Analytics

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Direitos autorais e patchwork

A capacidade de criar modelos e combinações de cores é um dom necessário para quem gosta de fazer patchwork. O problema é que nem todos têm essa capacidade bem desenvolvida. Ao admirarmos uma peça bem executada é normal ter o desejo de poder fazer uma igual ou parecida. É nesse ponto que as coisas se complicam. Nem todos têm o mesmo entendimento sobre o que é correto fazer ou não.
Não quero que esse post seja entendido como uma acusação, apenas como um ponto de partida para uma reflexão sobre um tema tão delicado. Essa semana vi uma de minhas amigas no Orkut colocar uma mensagem reclamando da cópia de um trabalho seu que foi publicado em uma revista sem mencionar o seu nome como design da peça. Ou seja a pessoa que executou o trabalho acabou levando os créditos pela criação e execução. Para evitar que seus trabalhos sejam copiados, sem os devidos créditos, minha amiga tomou uma decisão radical: não vai mais criar nada! 
É uma situação desagradável, sem dúvida. O que falta para que casos como esse não se repitam mais? A falta de conhecimento é o principal entrave, na minha avaliação. Acho que as pessoas quando não têm conhecimento das coisas acabam cometendo erros sem ao menos perceberem.
O patchwork é uma arte que tem se desenvolvido bastante nos últimos anos. Cada vez aumenta o número de pessoas que admiram e se interessam por esse trabalho. Para as pessoas que têm por hábito copiar um trabalho de um livro ou mesmo um projeto free na internet sem esclarecer os créditos (intencionalmente ou não) é importante lembrar que a possibilidade de outras pessoas descobrirem que esse trabalho não é originalmente seu é muito grande.
Quando nos aprofundamos no patchwork, uma das primeiras coisas que aprendemos é a identificar as técnicas e trabalhos dos principais nomes que executam essa arte. Por isso se apropriar de uma idéia, mesmo sem intenção, não é bom para a imagem de quem deseja trabalhar nesse meio, principalmente publicando trabalhos em revistas. Mais cedo ou mais tarde a verdade será exposta...
Com relação a decisão tomada por minha amiga, acredito que ela acabou punindo a si mesma. Mesmo que meu trabalho seja copiado por muitas outras pessoas sem que o meu nome leve os créditos pela criação, não vou querer me punir com a falta de criatividade. Se sou capaz de criar coisas diferentes, de me inspirar olhando coisas simples do dia a dia e fazer coisas que me dão prazer, mesmo que outros queiram se apropriar de minhas ideias, não vou querer me condenar a uma vida sem criação.
Criar coisas é prazeroso, me deixa feliz. É mais excitante que levar o crédito (e isso também é bom).
Então, se algum dia você se sentir prejudicada pela falta de criatividade dos outros, não tome a decisão de punir a si mesma. Deixe a sua imaginação fluir. Divulgue seus  trabalhos em seu blog, no seu álbum do Orkut, no Picasa, revele suas fotos, mostre para os seus amigos e faça tudo o mais que puder para se exibir. Não espere que outros reconheçam o seu valor. Se valorize. Você vai ver que não se deixar abater por essas coisas é o melhor remédio.

5 comentários :

  1. Silvana, o que aconteceu com a nossa querida amiga foi mesmo uma infelicidade. Mas assim como você acredito no brilho e no talento de cada um. Concordo que temos que nos mostrar, fazer valer o nosso direito de fazer a diferença, de ter atitude! Jamais abaixar a cabeça para estes infortunios da vida, por que senão não vivemos. Passamos a viver pelos outros... Sentimento difuso, contraditorio de quem é "roubado" numa autoria, não sei o que eu faria, acho que colocaria a boca no mundo mesmo!!! Mas acho que devemos seguir em frente! Sei lá...
    No caso da Aninha, eu acredito que logo ela irá repensar e afastar as mágoas, pois ela é grande e nobre, talentosa e tem um brilho todo especial que é só dela!
    Adorei a tua postagem, vou linkar lá no tecendo sonhos, posso?? Ahhh... e pode deixar que terá a sua autoria!! hehheh
    Vc como sempre tem o poder de falar coisas úteis e ao seu tempo, gosto demais disto!! Beijocas e sucesso amiguinha!!
    Andreza

    ResponderExcluir
  2. Andreza, é claro que podes linkar no Tecendo Sonhos. Me sentirei honrada com isso.
    Obrigada por deixar a sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Silvana,
    Você abordou muito bem o assunto.
    E esse fato triste, serviu estreitarmos laços... não conhecia teu blog... agora já sou seguidora.
    Quando fiz aquele post no meu orkut eu talvez tenha me expressado de maneira errada. Em nenhum momento eu pensei em parar de criar minhas coisinhas, mas sim
    PARAR DE DAR IDÉIAS para pessoas que pedem e não dão créditos. Não que eu precise disso para viver, mas sempre é bom ser reconhecido.
    Sou uma pessoa muito grata a todo bem que as pessoas me fazem, e talvez por ser assim... fico tão magoada quando uma amiga passa uma rasteira.
    Mas... a vida continua...

    Mário Quintana meu poetinha já dizia:
    Queles que atravancão meu caminho
    Eles passarão
    Eu PASSARINHO

    Abraços

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Ana Maria,
    Fico feliz que seus trabalhos lindíssimos vão continuar nos encantando!
    Seu talento é uma benção e é um estímulo para quem gosta de patchwork.
    Adoro ver as fotos dos seus trabalhos no Orkut.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Silvana, muito oportuna a tua colaboração com este artigo.Precisamos nos posicionar com firmeza na defesa daquilo que é fruto do nosso talento e trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...