Analytics

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Retirando imagens dos Bordados Brasileiros

Depois de muito tempo tentando descobrir se era verdade a informação de que os direitos autorais dos riscos de D. Elisa Maia foram vendidos para uma americana, resolvi colocar as minhas postagens com imagens desses riscos de volta no blog. Entrei em contato com familiares de D. Elisa e fui informada que eles desconhecem a venda dos direitos autorias e que se isso foi feito foi feito de maneira irregular. Os familiares estão tentando descobrir como os riscos de D. Elisa foram parar em livros publicados nos Estados Unidos. Assim que obtiver alguma informação mais importante estarei publicando no blog.

É com muito pesar que eu estou retirando do meu blog as imagens de riscos das linhas Varicor que eu havia disponibilizado com o objetivo de resgatar essa parte de nossa história.
Esse final de semana fui informada por minha amiga Wal que os direitos autorais dos desenhos de Elisa Maia foram comprados por uma americana em 1990. Ou seja, ao contrário do que eu pensava, os riscos não estão livres para distribuição na internet.
Vou continuar com as aulas que a D. Olga Melim me enviou. São um total de 10 e só faltam duas para serem publicadas.
Quem comprou os direitos das imagens dos riscos das linhas Varicor foi Zeann Aguilar. Pesquisei um pouco sobre ela na internet e descobri que ela tinha uma loja em West Valley City a NeedleArts Zeann, especializada em linhas para bordado brasileiro, ponto cruz e tecidos. A loja fechou em dezembro de 2005. Nada mais pude encontrar.
Como não tenho como entrar em contato com ela para pedir autorização para divulgar essas imagens tomei a decisão de retirá-las do meu blog. Agora só colocarei imagens de gráficos, riscos e bordados de meus próprios bordados ou de pessoas que me autorizarem a publicação.
A Wal me pediu para colocar o texto abaixo em todas as postagens com fotos dos bordados feitos com os riscos da D. Elisa Maia.

Bordado Varicor, bordado por (..nomede quem bordou..), circa 1965. Riscos Varicor. Para Riscos e instruçõesprocurem pelo livro Dimensional Embroidery de Zeann Aguilar. / Brazilian Dimensional Embroidery needlework, sewn by Vani Brai, circa 1965. Varicor patterns. For patterns and instructions refer to Dimensional Embroidery by Zeann Aguilar.”

Desde já agradeço a compreensão de vocês que me acompanham nesse meu objetivo de reviver os áureos tempos em que as mulheres no Brasil tinham verdadeira paixão pelo bordado com as linhas Varicor.
Vou continuar com meus ideais só não vou publicar mais as imagens dos folhetos de Elisa Maia.
Até mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...