Analytics

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brazilian Embroidery - A Fada

O meu objetivo ao publicar as imagens dos bordados da Senhora Helena Carmem da Silva foi o de resgatar parte da nossa cultura que estava esquecida. Mas a quantidade de pessoas que se manifestaram elogiando a qualidade do trabalho me surpreendeu.
É impressionante. Quase todas as pessoas que tem a oportunidade de olhar as fotos dos bordados despertam uma lembrança agradável da época em que o bordado com as linhas Varicor eram moda aqui no Brasil, por volta dos anos 60 e 70.
Muitas me agradeceram pela iniciativa. Mas a pessoa que tornou isso possível foi a Senhora Helena. Foi graças a sua dedicação e ao reconhecimento do seu talento por parte da sua família que estamos tendo a oportunidade de ver o quanto esse tipo de bordado é gracioso.
Por isso resolvi colocar aqui uma imagem da Senhora Helena. Para que todos possam ver o rosto dessa verdadeira artística que, apesar de não estar mais entre nós, continua nos encantando com as suas artes.
Helena Carmem da Silva

Não sei muitas coisas a respeito da Senhora Helena. O que todos que a conheceram me falam é que ela era muito talentosa e fazia trabalhos incríveis com linha e agulha.

Aqui vai uma mostra desse talento espetacular:

É um bordado com fita.

Muito bonito.

Isso me encanta.

Aqui um trecho de um texto escrito por ela.

Como já comentei na primeira postagem sobre Brazilian Embroidery, era do meu conhecimento que o Bordado Brasileiro tivesse uma boa aceitação entre as Americanas. Mas essa arte atravessou muitas outras fronteiras. Essa semana recebi um comentário da proprietária de um blog na Índia me agradecendo por divulgar as imagens:


Hello,
Thanks for sharing these files.Could you kindly translate the lines on the pages? Iam from India and I know a bit of BE. I also visited the pictures of BE you posted, they are absolutely wonderful.Thanks a lot for letting us see them :)

Aproveitei e dei uma passadinha no blog dela e para minha satisfação pude constatar que ela é realmente apaixonada pelo Brazilian Embroidery, que ela abrevia como BE. Entre as postagens sobre bordado, ela criou 28 apenas para divulgar o Bordado Brasileiro. Aqui está o endereço do blog da Deepa.

Por enquanto é só isso. Mas assim que tiver novidades estarei postando e compartilhando o que souber com vocês.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...