Analytics

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bloco de catavento

Quando fiz a postagem "Os tesouros de Hanna" recebi muitos elogios para a colcha e pedidos para que eu ensinasse a execução do bloco. Então hoje vou mostrar como ele pode ser feito.


Para fazer o molde eu desenhei um triângulo retângulo com 15 centímetros de lado. Depois fiz uma linha paralela à base do triângulo no meio da linha vertical.

Em seguida refiz os triângulos internos ao lado da folha e dessa vez acrescentei 0,75 cm de margem de costura.

Os triângulos ficaram assim.


Após fazer os moldes eu recortei tiras de tecidos com 10 cm (triângulo) e 9 cm (trapézio). Essas tiras são da altura dos moldes.

Coloquei os moldes sobre as tiras de tecido e fui cortando alternando a posição do triângulo para aproveitar melhor o tecido.

O mesmo foi feito com o outro molde.

Virei o molde e continuei cortando.

Para cada bloco é necessário cortar quatro peças de cada molde. A primeira costura é para emendar o triângulo com o trapézio, de modo a formar um triângulo retângulo maior.

 Depois costura-se os dois triângulos maiores como na foto acima.

E para finalizar é só fazer uma costura unindo os triângulos maiores que se formaram com a costura anterior e o bloco está pronto.

Agora você poderá, com base nesse bloco, fazer uma colcha do tamanho que desejar. Basta ir unindo os blocos até ficar na altura e largura desejados.

 Até mais!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...