Analytics

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Explicação da 8ª lição de Bordado Brasileiro

A Deepa é uma indiana que ensina técnicas de bordado brasileiro lá no seu país e sempre acompanha as aulas que D. Olga Quint Melim me ofereceu para serem publicadas aqui no blog. No mês passado, quando publiquei a 8ª aula, recebi um comentário da Deepa, me perguntando se eu não poderia bordar a flor, pois eu só publiquei as informações da aula.
Eu prontamente disse que iria fazer. Apesar da minha determinação de mostrar como fazer a flor solta da aula, eu não tinha a menor ideia de como fazê-la, então fui pedir ajuda a D. Olga, que solicitamente me ajudou dando explicações por telefone, sobre como fazer a flor. E como se não bastasse isso, ela ainda me mandou umas amostras dos bordados que ela fez nos anos de 1960 e umas amostras só iniciadas para que eu pudesse entender direitinho as explicações dela.
O material ficou muito bem explicado, qualquer um pode fazer a flor se desejar. Ela inclusive sugeriu o uso de outros materiais.
 Como fica a flor depois de bordada com as linhas Imperial e Filosel.
 Aqui D. Olga me mostra como são feitos os primeiros pontos. A linha que forma as pétalas não atravessa o tecido. São feitas voltas com a linha que é presa com linha de costura normal no risco onde fica o miolo, usando pequenos pontos.
 Nessa foto uma observação da D. Olga: "Podes fazer as laçadas maiores ou menores, ao seu gosto".
Aqui d. Olga mostra como fazer com sianinha.
Se desejar a flor com mais pétalas é só fazer mais camadas por cima das primeiras e esconder os pontos da linha comum com pontos rococó ou uma lantejoula.
Quero encerrar este post agradecendo a Deepa, que se não fosse o seu pedido, eu não teria aprendido a fazer essa técnica e a D. Olga por ter sido tão solícita comigo, me dando explicações por telefone e mandando as amostras que ela tem pra mim pelo correio. Muito obrigada Deepa e D. Olga!
Será que você seria capaz de fazer essa flor e mandar as imagens para que eu publique aqui no blog? Eu ficaria muito feliz se isso acontecesse.