. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      A Janome 2008 é uma ótima escolha, tendo em vista o valor que você deseja investir.
      Eu tenho esse modelo de máquina, ela é realmente muito forte, mas não esqueça que você terá que comprar o pé de quilting livre, pois ela não vem com esse assessório. Não é preciso rebaixar os dentes, pois ela já vem com uma plaquinha para encaixar sobre os dentes.
      Espero ter ajudado na sua dúvida. Qualquer coisa, pode perguntar novamente!
      Abraços.

      Excluir
  35. Oi Silvana,tenho uma singer quilter igual a sua,estou pensando em trocar por uma singer 6180,o q vc acha??? Val.

    ResponderExcluir
  36. Oi Silvana,eu tenho uma singer quilter igual a sua e uma facilita,quero trocar uma das duas por uma singer 6180,com qual vc acha q devo ficar???Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trocaria a Facilita. Mas lembre-se que a Brilliance 6180 não vem com assessórios para patchwork, nem parada de agulha no tecido. Se você faz patchwork e quilting seria interessante investir numa máquina nova que tivesse esses recursos. Mas se você deseja a máquina só para fazer pequenas costuras domésticas, é uma boa escolha.
      Boa sorte e obrigada por comentar!

      Excluir
  37. Oi Silvana, gostaria de saber qual a linha que vc utiliza para bordar os desenhos a máquina. Desde já agradeço sua respostas. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso linha de bordar 100% Poliéster trilobal.

      Excluir
  38. Olá Silvana! Preciso comprar uma máquina de costura que seja possivel trabalhar o Patchwork, mas também eu possa fazer alguns concertos como barra de calças jeans, etc... Tenho em vista de acordo com meu orçamento (+ou-500,00) a Brother bm3850; bm3700; bm2800; Elgin jx4000; Singer Facilita 2818.??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Brother eu acho fraca, ela não costura tecido grosso com facilidade.
      A Elgin eu não conheço muito bem...
      A linha Facilita da Singer não é muito forte também.
      Dá uma olhadinha na linha Brilliance da Singer. É forte e tem uns preços bem em conta. Só um pouco mais cara.
      A Janome tem a 2008, é um modelo bem básico, mas é a que eu considero mais forte.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Sil! Encontrei a Brillience 6160 por 670,00... rsrsrs Vou nela. Só fiquei um tanto em duvida porque vem com pouquíssimos acessorios... Mas ta ótimo!
      O que você acha? Minha mãe tem uma zig-zag da singer de mil novecentos e lá vai bolinha, para costuras mais pesadas vou usar ela!

      Excluir
    3. Olá!Obrigada, me ajudou muito! Minha mãe tem uma singer "pretinha" daquelas bem antiguinhas e vai me dar ela, então resolvi comprar uma singer Brilliance 6160 que encontrei por 600,00 reais (meigo né? rsrsrs). Muito obrigada!

      Excluir
    4. Acho que você está indo no caminho certo. Com o passar do tempo, se você desejar investir mais na costura você poderá comprar uma máquina com mais recursos. Por enquanto essas duas que você tem vão dar mais que conta do recado!
      Boa sorte!

      Excluir
  39. Bom dia Silvana!
    Gostaria da sua opinião para decidir qual máquina é melhor para fazer costuras de roupas simples, barras, blusas...,Patchwork, quilting. Estou aprendendo a costurar agora e farei uns cursos, mas tenho que comprar uma máquina. Quero uma máquina boa que de conta de costurar tecidos como jeans por exemplo e tecidos para acolchoados e mais leves. Pensei em comprar a Singer Brilliance 6180, ou Brother C6000i, e uma pessoa da loja também indicou a Singer Stylist 7258, porém esta é mais cara. O que você me indica? Ou você indicaria outro modelo?
    Muitíssimo obrigada! Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla,
      As duas máquinas da Singer são boas. A Stylist 7258 é melhor. A Bhother não é boa para costuras pesadas. Você já deu uma olhadinha nos modelos da Janome? É uma marca muito boa.
      Boa sorte!

      Excluir
  40. olá silvana td bem vc pode me ajuadar qual é a melhor para patcwork singer 6180 janome 2008 ou 2030.e vou fazer algumas costuras simples.

    ResponderExcluir
  41. oi obrigada, estou pesquisando os preços num site achei janome 2030dc e 2030qdc você sabe qual diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma rápida pesquisa na internet e aparentemente não existe diferenças entre uma e outra. Como não sei onde você pesquisou os preços eu sugiro você averiguar se existe alguma diferença quanto aos acessórios.
      Abraços!

      Excluir
  42. muito obrigada Silvana você sempre atenciosa,olha o site que vi foi na sintel maquina,a diferença são realmentes acessórios.obrigada.abraços.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia
    Quero começar a fazer roupa para mim mesma(blusas, saia e vestido), estou entre a Genius JX 4000 110V ELGIN e a Elgin Supéria JX 2050, qual seria o melhor modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa,
      eu não tenho muita experiência com a marca Elgin. Então, no seu caso eu escolheria a que oferece mais recursos, que de acordo com o site da Elgin é a Genius.
      Boa sorte!

      Excluir
  44. Olá Silvana!! Lindo seu blog, comecei na arte agora e costuro tmb, estou querendo trocar minha máquina q não está respondendo as minhas necessidades, me interessei muito por este modelo, será que vc saberia me dizer se ela costura Jeans? Se sim, saberia qtas camadas??
    Obrigada. Qdo puder, vou adorar receber sua visita: anacarolama.blogspot.com
    bjuxxx

    ResponderExcluir
  45. Carol,
    você não me disse qual é o modelo que você está interessada!
    bjs.

    ResponderExcluir
  46. Oi Silvana,como a maioria ,gostaria de saber sobre maq. de costura.Estou começando a fazer patchwork como lazer.Me indicaram as maquinas eletronicas mas estou com muitas dúvidas.Pelo preço e como estou começando fiquei interessada na Singer 6160 e na brother CE 4000.Minha escolha é boa?Não vi ninguem falar sobre elas.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuma, entre estas duas eu ficaria com a Singer Brilliance 6160. Só lembrando que se você desejar fazer quilting nessas duas máquinas terá que comprar o pé de quilting livre, pois elas não vêem com esse acessório.Qualquer dúvida, pode perguntar novamente.

      Excluir
    2. Obrigado Silvana pela atenção!Bjão pra vc.

      Excluir
  47. Oi Silvana, estou precisando da sua ajuda.
    Comecei a trabalhar com patchwork e tem dado muito certo, mas faço tudo manualmente. Quero comprar uma máquina que faça o caseado, mas como nunca usei máquinas de costura, quero uma coisa bem simples para começar e treinar.
    Que modelo e marca você me indicaria? O mais simples que tenha o recurso do ponto caseado do patchwork.
    Desde já obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os modelos mais simples são os da Singer. A linha Brilliance tem os melhores modelos. Elas são fortes e têm o preço mais em conta. Eu só não posso garantir que todas tenham o ponto de caseado, pois são vários modelos e pode ser que os mais básicos não tenham a opção do ponto de caseado.
      Espero ter ajudado,
      Beijos.

      Excluir
  48. Vou pesquisar esses modelos e depois volto a te pedir opinião, porque na verdade nem sei identificar o ponto caseado no desenho... rsrsrsrsr
    Muito obrigada Silvana!!!
    Beijos,

    Lise

    ResponderExcluir
  49. Olá, boa noite.
    Estou prestes a costurar...:).....na verdade, quis reutilizar a zigzag 247 da minha mãe, mas....não funciona, então fui pesquisar preço...e como tem uma infinidade de modelos e vários preços. Você pode me ajudar, a grana é curta, vi alguns modelos como Elgin Superia, Janome Sew Mini, são baratas, mas tenho medo de não conseguir usar para fazer uma simples barra num jeans...aii me ajuda, por favor:(. Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Márcia,
    As máquinas que você citou são ótimas para quem está começando e não planeja se aprofundar na costura. Elas servem para fazer costuras básicas.
    Você pode comprar uma delas, mas pensando na possibilidade de comprar uma outra com mais recursos no futuro. Eu acho que a Elgin Supéria é melhor. A Sew Mine é mais para dar de presente para as meninas que estão querendo aprender a costurar.
    Mas se você quer comprar uma máquina melhor eu recomendo a Janome 2008, só que o preço dela está em torno de 700,00

    ResponderExcluir
  51. Ei Silvana,

    MInha esposa esta fazendo peças, mas a maquina dela é a SINGER FACILIPAPLUS deve ter i=uns 10 anos. Para facilitar o trabalho dela estou querendo comprar uma maquina mais moderna, me idicaram a maquina JANOME 4120 ou 7700. O que voce acha? Estou vendo as maquinas que faz bordados da brother esta com peço bem melor... Qual seria a maquina que voce me indicaria... Grato

    ResponderExcluir
  52. Oi Jorge, que legal saber que você está interessado em comprar uma máquina melhor para a sua esposa.
    A Janome é uma marca muito boa. Eu tenho a 4120 e simplesmente adoro ela. Tem bastante recursos e é fácil de operar. Além de ser bem resistente.
    A 7700 é o modelo top de linha da Janome. Se a 4120 é ótima, imagina a 7700. A maior vantagem dela, na minha opinião, é o braço dela que é mais longo, tem 26 cm. É a mesma distância do braço de uma máquina industrial. Se a sua esposa pretende fazer quilting, ter uma máquina com um braço um pouco mais longo é fundamental. A 7700 também tem uma infinidade de outros recursos além de diversos assessórios.
    As máquinas da Brother são mais baratas, mas são mais delicadas. Se desregulam facilmente.
    Espero que minhas observações possam ter te ajudado. Qualquer coisa pode perguntar novamente.
    Abraços e boa sorte na sua escolha

    ResponderExcluir
  53. Olá Silvana, estou pesquisando dois modelos da singer para comprar a 6160 e 6180, mas vi que tem muita reclamação sobre esses dois modelos, vi então a brother 3700 já viu este modelo será que vale a pena investir?
    Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho as máquinas da Brother ainda mais fracas que as da Singer.

      Excluir
  54. Olá Silvana...amei seu blog....preciso da sua ajuda para comprar uma máquina de costura....Quero aprender a fazer patchwork(meu sonho de consumo) e se vc puder me dizer qual é a melhor máquina pra isso, gostaria que fosse portátil(nao tenho muito espaço) e que fosse elétrica.... Muito obrigada
    Fico no aguardo de sua resposta
    Abraços
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina,
      Para uma indicação mais precisa, eu teria que saber quanto você está disposta a gastar. Mas eu gosto muito das máquinas da Janome.
      Dá uma pesquisada nos modelos e vê o que melhor se adapta às tuas necessidades.
      Atualmente a maioria dos modelos de máquinas é portátil, mesmo as maiores.
      Abraços e boa sorte na escolha da sua máquina.

      Excluir
  55. Muito Obrigada Silvana..... gostaria de saber a máquina com todos os acessórios para fazer lindos desenhos!!! Já andei olhando algumas, mas continuo insegura qto a funcionalidade..... Ainda nao comecei meu curso, porque quero comprar a máquina primeiro..... Se vc puder me dizer a mais completa que nao me venha faltar peças.... eu agradeço
    Janome Bivolt 2030DC, o que vc acha dessa ??? ou Janome 2008?? e a 2008 aguenta todos os desenhos e trabalhos??? ou a Bivolt 2030DC é mais completa?? enfim....Espero sua resposta.....
    Grata
    Abraços
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único problema da 2008 é que ela é muito simples. Não tem quase recursos, tem poucos pontos e não é eletrônica. O ponto forte dela é o fato de ser uma máquina muito resistente.
      A 2030 já é bem melhor em termos de recursos. Tem vários pontos decorativos, pode funcionar com ou sem pedal, mas não vem com os assessórios para quilting. A vantagem é que você pode comprá-la com os itens opcionais de patchwork e quilting.

      Excluir
  56. Silvana?!? e essa máquina? Máquina de Costura Eletrônica Janome 3160QDC 110/220v (auto-volts) ??? é cara mas disse que faz
    Especificações:
    -60 tipos de pontos entre pontos básicos de costura e pontos decorativos, incluindo 7 caseados automáticos de 1 passo e 3 pontos de aplique (tipo caseadinho)
    -Largura máxima do ponto zig zag 7mm
    -Comprimento máximo do ponto 5mm
    -Botões de fácil acesso:
    - Start / Stop (iniciar e parar a costura)
    - Sobe e desce da agulha (define se ao final da costura a agulha estará em cima ou em baixo)
    - Arremate final
    - Corte de linha automático
    - Retrocesso
    -Enfiador de linha na agulha
    -Controle de velocidade manual e programável
    -Braço Livre extendido - permite costuras tubulares
    -Seletor de tensão da linha
    -Seletor de pressão do calcador
    -Sensor de caseado
    -Placa da agulha extendida com marcações exclusivas de ângulo
    -Painel LCD com tecnologia LED
    -Permite costura com agulha dupla
    -Isolador de dentes
    -Corte auxiliar de linha integrado
    -Lançadeira rotativa
    -Lâmpada de iluminação tipo LED
    -Enchedor de bobina com sensor
    -Estrutura interna metálica

    Acessórios:

    Standard / Padrão (acompanham a máquina):


    -Agulhas

    -Bobinas

    -Escovinha de limpeza

    -Abridor de casa

    -Chave de fenda

    -Suporte de linha


    -Segura linha

    -Cabo de energia

    -Pedal

    -Capa plástica rígida para máquina

    -Manual de instruções em Português

    -Certificado de Garantia

    Abraços
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é também muito bom. O mais interessante desse modelo é o botão de corte de linha automático, que permite um acabamento melhor do nosso trabalho e economiza linha.
      Eu tenho duas Janomes, a 2008 e a 4120, e posso dizer que são máquinas que ajudam muito no trabalho.
      Não gosto de ficar fazendo muita propaganda delas, pois pode parecer que recebo algum tipo de patrocínio do fabricante. Só estou recomendando algo que uso e que gosto.
      A Janome é importada, mas no começo desse ano foram divulgadas informações que seria montada uma filial aqui no Brasil. Se isso se confirmar certamente ficará mais fácil a substituição de peças, caso seja necessário.

      Excluir
    2. Silvana dear, muito obrigada pela suas dicas, me foram muito úteis e agora só mesmo comprar essa máquina..... seus trabalhos são maravilhosos e vc está sendo minha inspiração no momento.... Só mais uma perguntinha, e espero nao perturbá-la... Se eu comprar a 4120 nao vou precisar da 2008? e a 4120 já vem com tudo que precisar dos acessórios? Andei vendo no Ebay e els tem uns kits da Janome que são pra fazer esses tipos de trabalho, se vc conhecer, e souber sobre isso, vou ficar mais confiante com relação à tudo isso, quero me matricular o quanto antes pra aprender a fazer pachwork, meu sonho de consumo.... Vc nao dá cursos?? Seria muito legal ter aulas com vc
      Abraços
      Cris

      Excluir
    3. Cris,
      como você está começando, eu acredito que a 4120 tem condições de dar conta do recado. Ela já vem com todos os acessórios para fazer patchwork e quilting, inclusive um pé que regula a margem de costura em um quarto de polegada. É uma maravilha para quem faz patch, permite uma costura bem mais reta.
      Andei olhando o kit com os pé ou calcadores e acredito que não seja necessário comprar, pois a 4120 vem com todos os pé de quilting. Existem outros pés que podem ser comprados, mas você pode comprar depois que ver os que vem com a 4120.
      No futuro, se você precisar de uma máquina mais forte e não desejar comprar uma industrial, você pode comprar a 2008. Eu uso a minha para costurar bolsas. Ela costura diversas camadas de tecido, sem reclamar.
      Eu dou curso de patchwork e quilting Cris.
      Para as pessoas que moram longe eu dou aulas online. Segue abaixo o link da postagem no blog com informações sobre o assunto.
      http://artesdasilvana.blogspot.com.br/2013/04/aula-online.html
      Abraços e boa sorte com a sua máquina!

      Excluir
  57. Silvana dear;
    Muitíssimo obrigada pelas dicas e informaçoes, vou comprar a máquina então e vou entrar no site..... eu usei o Diadorim pra falar com vc, porque usei o computador da minha filha e não quis mudar o endereço do google dela, mas o meu é Cristina Pizao e vai sair com outra foto( que será a minha) claro....
    Muito obrigada mais uma vez
    Abraços
    Cris

    ResponderExcluir
  58. olá silvana estou afim de comprar uma maquina de costura ,mas são tantos modelos que a indecisão e grande mais por questoes de orçamento a elgin genius é a que cabe no meu orçamento.será que com ela dá para fazer quilt e pachwork?ou vc me indicaria outra marca?

    Abraços
    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Gênius dá pra fazer patch e quilting. Só que você terá que comprar o pé de quilting.

      Excluir
  59. silvana estou afim de comprar uma maquina de costura ,mas são tantos modelos que a indecisão e grande mais por questoes de orçamento a elgin genius é a que cabe no meu orçamento.será que com ela dá para fazer quilt e pachwork?ou vc me indicaria outra marca?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Elgin é uma boa marca, mas para fazer quilting com ela você terá que comprar o pé de quilting universal. É bem barato custa em torno de 15,00 reais.

      Excluir
  60. Olá,Silvana! Gostaria de saber qual a sua opinião sobre a Singer Confidence Quilter 7469Q,estou querendo uma maquina que eu possa quiltar e usar pontos decorativos mas não sei qual comprar e lendo sobre esta maquina achei a mais completa com mesa extensora e pé para quilte . .Aguardo sua opinião,muito obrigada,bjos Sandra.

    ResponderExcluir
  61. Alguém sabe se alguma máquina da Elgin faz o caseadinho de patch aplique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, só faz o caseado para casas de botão.

      Excluir
  62. Boa noite Silvana,
    Realmente seus trabalhos são belíssimos, espero um dia chegar lá.
    Estou iniciando na arte do patchwork e afins.
    Realmente a compra de uma máquina é uma verdadeira maratona e bastante difícil.
    Aqui no ES estou tendo a maior dificuldade, pois cada um fala uma coisa diferente.
    As lojas especificas que só vendem máquinas de costura (que são poucas) te passam uma imagem que só querem vender, pra mim isso é péssimo. Aquela máquina que não é do interesse deles eles a colocam lá embaixo.
    Após navegar por muito tempo na internet, procurando opinião assim como a sua a respeito de qualidade, peças, problema de manutenção resolvi arriscar na Janome.
    Não sei fazer nada porem não gosto de comprar algo pequeno e se der certo comprar outra, prefiro ter logo uma que irá me atender por muitos anos.
    Estou em dúvida entre a Janome 2030 e a janome 3160 QDC vc sabe o que a 3160 tem a mais (alem do preço rsrsrs) do que tem na 2130? Se vc fosse escolher , vc compraria a 3160?
    Grata,
    Noemia Porto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 3160 vem com acessórios para patchwork e quilting, vem com uma mesa extensora, uma capa plástica e uma maior variedade de pontos decorativos. Mas tenha cuidado que é possível encontrar alguns modelos da 3160 à venda sem os acessórios de patchwork.
      As duas máquinas são boas opções, mas se eu pudesse compraria a 3160.
      Boas costuras com sua máquina!

      Excluir
  63. Ok, grata pelas dicas. Quando eu apreder a Arte, espero poder fazer umas aulas com vc!

    ResponderExcluir
  64. Silvana, amo seu blog de paixão!!! Aprendo muito com suas dicas.
    Mas gostaria de sua ajuda pois estou querendo me aventurar pelo patchwork mas ainda não conheço muita coisa, vamos lá: Minha máquina é uma Facilita Premium 36 pontos - consigo fazer quilting com ela? Que agulha e linha devo usar para o quilting? Outra dúvida é: preciso de pés diferentes para o quilting livre e outra para o reto?
    Se puder me ajudar ficarei imensamente agradecida. Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Miriam,
      A sua facilita pode fazer quilting sim. Eu gosto de usar uma agulha mais grossa, a agulha fina quebra com mais facilidade.
      Na teoria deve-se usar um pé para cada uso, mas na prática, eu uso apenas o pé de quilting livre pra todas as costuras retas ou curvas.
      Espero ter respondido a todas as suas perguntas!
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada Silvana.
      Suas dicas foram valiosas.
      Estarei sempre aqui para aprender mais e mais. Bjos

      Excluir
  65. Olá Silvana. Sou sua fã de carteirinha. Gostaria de saber qual é a melhor maquina para quiltar. Estou em dúvida entre a Janome 4120QDC que ja vem com os acessorios para patchwork e a Singer Quantum Stylist 9960. Ambas tem cortador automatico, só que a Singer não é bivolt, é 110 ou 220, a Janome é bivolt. Tb não sei se a distancia do pescoço é a mesma nas duas, ponto que é importante. Os preços sao equivalentes. Outra coisa,vc acha que encontro as peças da Janome em Recife? Tenho esse receio. Ajude-me!!!
    Muito sucesso para vc. Vc é DEMAIS!!!! Que Deus a abençe. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Socorro, é muito bom saber que você gosta do meu trabalho. Eu escolheria a Janome 4120, mas me certificaria que tem assistência técnica na sua cidade ou perto. É uma máquina muito boa, mas é sempre bom saber que podemos contar com um técnico para resolver qualquer problema.
      Dei uma procurada na internet e parece que não tem assistência técnica na sua cidade...
      A Singer Quantum também é uma boa opção, pois esse modelo tem estrutura interna de metal.
      Boa sorte na compra da sua máquina!

      Excluir
  66. Oi Silvana!
    Parabéns pelo blog e obrigada por todas essas dicas!
    Estou começando no colorido mundo da costura, e em dúvida entre a Janome 2008 e a Singer Brilliance 6160... quero fazer artes e pequenos reparos em roupas, como calças jeans.
    A Brilliance trabalha bem com jeans?
    Gostei da Janome, ela é bem comentada na internet, mas tenho medo de querer ir além e ela me limitar... o que você acha desses modelos?
    Obrigada, beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      Tenho visto muitas reclamações da Brilliance e também muita gente falando bem. Como nunca tive oportunidade de trabalhar com ela, não posso te dar a minha opinião sobre ela.
      Mas eu posso te falar da 2008. Ela é uma máquina muito forte, apesar de não ter muitos recursos. Puxa tecido jeans sem problemas. Não se preocupe, se você desejar ir mais além, é sempre bom ter mais de uma máquina!

      Excluir
  67. Oi Silvana, tudo bem?
    Primieramente gostaria de parabenizá-la pelo apoio que dá a todas as pessoas iniciantes (como eu... rsrs) que recorrem a vc cheia de dúvidas (como eu... rsrs).
    Bom, vamos lá, gostaria de te pedir uma ajuda na definição da máquina que melhor se encaixa para mim.
    Sou iniciante nesse mundo de costura, conheço apenas a máquina Singer Facilita da minha sogra que uso para fazer barrinha, pregar rendinha... coisas pequenas!
    Trabalho fazendo patchaplique e faço todo o ponto caseado a mão, tudo que faço é a mão, mas agora tenho a necessidade de fazer esse ponto na máquina. Além desse ponto, preciso de uma máquina que me permita fazer quilt, patchwork (recentemente fiz um curso básico e estou encantada, louca pra começar a costurar), e costuras em geral. Li muito bem a respeito da Singer Brilliance 6180, mas parece-me que ela não para a agulha no tecido, vc saberia me dizer se isso é verdade? Isso dificulta o quilt e o ponto caseado, não?
    Li vc falar muito bem da Janome 2008, mas ela faz ponto caseado? E outras pessoas falarem bem da Janome 2030dc, mas me parece que essa passa o meu orçamento, que estaria em torno de 800,00 a 900,00 reais.
    Qual máquina vc me indica por favor?
    Grata!
    Att.
    Talissa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talissa,
      Eu não tenho certeza se a Singer brilliance 6180 tem a opção de parada de agulha. Eu já costurei nela, mas eu acho que essa função tem que ser programada. Seria bom você tirar essa dúvida com o revendedor. Se puder peça para fazer um test drive na máquina para você ter certeza do que está comprando.
      Eu gosto muito da Janome 2008, mas ela é um modelo super básico. Não tem parada de agulha no tecido nem a opção de casear. São bem poucos os pontos decorativos dela, então não se encaixa nas suas necessidades.
      A Singer Stylist 7258 tem a parada da agulha no tecido, 91 pontos decorativos e o preço dela está em 1.043,00 no Busca pé. É um pouco mais cara que o seu orçamento, mas talvez possa ser uma boa opção para você.
      Qualquer coisa pode perguntar novamente.
      Abraços.

      Excluir
  68. Oi Silvana, eu sou iniciante em patchwork e estou muito na duvida em qual maquina comprar. Consegui pelo mesmo preço a brother sq9000 e a singer stylist 7258t. Elas me parecem muito parecidas nos acessorios e nos pontos decorativos, sendo que a brother tem fonte de letras. Qual vc me indicaria para quilt e patchwork??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvana. Encomendei a stylist. Depois que chegar e eu usar ela volto pra dizer oq achei dela!! Beijos

      Excluir
    2. Espero que você se adapte bem a seu novo brinquedinho!

      Excluir
  69. Oi Silvana,tudo bem? Acho que li todos os comentário acima mas não vi nenhuma modelo igual ao meu rsrsrs.... Eu faço patchcolagem na mão e gostaria de começar a fazer na máquina....Tenho uma brother 3850, no manual diz que tem 01 ponto caseador, será consigo fazer patch com ela?
    https://www.brotherstore2.com.br/loja.aspx/produto/maquina-costura-brother-bm3850/BM3850-220v#

    Desde já agradeço.
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana dá pra você fazer patch numa boa com sua máquina. Para fazer o quilting é que não garanto. Mas se desejar fazer o quilting com ela terá que comprar o pé de quilting. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Excluir
    2. Nossa Silvana, muito obrigada pelo retorno, fiquei feliz com a resposta.... agora vou fuçar ela aqui para descobrir onde está o tal ponto caseado rsrsrs....
      Obrigada
      Um abraço

      Excluir
    3. Ana,
      a sua máquina não tem o ponto de caseado tradicional, mas isso não significa que você não vai poder usar os outros pontos para prender as tua aplicações.
      Os outros pontos que ela tem também podem ser usados nas aplicações!!!
      Beijos e lindos trabalhos.

      Excluir
  70. Silvana, estou adorando seu blog!
    Quero uma máquina nova . Pois, tenho uma elgin 2050 e fico frustrada quando preciso fazer projetos maiores.Ela é muito básica e não tem resistência. Estou em dúvida entre a Singer Stylist 7258t com mesa extensora e a Janome 2030qdc. Estou mais inclinada para a Singer por causa do número de pontos. Mas tenho boas recomendações da Janome . Será que essa Singer aguenta fazer quilt sem ficar sofrendo? Rs
    Obrigada! abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha,
      a Singer Stilist 7258 é forte porque tem estrutura interna de metal. Então, ela tem condições de fazer o quilting sem ficar sofrendo. Mas eu gosto muito das máquinas da Janome, todas elas são realmente muito fortes.
      Boa sorte na sua compra.

      Excluir
    2. Oi Silvana,obrigada por sua resposta! Vai ser a Singer mesmo. Fiquei apaixonada por ela! Quando chegar, conto aqui sobre os meus testes. Muito obrigada por sua atenção e parabénspor seus lindos trabalhos! Abraços :)

      Excluir
    3. Oi Silvana!
      Minha belezinha chegou faz 2 dias. É linda e cheia de recursos. Já fiz alguns testes e gostei bastante. Muito silenciosa e não fica trepidando quando costuro mais rápido.Consegui costurar a noite sem incomodar ninguém. E poder costurar sem pedal é muito prático.
      Quanto ao quilting testei só um pouquinho. Os pontos decorativos são muito bonitos.
      Até o momento foi uma boa compra. Beijos

      Excluir
    4. Oi Marcinha, que bom saber que você está se entendendo com a máquina! Boas costuras.

      Excluir
  71. Olá Silvana, eu como muitas outras também quero comprar uma máquina de costura, porém não entendo nada de costura. Depois que minha mãe emprestou-me sua máquina singer por um tempo e comecei a "brincar" com costura, me sinto empolgada em aprender. Quero fazer um curso para fazer ecobags, apliques, bordados, acabamentos de fraldas, lençóis, panos de copa etc.Qual máquina vc indicaria? Qual a vantagem de uma máquina eletrônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,
      Para uma indicação mais acertada seria melhor eu saber quanto você pretende investir nessa compra.
      A vantagem de ter uma máquina eletrônica é que ela possui uma variedade de recursos que facilitam o nosso trabalho. Entre eles estão a parada de agulha na posição abaixada e uma variedade de pontos decorativos entre outras facilidades.
      Mas o importante é que a máquina seja forte e consiga puxar várias camadas de tecido com facilidade.

      Excluir
  72. OLÁ SILVANA, VOCÊ PODE ME INFORMAR SE AS AGULHAS SINGER SERVEM PARA AS MÁQUINAS JANOME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agulha da Janome é um pouco menor que a da Singer. Algumas pessoas usam a agulha da Singer na Janome, mas eu acho que a máquina fica um barulho diferente e não gosto.

      Excluir
  73. Boa noite Silvana, sou iniciante na costura e gostaria de saber se é possível fazer caseado em máquina que não tem o seletor de 4 passos? Vc pode me ajudar? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica,
      para quem domina bem uma máquina, nada é impossível em termos de costura.
      Achei uma postagem no blog Pátria da Costura que tem um tutorial com fotos:
      http://patriadacostura.blogspot.com.br/2013/09/como-casear-na-maquina.html
      Nessa explicação é preciso que a máquina tenha o ponto zig-zag.
      Espero ter te ajudado.

      Excluir

Obrigada por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...