Foi uma experiência muito gratificante. Recomendo a todos que fazem patch a pelo menos uma vez inscreverem seus projetos no Festival.
Aqui vai uma foto do meu projeto exposto no Festival:
Essa é uma foto da minha filha que digitalizei num programa para ponto cruz disponível na internet. Só depois de procurar por um bom tempo achei um programa nacional que me oferecesse os recursos que eu desejava. O Passo seguinte foi imprimir o gráfico em tamanho natural e colar as folhas na ordem certa.
Essa é a foto do gráfico que usei para fazer a escolha dos tecidos.
Lamentavelmente não tenho fotos de todas as etapas de execução do trabalho. A minha filha, a mesma da foto, pegou a minha máquina e acidentalmente deletou diversas fotos das etapas do trabalho.
Dando continuidade ao projeto passei o gráfico para um tecido que serviu como base e depois comecei a trabalhar na escolha dos tecidos. Precisei de 51 tipos de tecidos diferentes para conseguir o resultado final. Foi um trabalho um pouco demorado, mas o resultado final compensou o esforço.
Nessa foto os quadradinhos foram colocados no lugar, sem retirar o papel do termocolante, apenas para eu ter certeza de que tudo sairia como o imaginado.
Quando achei que tudo estava como imaginado comecei a colar os mais de 2 mil quadradinhos. Um a um no tecido de base.
Nessa foto, uma mostra dos quadradinhos arrumados prontos para serem colados.
O tecido de base foi preso no chão com fita adesiva. Nessa foto o reparem no monte de pepel do termocolonte que foram se espalhando ao redor do trabalho, enquanto a imagem ia tomando forma.
A etapa seguinte foi juntar as três partes: o topo, a manta (usei uma de algodão) e o forro. Depois foi a vez de partir para o quilting. Optei por quiltar pequenas flores. Foi uma fase bem demorada, pois a cada mudança de tecido, tinha que mudar a cor da linha.
Mais um detalhe:
Não sei exatamente o tipo de impressão que o meu trabalho causou nas pessoas, mas o meu objetivo foi fazer um trabalho que causasse uma impressão ao ser visto de perto e outra ao ser visto de longe. Muitas pessoas que o viam de perto não conseguiam perceber a imagem, mas percebiam o quilting. Já quem via de longe logo via a imagem, mas não percebia o detalhe do quilting.
Essa técnica é o Mosaic quilt. Para executá-la tive que fazer várias adaptações devido a dificuldade de adquirir o material importado.
Essa aqui é a minha amiga Regina mostrando o detalhe da etiqueta:
Acho que era isso que pretendia comentar sobre a minha peça.
Abraços e até a próxima.
Um trabalho maravilhoso!!! Parabéns amiga!!
ResponderExcluirParabéns! Você teve um grande trabalho e muita paciência. Estou fazendo uma colcha em nine patch e já achei trabalhoso.
ResponderExcluirEstou encantanda..parabens pelo trabalho
ResponderExcluirImpressionante!!!
ResponderExcluirÉ a palavra que encontrei para definir seu maravilhoso trabalho.
Parabéns mesmo!!!
Carla Peixoto
BH-MG
http://artesanatodeideias.blogspot.com/
Estou de queixo caído!!!!!!! Maravilha!!!!!!Nem vou dizer mais nada porque tudo que disser será pouco diante de um trabalho tão delicado!!!!!!
ResponderExcluirParabéns, mãos de fada!
Bjs Florimar
Parabens pelo trabalho lindissimo!
ResponderExcluirQue Deus comtinue abençoando tuas mãos e obrigada por compartilhar conosco.
Bjs, Rita
Menina , que coisa linda!!!!!Perfeito e maravilhoso!!
ResponderExcluirOlá ...Fui ao Festival e vi seu trabalho.
ResponderExcluirMuito interessante.Gostei muito.
Parabéns!
Silvana, nem preciso dizer...ja disse.. que eu amei o teu trabalho!! Mas confesso que não tinha percebido os detalhes do quilt!! Lindo, divino!! Maravilhosooooo!! Parabéns minha amiga! Vou repetir...este trabalho foi um dos meus preferidos!! Amei!! Beijocas e continue fazendo estas belezuras!!
ResponderExcluirBeijocas
Andreza
Silvana, está lindo o sseu trabalho. Sabe, eu já pensei em fazer a foto da minha neta nessa técnica ou em aquarela que éa minha preferida, mas até hoje não encontrei pique. Na verdade acho que os tecidos nacionais são difíceis de encontrar certas nuances e já os importados são mais difíceis de encontrar.
ResponderExcluirEstou atualmente fazedo um watercolor (aquarela) mas todo com tecido importado.
Beijos e parabéns pela empreitada. Quant tempo vc levou?
Parabéns! Sensacional teu trabalho!!!
ResponderExcluirbjss
Necca
Lindo, parabéns!!!
ResponderExcluirTeu trabalho é criativo e artístico.Muito lindo.
ResponderExcluirMaravilha!!!!!!
ResponderExcluirPenso como vc ficou feliz!!!!
Beijos...
liege
Estou encantada com seu trabalho e que continue iluminada assim.
ResponderExcluirBeijos
Silvana este foi um dos trabalhos que admirei muito no festival e nao sabia que era de uma amiga do Patchpinte, parabéns, esta perfeito e muito expressivo.
ResponderExcluirBjks
Zilda
Maravilhoso Silvana!!!
ResponderExcluirApesar de conhecer este trabalho através de fotos (e já tê-lo achado incrível), saber das etapas é surpreendente.
Sem falar que é lindo, delicado e o tema (a filhota linda)não poderia ser mais inspirador.
Parabéns novamente.
Menina!!!! Que trabalho maravilhosoooo!!!
ResponderExcluirQuanto tempo demorou? Apesar que o tempo nem conta se levarmos em conta a beleza do resultado!
Uma verdadeira obra-prima, para muitas gerações!!!
Parabénssssss!!!
beijocas
Cris
Muito legal, neste post a gente tem a noção de como é dificíl escolher e executar um projeto para uma competição, teu trabalho ficou demaisl, parabéns...bjkas
ResponderExcluirAmiga, Fui nesse festival, na verdade foi o primeiro que fui e a tua obra de arte foi muito admirada por mim, por minhas amigas e por todos que a viram, Parabéns querida, ficou divinoooooo.... Tu és uma artista mesmo. Xero
ResponderExcluir