Analytics

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Compra internacional pela internet

Quem se aprofunda um pouco mais na arte do patchwork sabe que as compras internacionais são uma verdadeira tentação. Apesar do mercado nacional está em crescimento e do surgimento de profissionais que oferecem produtos e serviços cada vez mais especializados, as mercadorias oferecidas em sites internacionais são verdadeiros sonhos de consumo.
As novatas esse mundo de possibilidades, que são as compras internacionais, têm como principal barreira a falta de conhecimento, seja do idioma ou de como efetuar a compra via Internet. Pensando em ajudar as mulheres que se sentem inseguras na hora de comprar aquele tão sonhado tecidinho ou aquele projeto, vou falar hoje das minhas experiências com compras internacionais.
A minha primeira compra foi meio que por impulso. Recebei um catálogo grátis e só me aquetei quando realisei a compra. Sem me informar direito, tive uma desagradável surpresa quando recebi o aviso de chegada: as minhas preciosas compras foram taxadas pelo Governo Brasileiro em 60% do valor total, inclusive sobre o valor do frete!
Então o meu conselho pra você é o seguinte: certifique-se primeiro que você está disposta a pagar o valor da taxa de importação. Isso quer dizer que se sua compra em dólares custar o equivalente a R$ 100,00, você terá que gastar mais R$ 60,00 no momento da retirada nos correios.
Depois desse balde de água fria nas suas intenções de compras internacionais, tenho uma boa notícia: livros, revistas e outros períodicos não pagam impostos! Ou seja você pode comprar qualquer valor desses ítens que não será taxada e sua encomenda ainda é entregue em sua casa.
Algumas compras escapam de serem taxadas, principalmente os pacotes que não chamam muito a atenção. Não tente enganar a Receita Federal. Para tentar identificar a mercadoria suas compras correm o risco de serem abertas pela fiscalização. Apesar de terem o direito de fazer isso é muito chato receber uma encomenda que foi aberta por outra pessoa.

Para iniciar as suas compras na Internet você vai precisar ter:
Cartão de crédito internacional com limite suficiente para suas compras.
Saber um pouco de inglês ou contar com a ajuda de alguém que entenda e
Dinheiro para pagar as compras, incluindo o valor do frete.

Depois precisa ver se a loja envia para outros países. Eu já tive algumas decepções quanto a isso...
Escolhido o produto é preciso calcular o valor do frete e da taxa de importação.

Para quem tem dificuldades com o inglês aqui vão algumas palavrinhas que normalmente aparecem no momento de finalizar a compra:

Shipping address: endereço de envio (onde a mercadoria deve ser entregue)
Billing address: endereço de cobrança (o mesmo endereço que consta na sua fatura do cartão de crédito)
Phone: telefone
Address: endereço
ZIP/Postal code: CEP

Country: país
City: cidade
State/Province/Region: estado
Optional: opcional
Required: obrigatório

Card number: número do cartão de crédito, impresso na parte da frente do cartão

Type: bandeira do cartão (Visa, Mastercard, American Express, etc)
CVV/CVV2: os três dígitos de segurança, impresso na parte de trás do cartão
Expiration date: Data de validade do cartão, impressa na parte da frente do cartão próximo à "Good thru"
Name: o seu nome, da mesma forma como aparece no cartão de crédito (incluindo as abreviações de sobrenome)
Billing address: endereço que consta na sua fatura do cartão de crédito

Aqui tem mais informações.


Pode acontecer de suas compras não serem taxadas, mas não faça suas compras contando com isso!



Para não dizer que não dei nenhuma dica de loja de patchwork, aqui vai o endereço de uma nos Estados Unidos que envia para o Brasil. Já comprei nela. O frete é um pouco caro, mas durante um tempo eles enviam um catálogo gratuitamente pra nossa casa a cada dois meses. É de encher os olhos.
Qualquer dúvida é só perguntar que ficarei feliz em responder.
Até o limite de 50 dólares só não paga a taxa se o remetente e o destinatário forem pessoas físicas.
Por enquanto é só.



3 comentários :

  1. nossa que dicas quentes!! anotado!!
    um bj doce e apareca nas abobrinhas!
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma dúvida se puder responder ficarei muito grato. Fiz uma compra na internet e ela veio via USPS, e caiu na receita federal, onde será cobrado os impostos e depois terei que pega-la nos correios. A dúvida eh a seguinte, se eu nao for buscar essa mercadoria nos correios, depois de um tempo ela não terá que ser devolvida para o destinatário ? Já fiz algumas compras que eles me cobraram imposto federal e estadual, paguei 100% de impostos sobre minha mercadoria. É correto a cobrança de imposto estadual também?
    Agradeço desde já,

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno,
    Eu não sou uma especialista em compras internacionais, mas eu acredito que a devolução da mercadoria vai depender do tipo de acordo entre a loja onde você comprou e a empresa encarregada de fazer a entrega.
    Com relação ao imposto estadual é possível que exista, em alguns estados do Brasil, alguma lei taxando alguns produtos importados... Se é correta essa segunda cobrança eu não sei.
    Espero que possa ter ajudado. Obrigada por participar do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...