Analytics

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novidades em materiais para patchwork

Quem faz patchwork sabe que os materiais voltados para essa arte são fundamentais para a produção de peças com técnicas elaboradas. No Brasil ainda temos carência de produtos exclusivos para esse setor. Entretanto aos poucos as coisas estão mudando. Descobri na Doce Retalho, uma nova coleção de entretelas voltadas para a execução de peças de patchwork.
Mostruário com as peças.
A fabricante desses produtos é a  Vilene, que se orgulha de ter sempre uma entretela para a aplicação que se deseja. São cinco tipos de entretelas: a dupla face, o papel cola, a entretela de bolinha, para foundation e a manta  acrílica.
Ainda não usei todos os produtos da Vilene, mas posso afirmar que a entretela dupla face é muito boa e não fica  nada a desejar em comparação com as entretelas importadas. Eu a usei numa peça que vai participar da mostra competitiva do EGPB de 2011. Assim que o festival começar pretendo colocar imagens da peça aqui no blog.
A entretela que usei é a da direita.
A entretela dupla face tem aplicação definitiva e pode ser usada em aplicações sem a necessidade de costuras nas bordas, suportando lavagens delicadas.
O papel cola pode ser usado com reposicionamento da aplicação e requer a costura nas bordas, como o caseado, por exemplo.
A entretela de bolinha é para estruturar o tecido. É bem fina e possui cola. É mais usada na junção de quadrados.
Embalagens das entretelas para foundation e de bolinhas.
A manta para foundation vem com 5 metros, substitui o papel e não é necessário retirá-la.
A manta acrílica tem como principal vantagem a sua medida, enquanto as mantas normalmente possuem uma largura máxima de 1,50m, a manta da Velene possui 1,80. Esse tamanho evita o excesso de emendas.
A manta acrílica vem em uma embalagem com uma peça de 1,80x2,00m
Todas as mantas são fabricadas pela Freudenbarg, uma empresa alemã que é referência mundial em não tecidos, por estar no mercado há mais de 150 anos e ser a maior produtora mundial de não tecidos. Sá para deixar bem claro: não tecidos são produtos feitos a partir da combinação de bibras em diferentes posições formando uma manta fibrosa.

Espero que a partir do conhecimento desse novos materiais vocês possam ter idéias de como usá-los para valorizar suas peças de patchwork.
Bom trabalho pra vocês!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...