Analytics

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oitava aula de bordado Brasileiro

No post de hoje quero dar seguimento ao curso de bordado que a D. Olga Quint Melim me enviou. Para quem é nova aqui no blog, quero explicar que a divulgação desse curso pretende resgatar uma parte da nossa história que está meio que esquecida. Nos anos 60 e 70 nossas mães e nossas avós fizeram muitas coisas lindas usando as linhas Varicor que foram desenvolvidas aqui no Brasil. Atualmente esse tipo de linha só é fabricado nos Estados Unidos.  Espero que essa postagem possa ajudar àquelas, que como eu, se interessam por esse assunto.

Curso de Bordado Moderno Varicor - 8ª aula
Aula de flores soltas
Agulhas: 2 a 5
Linhas Imperial e Filosél

 Riscar no tecido, somente as hastes principais e assinalar com 1 ponto o local em que será aplicada a flor e os botões, isto se os melindres forem em chavron. No caso de ponto atrás, deve ser riscado bem de leve, quase imperceptível.
 Inicialmente bordar as hastes, os melindres e as mimosas, para a seguir aplicar a flor e os botões, prendendo as pétalas com linha retróz, de forma que fiquem bem unidas. Preferindo, a flor pode ser dupla, uma camada pequena sobre outra grande.
 Aplicar os carolinhos no centro.
Transformar as meadas em novelos. Neste tipo de bordado podem ser empregadas as linhas Sissi, Fio de Verão, Eldourado e Fio de Prata.

Até semana que vem.

7 comentários :

  1. Didn't you try stitching the 8th lesson,Silvana?

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana!
    Adorei seu blog! e como estou começando na arte do patchwork e quilt gostei muito dos seus paps e dicas.
    Já estou te seguindo e se voce quiser me visite e siga meu blog tambem.
    http://luluzinhabags.blogspot.com.br
    Espero poder trocar muitas idéias e dicas...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana!

    Nâo conhecia esse bordado, mas fiquei muito interessada em aprender. Nem preciso dizer que é muito bonita a sua atitude de partilhar com tanta gente algo tão bonito da história do nosso país. Parabéns por sua generosidade! Uma perguntinha: na falta das linhas varicor ou mesmo das que você citou na postagem, é possível utilizar outro tipo como perlé por exemplo. Desculpe a ignorância é que realmente não entendo nada do assunto. Muito obrigada por divulgar as aulas.
    Beijos e boa semana.
    Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      pode usar outras linhas sim. Só que não temos o mesmo brilho de uma Varicor, ou a mesma textura. O importante é tentarmos fazer os bordados para que essa arte não fique perdida.
      Pedi para d. Olga fazer essa aula pra mim e ela está tendo dificuldades para lembrar como fazia as pétalas da flor. Mas ela me disse que vai conseguir lembrar, nem que ela tenha que desmanchar umas amostras dela.
      Quando ela me mandar eu publico aqui as imagens do bordado.
      Abraços e obrigada por participar.

      Excluir
  4. Oi Silvana, tudo bem?
    Amei esse material de bordado brasileiro!!!
    Dou aulas de bordado livre e me enriqueceria muito ter algo parecido com esse material...
    Esse manual foi a D. Olga mesmo que desenvolveu?
    Gostaria muito mesmo de tê-lo também...
    Um grande abraço e continue firme!
    Você é muito habilidosa..
    Grande abraço,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, esse material foi desenvolvido pela D. Olga. São no total 12 aulas. Se não me engano falta publicar apenas mais duas.
      Grande abraço, Silvana

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...