Analytics

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Porque aprender a quiltar comigo, por Lucimara Maeda

Essa semana vou compartilhar com vocês um depoimento que a minha amiga Lucimara Maeda fez pra mim no Facebook, com o objetivo de divulgar os meus cursos. Ela é uma incentivadora do meu trabalho e compartilha comigo o amor pelo quilting. Ela sabe que quanto mais pessoas souberem quiltar, mais poderemos ver lindos trabalhos saindo das mãos das quilters brasileiras. Abaixo segue o texto da Lucimara intercalado com fotos dos assuntos que ela cita e que foram tratados aqui no blog.

Minha história com a Silvana Vituriano Da Silva Celistre realmente começou por um acaso. Eu começando a fazer patch procurei algum tutorial sobre seminole, e me deparei com seu blog. Fiz uma necessaire e despretensiosamente enviei uma foto para ela. Ela me pediu autorização e publicou a foto no seu blog...fiquei toda envaidecida, e nesta altura já era fã dos seus trabalhos de quilt.
Necessaire da Lucimara.
Minha admiração cresceu ainda mais quando ela me entregou duas colchas quiltadas para os meus filhos. A única coisa que havia pedido é que tivessem feathers nelas... E foi uma surpresa enorme quando vi o quanto um quilting é capaz de transformar uma simples colcha de retalhos...uma verdadeira obra de arte!
 Esse foi um dos primeiros topos que a Lucimara fez
E o primeiro e último trabalho de quilting que fiz pra ela.

 Aí surgiu a ideia de ir a São Leopoldo aprender a quiltar com ela... Como não é fácil se deslocar até lá, seja pelo custo de uma viagem (para quem não sabe São Leopoldo fica no Rio Grande do Sul), seja pelas nossas agendas sempre lotadas esta ideia acabou não se concretizando, mas dando ideia a outra: fui sua primeira aluna online! Fiz a primeira aula onde aprendi a preparar a peça, montar o sanduíche, esticar a peça, aprendi os cinco movimentos básicos e alguns padrões que podemos fazer com eles (na verdade a aula era curta para tanta informação, pois todos os padrões de quilt são feitos a partir destes cinco movimentos básicos), e por último, aprendi a preencher espaços quiltando!

Quilting de estrela
A esta altura já me considerava uma expert... E tinha este topo de estrela acima pronto... Escrevi para a silvana e disse: vou quiltar este topo com um padrão de ganchos e curls ("caracóis"). Ela generosamente me respondeu: vamos nos encontrar a noite online que já vejo um projeto de quilt lindo nele! Esta segunda aula foi ainda mais reveladora: presenciar seu processo criativo me deixou encantada... Sem esconder nenhum segredo ela foi me mostrando como escolher os padrões para valorizar cada desenho da peça, os efeitos do padrão escolhido e fazer as marcações para execução destes padrões! 

A partir de então fui introduzida ao mundo secreto das grandes quilters: sabe quando você vê uma peça linda na exposição e fica sem saber como a artista criou tudo aquilo? Agora eu tinha uma pista...enfim, esta estrela e o resultado destes encontros virtuais, muita técnica e muita vontade de quiltar. Afinal, quem já costurou numa máquina pretinha com motor sabe que ela é forte... Mas não tem recursos que as gerações mais modernas possuem. Provei na pratica que é possível quiltar em qualquer máquina de costura! 
O quilting da Lucimara cresceu muito e ela tem feito coisas maravilhosas!!!!
Silvana continuou como minha mestra e inspiradora virtual por mais dois longos anos... Até que em setembro do ano passado pude trazê-la para um curso presencial de dois dias em Ponta Grossa. Queria conhecê-la pessoalmente, e permitir que mais amantes do patchwork tivessem a oportunidade de aprender a quiltar. Apesar de ter aprendido bastante online, vê-la quiltando pessoalmente, assistir suas aulas, as discussões, e mostrar meus trabalhos para ela revolucionaram novamente meu quilt.
A prova do nosso encontro!!!
A tecnologia ajuda a compensar as distâncias, mas não substitui de maneira nenhuma o contato pessoal. Por isso, amantes do patchwork de todo o Brasil, em especial as amigas de Uberlândia (MG) e Fortaleza, se vocês tem qualquer máquina de costura com um pé de quilt livre (existe um modelo universal que serve em qualquer máquina), não deixe de aproveitar a oportunidade de aprender a quiltar com a Silvana Vituriano, de fazer este curso de dois dias que é uma verdadeira imersão no quilting. Depois do curso vocês terão a certeza que valeu cada centavo investido! Fiquem atentas a agenda de cursos, e não deixe para se inscreverem na última hora, pois as vagas são limitadas para que todas possam aproveitar o curso.
Em Ponta Grossa.
Em todos os seus cursos até agora já vi muitas alunas que se arrependeram de não ter feito, ou não puderam fazer por falta de vagas...mas não encontrei nenhuma que não tivesse ficado 100% satisfeita, e é com um enorme prazer de dever cumprido que ao final de cada curso realizado ouvimos das alunas "você superou todas as minhas expectativas". Deem uma olhada no blogwww.artesdasilvana.blogspot.com ou no seu Facebook e vocês verão quantos quiltings lindos suas alunas estão conseguindo fazer...as famosas feathers (plumas) tão admiradas já estão sendo dominadas por todas. E deixo meu convite para todas as seguidoras da Silvana que já tiveram oportunidade de fazer o curso com ela, que se puderem deixem seus depoimentos...nada mais justo com quem tão generosamente compartilhou todo seu conhecimento para nos ver quiltando.

Sempre fico emocionada com a maneira como ela fala do curso.É muito bom ter uma amiga como Lucimara!!Beijos e obrigada amiga!
Semana que vem trago mais novidades.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...