Analytics

terça-feira, 30 de março de 2010

Flying Geese

Essa semana resolvi fazer um passo a passo no estilo sem desperdício de tecido. Para não ficar repetitiva, só mostrando a técnica de seminole, optei por apresentar algo diferente. Dessa vez é o bloco flying geese que também pode ser chamado de gansos voadores. O triângulo central representa o ganso e os laterais o céu.
Para fazer esse bloco vamos precisar apenas de cinco quadrados.
Esse modo de fazer não é nenhuma invenção minha. Já vi vários livros e vídeos ensinado esse método. Mas vou postá-lo aqui porque poucas pessoas sabem fazer dessa maneira.

Esse bloco é formado por três triângulos que dão forma a um retângulo.
Para começar é necessário escolher dois tecidos de cores contrastantes. Num dos tecidos corte um quadrado de 15 x 15 cm e no outro corte quatro quadrados de 8,5 x 8,5 cm.
Nos quadrados menores faça uma linha na diagonal com um lápis.
Coloque dois dos quadrados menores nos cantos opostos do quadrado maior.

Faça uma costura com um pé de máquina de distância pela direita e esquerda da linha diagonal.
Agora corte acompanhando a linha diagonal.


Abra os tecidos e passe a ferro.
Nos cantos opostos coloque os outros dois quadrados e passe uma costura com um pé de máquina de distância da linha diagonal, da mesma maneira que foi feito com os dois primeiros quadrados.


Corte sobre a linha diagonal.
Passe a ferro e retire o excesso de tecido com a ajuda da régua e do cortador circular. A medida final é de 12,5 cm por 7 cm.
Eles ficam assim:

Depois é só juntá-los da maneira que achar melhor. Eles podem ser unidos para formar um bloco ou para formar tiras para serem utilizadas em bordas, como no exemplo abaixo.

Aqui vai uma foto só pra vocês verem como fica o lado avesso.
Essa semana tive uma ótima notícia. O meu passo a passo do seminole de coração sem desperdício de tecido saiu publicado na edição de número 63 do jornal do artesanato aqui do Rio Grande do Sul. Fiquei muito feliz. Obrigada Andréia Hermeling e Bruno Stracke.
 Pois é amigas, por enquanto é só.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...