Analytics

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Brazilian Embroidery II

Como ainda tenho mais fotos do álbum da Senhora Helena Carmem da Silva e mais informações sobre "Bordado Brasileiro", resolvi fazer um segundo post com esse material.


A publicação do trabalho do Senhora Helena despertou muitas lembranças de nossas mães, tias e avós, que um dia tivemos o prazer de vê-las realizando algo parecido.

Como já disse no post anterior o "Bordado Brasileiro", ou bordado dimensional é muito usado nos trabalho de crazy quilting. Nessa página é possível acessar um dicionário com o nome de diversos pontos de bordado que são utilizados no crazy quilting. Apesar de estar em inglês, tem fotos ilustrativas de cada ponto!


Algumas pessoas se mostraram interessadas em resgatar esse trabalho, mas muitas são as perguntas feitas por quem nunca tomou contato com esse tipo de bordado. A principal pergunta é que linha usar. Pelo que eu pude apurar, em pesquisas na internet, não se produz mais a linha varicor no Brasil. O único lugar que encontrei que fabrica linha específica para o bordado brasileiro é aqui, na Edmar. Essa linha tem a vantagem de ser super resistente, por conta de sua torção em Z e do material de que é feita o rayon.



A agulha para usar nesses trabalhos deve ter o olho no mesmo diâmetro do eixo da agulha. Esse detalhe é importante ser observado, pois facilita a realização dos pontos mais complexos. A utilização de bastidor ajuda em muito na execução dos pontos.


Os tecidos para onde bordar são os mais variados, algodão, seda... Os bordados podem ser feitos para embelezar o que sua imaginação desejar: toalhas de banho, toalhas de mesa, lençois, almofadas, roupas de crianças e adultos, almofadas acessórios pessoais...

Nessa página encontrei um risco de coração para ser feito utilizandos os pontos tridimensionais do "Bordado Brasileiro". Nessa outra, tem quatro motivos para serem baixados em PDF e outros três na própria prágina, todos com explicação de como realizar os pontos.

Este site autraliano disponibiliza para a venda todo o material necessário para quem desejar se iniciar na arte do "bordado brasileiro". Este outro, nos Estados Unidos, também promete fornecer tudo para quem desejar fazer trabalhos com o "bordado brasileiro".


O bordado brasileiro utiliza todos os tipos de pontos que existem e são utilizados principalmente em motivos florais.
Foi isso que pude apurar sobre o assunto. Espero que muitas pessoas se interessem em resgatar essa nossa tradição e que eu ainda possa divulgar outros trabalhos das prendadas bordadeiras brasileiras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...