Analytics

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Chenille

Estava sem tempo para fazer um passo a passo para colocar no blog. Também não sabia sobre o que fazer. Então me veio a ideia de fazer um passo a passo sobre chenille aqui no blog.
Para demonstrar a técnica fiz uma pequena almofada.


Eu não vou me empenhar em ensinar a fazer a almofada, mas em ensinar algumas dicas para que o seu trabalho possa causar um ótimo impacto visual ao ser finalizado.

A primeira dica é que você deve escolher um tecido que tenha os fios bem soltos. Quero dizer: um tecido que desfia muito facilmente como o linho ou o brim. É importante frisar que para essa técnica não é necessário que o tecido seja 100% algodão, mas que precisa desfiar facilmente.
Para saber se o tecido solta o fio fácil é só observar onde foi cortado e reparar na quantidade de tecido que fica solto.
Escolhi o tecido abaixo:
Decidido qual será o tecido utilizado é a vez de decidir quantas camadas de tecido você irá colocar. Para a minha almofada eu coloquei cinco camadas, mas você poderá usar menos ou mais. Isso vai depender da espessura do tecido. Muito grosso terá que usar menos camadas e muito fino pode se fazer mais camadas.

Quando juntar as camadas coloque um tecido maior por baixo. Esse tecido maior vai facilitar na hora de cortar o tecido.



Antes de cortar as tiras é preciso fazer costuras paralelas, sempre com a mesma distância. Na minha almofada eu coloquei dois centímetros de distância entre as linhas. Essa medida pode ser maior ou menor.
Mas é fundamental prestar atenção no sentido do fio antes de iniciar a costura. O efeito de chenille só será o ideal se você fizer as costuras na  diagonal, como se fosse cortar para fazer um viés.
Essa costura a 45 graus permite que todos os fios fiquem presos pela costura.

Na foto acima mostro como fica o tecido depois de cortado entre as linhas de costura.
Como o tecido que escolhi tem o fio bem solto, bastou passar uma escova para que ele ficasse bem fofinho.
Foi bem fácil desfiar. Não precisei nem lavar ou secar na secadora.
Essa técnica de chenille é bastante versátil. Podemos fazer de tudo. De peças pequenas (bolsa, almofada, cachecol etc) a peças grandes como colchas de cama e mantas.
Espero que as minhas explicações possam ajudar a estimular a criatividade de vocês.
Se ficou com alguma dúvida é só postar a pergunta nos comentários que responderei.
Um grande abraço.
Por enquanto é só.

10 comentários :

  1. amei a idéia, super fácil e original. pode acreditar que vou fazer uma almofada pra mim....bj

    ResponderExcluir
  2. Juciele, fiquei feliz com o seu comentário.
    Qualquer dúvida na execução da almofada é só me perguntar!
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a técnica, não conhecia, mas fiquei com uma dúvida - a costura é feita somente no tecido de cima,aquele que é cortado ou nos dois(estou sem o ponto de interrogação)kkkkkk,
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Rosangela,
    a costura é passada em todas as camadas de tecidos, inclusive na que vai mais em baixo.
    Nessa almofada eu utilizei cinco repetições do tecido, para dar um efeito domensional mais marcante, mas você pode utilizar tecidos de cores diferentes. Lembre-se que é preciso fazer as costuras na diagonal do tecido para prender os fios da horizontal e da vertical e utilizar um tecido que desfie facilmente.
    Obrigada por seu comentário! Qualquer dúvida, pergunte novamente.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela atenção em responder. Quando me sobrar um tempinho e não estiver tão frio, vou me sentar na máquina e tentar fazer fazer uma almofada. Grata.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sil,
    Adorei sua explicação, só tenho umas dúvidas.
    Corto com tesoura normal?
    O tecido de baixo também é cortado e depois coloco um forro?
    Acho que estou perdida, rs
    Agradeço sua generosidade e aguardo
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Vânia,
    Pode cortar com tesoura normal.
    O tecido de baixo não é cortado. Para evitar riscos de cortá-lo indevidamente, eu deixo o forro um pouco maior que os outros.
    Um abraço e qualquer dúvida é só perguntar novamente.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,
    Obrigada, agora eu entendi , pensei que fosse necessário adquirir um cortador específico para essa técnica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei , seu pap é ótimo, queria muito fazer uma manta, agora mãos a obra!. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. obrigado pela aula adorei fica lindo demais fou vazer um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...