Analytics

terça-feira, 16 de março de 2010

Novos riscos para Brazilian Embroidery

Como tinha prometido na semana passada, aqui estão mais riscos feitos pela senhora Elisa Maia, a responsável pelo desenvolvimento do estilo de bordar conhecido por "brazilian embroidery". Os primeiros riscos são de enxoval de bebê.
Super delicado essas camisinhas!
O que dizer de um babador tão lindo!

Agora algumas imagens do primeiro álbum de riscos. Já postei outras imagens dele em outro tópico. São riscos igulamente lindos.
Repare que na parte inferior da apostila tem escrito:
Jonhann Strauss compôs as mais lindas valsas para o mundo antigo.
Elisa Hirsch Maia criou as mais belas linhas para o mundo moderno.
Uma clara referência ao fato de Elisa Maia ter nascido na Áustria.







Até onde eu pude apurar foram editados nove livros de autoria de Elisa Maia com riscos e explicações para a execução dos bordados. Sobre Elisa Maia, pouco pude descobrir. Sei apenas que Nasceu na cidade de Salzburg e aqui no Brasil morou na cidade de Campos no Rio de Janeiro e faleceu aos 90 anos. A fábrica das linhas Varicor chegou a ter 200 funcionários
O legado dessa mulher não pode ser esquecido. Continuarei tentando obter maiores informações.
Obrigada pela atenção.

6 comentários :

  1. Fiquei comovida com o resgate que vc está fazendo do "bordado brasileiro". VI os riscos e não acreditei, minha mae tinha um monte deles para enfeitar babadores, casacos de bebê e viras de manta. Parabéns!

    Vc conhece o trabalho das irmãs Dumont? Acho que elas são hoje as grandes representantes do chamado bordado livre, que além de lindo é muito criativo. No site delas

    http://www.matizesbordadosdumont.com/

    tem coisas maravilhosas (a parte de produtos à venda é uma loucura) e algumas vezes uma delas (Sa1via Dumont) vem a SP dar cursos.

    Um abraço,

    Rosemarie (roseziegelmaier@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Silvana parabéns pelo seu trabalho de falar sôbre esse bordado tão lindo e que muitas de nós não damos o devido valor, até porque não temos o conhecimento que você agora esta proporcionando a todas... Um abraço!
    liége

    ResponderExcluir
  3. Silvana, parabéns pelo seu trabalho em resgatar a memoria dessa linda arte que é o bordado, cresci vendo minha tia bordando enxoval de bebe com estas linhas, a pouco tempo ganhei algumas meadas de uma amiga, e voltei a minha infancia ao ver as lindas cores das meadas, quanta saudade .... abraços Denize

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com tamanha beleza.
    Parabéns Dinorá que Deus a proteja e ilumine sempre sua criativade.
    Um abraço, Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Silvana,

    Estou muitoo feliz ao ver que vc valoriza e exibe os riscos da Varicor. Sao simplesmente deslumbrantes e delicados. Eu trabalho com linhas Varicor que herdei de minha mae e ainda tenho blusa, baby doll, camisolas, quimono, etc., bordadas com esta linha linda. Parabens. Se voce quiser ver meu trabalho veja VERA BRAGA no Orkut. Beijos e felicidades

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Vera, tem uma porção de Vera Braga no Orkut, não sei qual delas é você...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...