Analytics

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Riscos Brazilian Embroidery

Entrei em contato com a professora de patchwork Joyce Loss para compartilhar com ela as minhas descobertas sobre o Brazilain Embroidery, já que foi através dela que tomei conhecimento desse assunto. Após visitar o meu blog ela me enviou gentilmente cópias de cinco páginas do Álbum Nº 1 de Riscos da senhora Elisa Hirsch Maia, responsável pela criação desse estilo de bordado. O álbum foi editado em 1965 pela Editora Campos. É um presente inestimável, pois nos permite ver como eram os riscos da época e nos ajuda a resgatar essa parte da nossa história.


Aqui quem desejar pode baixar os riscos para quem sabe tentar fazer esses lindos bordados um dia. São cinco arquivos: quatro riscos e a listagem dos tipos de linhas empregadas nos bordados. 

Abaixo coloco as imagens dos risos que recebi.










De acordo com as pesquisas da professora Joyce, as americanas atualmente usam para o Brazilian Embroidery linhas de seda japonesa. Ela me explicou também que a criadora desse estilo de bordado, a senhora Elisa Maia tingia linhas de seda branca. "A principal característica das linhas Varicor é que as meadas eram tingidas em nuances de duas a três cores. Estas nuances é que davam beleza ao bordado", ressaltou.

Nessa foto é possível perceber a mudança de cor da linha.


Foram essas as minhas recentes descobertas. Caso descubra outras informações que nos ajude a resgatar o valor histórico das linhas Varicor, estarei repassando pra vocês. Aqui e aqui quem ainda não leu sobre o Brasilian Embroidery, poderá tomar conhecimento do assunto.
Mais uma vez gostaria de deixar aqui, o meu agradecimento à professora Joyce Loss pela excelente contribuição.

9 comentários :

  1. Silvana
    Bordei mto com a Varicor.
    Fiz enxovais dos netos com ela.
    Ainda hoje tenho algumas meadas, fios, cordões, sianinhas da Varicor.
    Tenho álbuns que eram mimeografados e hoje estão bem desbotados.
    Dá uma saudade...
    Bjs
    Cleuza

    ResponderExcluir
  2. Nossa...minha mãe fazia muita coisa: enxovais, camisolas, desde pequena...ela manja muito disso.Hoje eu estou quarentona e ela com 70 ainda lembra e faz qdo a gente pede p ela bordar alguma camisete...fica luxo! Haja paciencia...parabens p vc e tb p a minha mamiiii...
    Beijocas
    PS: N tenho essas habilidades...infelizmente...nem paciência divina, rs...

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei seu blog... e seu trabalho tb. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hello,
    Thanks for sharing these files.Could you kindly translate the lines on the pages? Iam from India and I know a bit of BE. I also visited the pictures of BE you posted, they are absolutely wonderful.Thanks a lot for letting us see them :)

    Deepa

    ResponderExcluir
  5. Silvana, eu amo bordados, sonho com o dia que farei bordados da vó... to encantada com esta senhora, obrigada por compartilhar esta preciosidade. grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Silvana por este resgate!!!
    Teu trabalho em Gramado também esta de parabéns!!!
    Você vai longe!!!
    liége

    ResponderExcluir
  7. Oi.eu tenho bordados inacabados e alguns riscos da minha falecida mãe. Tem fotos no meu intagram. @lyhnuness.

    ResponderExcluir
  8. Oi. Eu tenho bordados e riscos da minha mãe. Tem fotos no insta. @lyhnuness

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...