Analytics

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mais linhas para a minha coleção da Varicor

Essa semana quero compartilhar com vocês as minhas mais recentes aquisições para a minha coleção de linhas Varicor. Quem acompanha o blog sabe que eu estou empenhada em fazer o resgate da história dessa fábrica de linhas que faz parte das lembranças de muitas entre nós. Quem não se lembra de sua mãe, avó ou tia que fazia coisas lindíssimas com essas linhas?
Pois a Astrid Nogueira, minha querida amiga que compartilha comigo essa mesma paixão, encontrou mais umas raridades para a minha coleção e enviou para mim. Nossa, fiquei super emocionada com mais esse resgate e pela oportunidade de poder dizer que tenho essas raridades comigo!
 Essas são flores de crochet feitas na Varicor, à mão com as linhas Gigi e Sissi de carretel. Na época em que foram feitas não havia máquinas de crochetar. Tudo era feito artesanalmente. Na fábrica havia um departamento onde dezenas de crocheteiras criavam essas belezas, sob o comando de Madame Maia.
 Essas são as fitas Lacê. São confeccionadas com os fios rayon, e se parecem com as fitas tipos soutache, só que mais fininhas.
 Detalhe das etiquetas das fitas Lacê.
Essa é a Zig-zag. Também conhecida como sianinha. As da Varicor são superfininhas. Tenho da mais estreita e da mais larga. Uma delicadeza só.
 Nessa foto dá pra ver o quanto as Zig-zag são delicadas, mesmo a mais grossinha!
 Adquiri também alguns fios da linha Variban. Ela se parece com um fio de lã bem fininho. A Astrid me contou que antigamente se faziam umas roupas de banlon com esse fio. Eu não me lembro. Alguém lembra?
Nessa foto tem alguns outros fios que a Astrid me mandou para completar a minha coleção. São fios da coleção Cachopa e Filocel. Amei!!!!
 A AStrid, que é uma bordadeira de mão cheia, me mandou umas fotos de alguns bordados que ela fez utilizando as flores de crochet e as linhas Varicor.
 Lindo, não é?
Esse efeito dimensional das flores ficou maravilhoso e o detalhe da cesta também!
Meu agradecimento a minha querida amiga Astrid que está empenhada nessa nossa tarefa de resgate da nossa memória afetiva e histórica!!
Quer entrar em contato com a Astrid? O e-mail dela é astridnogueira@gmail.com
Beijos e até breve!

3 comentários :

  1. muito bom ver tudo isso, relembrar, vou compartilhar com minha mãe no facebook para ela recordar também, beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindas! Nem sabia que ainda existiam! Minha mãe tem 73 anos e passou a sua juventude (como toda moça de antigamente) bordando seu enxoval, e era com linhas varicor. Até hoje temos algumas. Uma relíquia. É possível comprar pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tatiana,
      Entra em contato com a Astrid pelo e-mail astridnogueira@gmail e pede informações que ela te explica como.
      Beijos.

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...