Analytics

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brazilian Embroidery

Já tinha ouvido falar que nos Estados Unidos existe um tipo de bordado tridimensional chamado "Brazilian Embroidery", mas ainda não tinha tido a oportunidade de ver esse trabalho de perto.
Por um acaso do destino, acabou parando em minhas mãos um lindo álbum contendo várias amostras desse tipo de bordado. Como é um trabalho muito bonito, resolvi mostrá-lo.



Esses bordados foram feitos  pela senhora Helena Carmem da Silva, já falecida, mas o seu marido Almeirindo Batista Silva, soube reconhecer o seu valor e os guardou com muito cuidado!

Essa é a capa do álbum:

Os bordados são feitos com a linha "Varicor". Atualmente essa linha não é mais fabricada.

 
Nos Estados Unidos existem grupos na Internet que se reúnem para trocar idéias e divulgar o "Brazilian Embroidery". Esse é um deles.


Esse tipo de bordado é conhecido por "Bordado Brasileiro" porque chegou aos Estados Unidos através do Brasil. Na realidade essa técnica já era utilizada há séculos na Europa, mas foi amplamente difundida pelas bordadeiras brasileiras.


A responsável por tornar o Brasil como referência desse bordado foi a senhora Elisa Hirsch Maia, por volta de 1960. Ela desenvolveu uma linha especial em rayon com cores matizadas (sombreadas) e sólidas.


A primeira vez que ouvi falar no termo "Brazilian Embroidery", foi através da professora de patchwprk Joyce Loss. Em um grupo do Yahoo, ela comentou que uma professora de patch americana, Barbara Broshous, a tinha surpreendido ao afirmar que o bordado brasileiro é muito apreciando em seu país.




Muitos desses pontos são utilizados também nos trabalhos de "Crazy Quilting".




O 12º Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork em Gramado, traz esse ano para uma palestra a bordadeira brasileira Sávia Dumont.



O Bordado Brasileiro é também conhecido como bordado dimensional, por apresentar pontos que saltam do tecido, como por exemplo o rococó.


17 comentários :

  1. Olá!
    Lindos os bordados, minha mãe bordava muito, c/ essa linha "varicor", tanto roupas p/ mim é minha irmã, eu aprendi a bordar, mas c/ tempo eu esqueci. Ainda bem q tem gente q guarda tudo. Lindos deu saudades da minha mãe [falecida].
    Parabéns pelo Post!
    Abs Lucy

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar esse trabalho tão bonito. Minha mãe bordava muito, aprendi um pouquinho, só de ficar ao lado dela. É uma arte maravilhosa. Parabéns pelo blog abs marion

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    fiz este curso com 12 anos de idade e tenho as amostras ate hoje. Na epoca tinha tb o curso de fita da varicor, eu tb guardei.Vou fotografar e colocar na net. Eu adoro
    Beijos e obrigada pela postagem
    Lucy

    ResponderExcluir
  4. Este é um tipo de bordado que minha mãe fazia muito também utilizando linhas Varicor. E fui eu quem herdei algumas linhas dela e já utilizei para fazer alguns trabalhos mas não tão maravilhosos quanto estes.
    Quando eu tiver oportunidade vou tentar também tirar fotos para mostrar.
    Parabéns pelo "achado".
    Bjs,
    Vanda

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo achado.Minha mãe também fazia este tipo de trabalho.Tenho suas amostras guardadas e algumas linhas também.Ela já é falecida mas muitas lembranças ficaram, e até hoje as ensino para minhas alunas.Infelizmente a tecnica do Varicor não tive oportunidade de aprender.Que pena!!!!
    Bjs
    Neide

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosos,minha mae,minha tia ,minhas avos bordaram muito isso.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso....
    Tenho um tantinho destas linhas aguardando para um trabalho de crazy... Obrigado por mostra e valorizar esta técnica tão linda!!!!
    liége

    ResponderExcluir
  8. Silvana, tu não tens idéia da emoção que me causou!
    É como se voltasse no tempo: podia ficar uma hora olhando ela bordar (e eu era uma criança!).
    Não tenho palavras para agradecer o carinho e o reconhecimento pelo trabalho de minha mãe.
    Tenha a certeza que ela foi uma pessoa especial, sensível, pela qual todos tinham um carinho enorme.
    Ficou linda a tua postagem. Mostrarei amanhã para meu pai.
    E dos teus trabalhos, bem, é perfeccionista tanto qto minha mãe.
    São lindos!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. que trabalho maravilhoso..parabéns por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
  10. Este resgate de memória que fizeste é magnífico!

    ResponderExcluir
  11. Que lindos... e que saudades! Minha mãe bordava minhas roupa e meias, umas coisinhas mito delicadas. Adorei rever. Quem dera revivessem o uso desses bordados.

    www.letraseartesdalala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Achei maravilhoso esse bordado, não o conhecia mas fiquei muito feliz em conhecer, obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  13. Há uns dois anos atrás comprei linha Varicor na 25 de Março e depois acabou, nunca mais achei. Estas linhas são maravilhosas e estes bordados fantásticos. Ainda creio que eles voltarão!!!

    ResponderExcluir
  14. gostaria de comprar as linhas mas eu não consigo, averde vermelha rosa forte.

    ResponderExcluir
  15. lindos trabalhos,minha irmã bordava muito bem,pena que faleceu a 15 anos,iria adorar ver tudo isso na net.
    Adorei ver lindos bordados e lembrei da minha irmã com muita saudade mesmo.
    bjus e obrigada por me fazer recordar tempos q jamais voltarão.

    ResponderExcluir
  16. Achei lindos os bordados, realmente é uma pena que a linha varicor não seja mais fabricada, mas dê uma olhadinha no blog "linhanamao.blogspot.com", e veja a quantidade de linhas que eu ainda tenho, espero que aprecie . Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...