Analytics

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Esquema da mochila da Ana Carolina

Vou aproveitar o clima de volta às aulas e vou divulgar o esquema de montagem da mochila escolar que fiz para a minha filha Ana Carolina. Já tem uma postagem onde coloquei fotos dessa peça. É um projeto que foi criado por mim. É uma ideia simples, mas que agrada muito às crianças, principalmente as meninas.
A primeira coisa que fiz foi cortar 96 quadrados de tecidos variados de 6,5cm . Com esses quadrados montei dois retângulos com oito colunas por seis linhas. Depois de costurados os quadrados ficarão com 5 x 5 cm. Para a parte de baixo da mochila, eu cortei um retângulo de 21,5 cm x 41,5 cm.
Quiltei as três parte separadas. Antes de juntar as três partes como mostra o desenho eu adicionei duas alças. Depois que uni as três partes, como mostra o desenho, costurei as laterais, formando um saco. No fundo fiz os cantos com 5 cm,  do mesmo modo que fiz para o estojo.
Preparada a parte de fora da mochila, é hora de preparar o forro. O tecido do forro deve medir 81,5 x 41,5. O que você vai colocar no forro vai depender da sua habilidade. Pode ser um bolso simples, ou um bolso com zíper invisível. Ou qualquer outra coisa que a sua imaginação mandar. Se você achar melhor pode não colocar nada.
Com base nessas explicações é possível fazer diversas alterações no projeto.
Para determinar as medidas das alças, se você não for usar um regulador de alças, é bom colocar a mochila nas costas da criança para ter um ideia de quanto deve ficar o tamanho. Para a mochila da Ana eu fiz a alça com 5cm de largura, (medida sem a margem de costura)
Esse esquema é para uma mochila menor.
Para que o forro não fique muito solto eu prendi com alguns pontos no avesso da parte externa.
O acabamento da borda superior, eu fiz com um viés. Mas antes eu posicionei as alças (as duas que se encaixam nos ombros e a alça que serve para levar na mão), bem no centro da parte de trás da mochila e a aba para fazer o fechamento. As medidas dessa aba vão depender do seu desejo, você pode fazer ela de quadrados, ou com o tecido da mesma cor do fundo. Coloque um sistema de fechamento simples. A primeira mochila que fiz para a Ana com botão de pressão, tive que fazer uma adaptação, pois ela era muito pequena e não conseguia usá-lo. Nas laterais eu coloquei botões de pressão para deixar a mochila mais bem estruturada.
Essa foi a segunda mochila que fiz pra Ana Carolina. Fez muito sucesso entre as amiguinhas dela da escola.
Essa foi a primeira mochila que fiz.
Alguns detalhes da bolsa.
Usei vários retalhos de tecidos para fazer essa bolsa. Na montagem dos quadrados procurei apenas alternar quadrados mais claros com os mais escuros.
Na foto de cima e de baixo você pode ver como ficou a parte de trás das mochilas e onde eu fiz os encaixes das alças. Na bolsa azul eu usei passadores para regular o tamanho das alças. Na cor de rosa coloquei apenas as tiras de tecido.
A mochila ficou num tamanho ideal para uma criança do ensino infantil  ou séries iniciais do ensino fundamental.
Dá para levar dois cadernos e o estojo escolar com folga.
Aqui uma foto dos meus filhos, Lucas e Ana Carolina, fazendo pose pra mostrar a mochila.
Espero que essas explicações possam ser úteis para você que deseja fazer a mochila do seu filho. Até semana que vem!

2 comentários :

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...