Analytics

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oitava aula de bordado Brasileiro

No post de hoje quero dar seguimento ao curso de bordado que a D. Olga Quint Melim me enviou. Para quem é nova aqui no blog, quero explicar que a divulgação desse curso pretende resgatar uma parte da nossa história que está meio que esquecida. Nos anos 60 e 70 nossas mães e nossas avós fizeram muitas coisas lindas usando as linhas Varicor que foram desenvolvidas aqui no Brasil. Atualmente esse tipo de linha só é fabricado nos Estados Unidos.  Espero que essa postagem possa ajudar àquelas, que como eu, se interessam por esse assunto.

Curso de Bordado Moderno Varicor - 8ª aula
Aula de flores soltas
Agulhas: 2 a 5
Linhas Imperial e Filosél

 Riscar no tecido, somente as hastes principais e assinalar com 1 ponto o local em que será aplicada a flor e os botões, isto se os melindres forem em chavron. No caso de ponto atrás, deve ser riscado bem de leve, quase imperceptível.
 Inicialmente bordar as hastes, os melindres e as mimosas, para a seguir aplicar a flor e os botões, prendendo as pétalas com linha retróz, de forma que fiquem bem unidas. Preferindo, a flor pode ser dupla, uma camada pequena sobre outra grande.
 Aplicar os carolinhos no centro.
Transformar as meadas em novelos. Neste tipo de bordado podem ser empregadas as linhas Sissi, Fio de Verão, Eldourado e Fio de Prata.

Até semana que vem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...