Para fazer esse bloco vamos precisar apenas de cinco quadrados.
Esse modo de fazer não é nenhuma invenção minha. Já vi vários livros e vídeos ensinado esse método. Mas vou postá-lo aqui porque poucas pessoas sabem fazer dessa maneira.
Esse bloco é formado por três triângulos que dão forma a um retângulo.
Para começar é necessário escolher dois tecidos de cores contrastantes. Num dos tecidos corte um quadrado de 15 x 15 cm e no outro corte quatro quadrados de 8,5 x 8,5 cm.
Nos quadrados menores faça uma linha na diagonal com um lápis.
Coloque dois dos quadrados menores nos cantos opostos do quadrado maior.
Faça uma costura com um pé de máquina de distância pela direita e esquerda da linha diagonal.
Agora corte acompanhando a linha diagonal.
Nos cantos opostos coloque os outros dois quadrados e passe uma costura com um pé de máquina de distância da linha diagonal, da mesma maneira que foi feito com os dois primeiros quadrados.
Corte sobre a linha diagonal.
Corte sobre a linha diagonal.
Passe a ferro e retire o excesso de tecido com a ajuda da régua e do cortador circular. A medida final é de 12,5 cm por 7 cm.
Eles ficam assim:
Depois é só juntá-los da maneira que achar melhor. Eles podem ser unidos para formar um bloco ou para formar tiras para serem utilizadas em bordas, como no exemplo abaixo.
Aqui vai uma foto só pra vocês verem como fica o lado avesso.
Essa semana tive uma ótima notícia. O meu passo a passo do seminole de coração sem desperdício de tecido saiu publicado na edição de número 63 do jornal do artesanato aqui do Rio Grande do Sul. Fiquei muito feliz. Obrigada Andréia Hermeling e Bruno Stracke.
Pois é amigas, por enquanto é só.
Adorei esta técnica, eu ainda nao fiz um voo destes..kkk Mas agora com o teu passo a passo vou tentar!!
ResponderExcluirParabéns pela publicação no jornal, vc merece!! Beijocas
Andreza
amei seu passo a passo,assim até me astrevo a fazer.nunca fiz mais pretendo fazer.será um prazer seguir vc nesse blog maravilhoso.bju
ResponderExcluirSilvana, adorei seu blog, já estou te seguindo.
ResponderExcluirVc é muito generosa. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
bjoka
Olá Silvana! Sou a Vânia Prante, do patchepinte, e venho sempre conferir tuas novidades. Obrigada por partilhar os PAP, todos muito úteis. Parabéns pela matéria no jornal e por divulgar o Bordado Brasileiro!
ResponderExcluirSIL ADOREI O SEU PASSO MAIS EU NÃO SEI NADA DE PATCHWOH MEN SEI COMO USAR A REQUA COMO CORTAR O PANO COM ESTA MEDIDAS COMPREI TODO OS METERIAIS NO ATELIER NA TV MAIS ESTA REQUA PARECE UM MOSTRO NA MINHA CABEÇA BEIJOS DESDE JA OBRIJADO
ResponderExcluirNOSSA HJ ENTENDI A DIFERENÇA ENTRE SABER ALGO, E SABER ENSINAR ALGO, VC REALMENTE É PERFEITA, ENCONTREI AKI EXPLICAÇÕES Q EU PROCURAVA HÁ MESES E NÃO ENTENDIA, MUITOOOOOOO OBRIGADA!!!
ResponderExcluirSilvana gostei muito dessa técnica para o flying geese sem desperdicio , agradecida por compartilhar. abs
ResponderExcluirEm pesquisa na google encontrei seu blog. Amei os pap e ja estou lhe seguindo. Sou iniciante em patchwork e tenho aprendido muito com Tia Lili, Ana Consentino e agora com seus pap vou adorar fazer o Flying Geese. Obrigada por compartilhar conosco! Tenho blog e espero que conheça o que faço, será um prazer. Boa semana.
ResponderExcluirBjs da Edna.
Silvana, vc. não imagina como me deixou feliz! Minha filha me deu umas toalhas de rosto prá dar uma enfeitada. Adoro patchwork (estou ficando viciada)e resolvi fazer o flying geese. Peguei um molde que tinha comprado numa Feira. Fiquei super triste pq. é uma porcaria, o tecido sai do lugar, fica torto...Enfim, vi aquele jeito de fazer com o retangulo e os dois quadrados... Legalzinho, mas tem o tal do desperdício. Aí vi teu blog e aaaadoooooreeeeeei! Sem desperdício e já sai logo de quatro peças. E tem mais, nessa medida deu certinho a largura para a faixa da toalha. Perfeito!!!!!!! Imagina como eu te agradeço? Ainda não..... É mil vezes mais.... Bjs
ResponderExcluirDuda