Analytics

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mais Braziliam Embroidery

Tinha prometido que contiuaria a pesquisar informações sobre o Braziliam Embroidery, passei um bom período sem encontrar nada, mas quando eu já estava desistindo chegou em minhas mãos mais um álbum com amostras lindíssimas.
Dessa vez a artista é Dinorá da Silva Freitas (69 anos). Ela é do Rio Grande do Sul e trabalhou como bordadeira entre 1965 e 1970.
Esse material quase foi parar no lixo. Mas na última hora Dinorá pensou melhor e resolveu guarda. "A moda está sempre indo e voltando e quem sabe um dia esse tipo de bordado não volta a ser moda novamente", raciocinou.
Esssa iniciativa permitiu que possamos admirar mais um pouco dessa arte.
O bordado acima ressalta bem a criatividade das nossas bordadeiras. Para um efeito mais realista do ramo de trigo, foram utilizadas sementes de melão. Já nas flores, foram acrescentadas miçangas. Outro detalhes que reparei nessa amostra foi com relação ao tecido que é bem mais grosso, dando um efeito rústico e ao mesmo tempo delicado.

Graças à Dinorá pude finalmente ver e conhecer melhor as linhas Varicor. Ela tem uma quantidade considerável. Descobri que boa parte dos efeitos do Brazilian Embroidery se devem ao tipo de linha utilizado. No total eram 13 tipos de linhas em meadas e duas em carretel.

Cada uma das linhas Varicor tinha um nome e uma característica específica. Ia da linha mais fina à mais grossa e também fios de ráfia e rayon. A senhora Elisa Hirsch Maia também tinha uma linha com o seu nome. Era chamada de Madame Maia ou MM. Nos carretéis eram disponibilizadas as fitas de seda finíssimas, que também davam um toque especial aos bordados.

As fitas ajudam no efeito tridimencional.

Com as linhas mais finas era possível fazer bordados delicados para o enxoval de bebê. Para comparar o tamanho do bordado eu coloquei ao lado da foto um alfinete e uma moeda.
As linhas Varicor de lã davam um efeito harmonioso às flores:

Abaixo coloco as amostras de bordados para roupas de festa:

Essa é a Dinorá, responsãvel pelos bordados mostrados hoje. Na foto ela está segurando três álbuns de riscos das linhas Varicor.

Semana que vem pretendo publicar aqui as imagens scaneadas desses albuns. Abaixo está o link para as outras postagens sobre Brazilian Emboidery:
 Notícias Brazilian Embroidery

Até mais e obrigada pela visita.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...