Analytics

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Para entender as polegadas

O assunto de hoje será polegadas. Nós amantes do patchwork somos influeciadas principalmente pelos trabalhos desenvolvidos nos Estados Unidos. Grande parte dos projetos free disponibilizados na internet são criados pelas americanas. Mas existe um pequeno incoveniente: as medidas sempre estão em polegadas.
Acostumadas com o sistema métrico, muitas de nós não nos animamos a fazer os projetos, pois nos assustamos com os 5/8, 1/4 e 1/2 que aparecem nos projetos. Para acabar com esse mistério vou ajudar a entender o sistema de polegadas.
A primeira coisa que devemos saber é que polegadas em inglês é inches. A sua abreviação normalmente é "in". Para saber se um projeto está em polegadas é fácil, sempre depois do número irá aparecer duas linhas paralelas (como se fossem àspas ou dois apóstrofos). Ex: 2".
Normalmente as placas de corte veem com medidas de centímetros de um lado e de polegadas de outro lado.
Na foto acima pode-se ver como é feita a divisão interna de uma polegada. Diferente do centrímetro que é dividido em 10 partes, a polegada é dividida em oito partes. 
Repare que entre uma polegada e outra existem oito espaços. Cada espaço desse equivale a 1/8" (um oitavo de polegada). Se por acaso a medida for 3/8" (três oitavos de polegada), significa que serão três espaços. E assim por diante.
Quando for meia polegada. Normalmente será representada por 1/2". Na régua ou placa de corte você vai procurar o traço central que é o mais comprido e pode ser também representado por 4/8" (quatro oitavos de polegada), ou seja: quatro espaços pequenos.

Quando a medida pedir um quarto de polegada (1/4") significa que são dois espaços pequenos (2/8"). Se pedir 3/4" (três quartos de polegada), são 6/8" (seis oitavos de polegada), o equivalente a seis espaços pequenos.
Para quem não está acostumado pode parecer complicado, mas depois que a gente pega a manha, tudo se descomplica. Para quem lembra das aulas de fração, então fica mais fácil de entender ainda.

Espero que eu tenha conseguido me fazer entender. Se por acaso alguém que leu não consegui compeender é só postar uma pergunta nos comentários que eu responderei, o mais rápido que puder.
Até a próxima.

7 comentários :

  1. Sil querida!! Eu detesto polegadas.... kkk Mas o maridão sempre me auxilia nos projetos "inches"!! kkk
    Ele sempre fala exatamente como vc!! Adorei as tuas dicas e tenho certeza que as meninas vão te endender direitinho!!
    Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, adoro tuas explicações, bem didáticas. Eu sempre trabalho em polegada, até prefiro, até porque o pé da minha máquina é de exatamente 1/4 de polegada, que é a margem de costura usual. Mas tenho certeza que vai ajudar àquelas que ainda tem dificuldade. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, amei, mais claro impossível, vou "roubar" a explicação para minhas aulinhas, prática e direta. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Silvana, muito grata pelas dicas de *in*.
    Saiba que ajudou-me bastante.
    Tudo de bom !

    Ednolia Lôbo-

    ResponderExcluir
  5. Edy, muito obrigada pelo comentário.
    É sempre bom saber que as coisas que escrevo por aqui são úteis.

    ResponderExcluir
  6. Estou me aventurando no patchwork e suas dicas são valiosas neste momento. Realmente os 5/8", são assustadores, ou melhor agora nem são tanto!!!rsrsrs
    Obrigada pelas dicas, seu blog é um poço de informações e voltarei muitas vezes pra beber do seus conhecimentos.

    Bejoks e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...