Analytics

terça-feira, 18 de maio de 2010

Hexágonos fáceis de cortar

Muita gente se assusta quando o assunto é patchwork à mão. Mas para mim é uma atividade muito relaxante. Diferente da costura à máquina que só posso fazer quando estou no meu ateliê, a costura à mão pode ser feita em qualquer lugar, desde que tenha uma boa iluminação. É ideal para fazer na companhia da família vendo TV, nos dias frios de inverno.
Pensando nisso resolvi mostrar um passo a passo ensinando a cortar hexágonos, sem ter que passar o risco para o tecido. É prático pois podemos ganhar bastante tempo. Só é preciso ter uma régua triangular com ângulos de 60 graus e uma fita adesiva.
A primeira coisa a fazer é decidir qual será a medida de cada peça. No exemplo mostrado cada hexágono tem 8cm entre as duas linhas paralelas.

O passo seguinte é cortar tiras do tecido escolhido com 8cm de largura.
Coloque a régua sobre a tira de tecido como mostra a foto. A parte mais alta do triângulo fica sobre a parte mais alta do tecido. Pegue um pedaço de fita adesiva (de preferência colorida) e cole na régua, de maneira que encontre com a linha do tecido na parte inferior.


Dobre a tira de tecido ao meio.


Coloque a régua sobre o tecido dobrado. Tome cuidado: a parte dobrada deve ficar para baixo e na mesma linha onde foi colocada a fita adesiva.
Certifique-se que a régua esteja bem na ponta do tecido e corte acompanhando as laterais do triângulo.

Agora é só desbobrar o tecido. O Hexágono já está pronto!
Continue com o mesmo processo, até o tecido acabar. Ao final sempre sobrará dois triângulos de cada hexágono que pode ser utilizado em outros projetos de patch à mão.
Aqui vai uma amostra do que tenho feito com os meus hexágonos.
Até a próxima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...