Analytics

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bloco de catavento

Quando fiz a postagem "Os tesouros de Hanna" recebi muitos elogios para a colcha e pedidos para que eu ensinasse a execução do bloco. Então hoje vou mostrar como ele pode ser feito.


Para fazer o molde eu desenhei um triângulo retângulo com 15 centímetros de lado. Depois fiz uma linha paralela à base do triângulo no meio da linha vertical.

Em seguida refiz os triângulos internos ao lado da folha e dessa vez acrescentei 0,75 cm de margem de costura.

Os triângulos ficaram assim.


Após fazer os moldes eu recortei tiras de tecidos com 10 cm (triângulo) e 9 cm (trapézio). Essas tiras são da altura dos moldes.

Coloquei os moldes sobre as tiras de tecido e fui cortando alternando a posição do triângulo para aproveitar melhor o tecido.

O mesmo foi feito com o outro molde.

Virei o molde e continuei cortando.

Para cada bloco é necessário cortar quatro peças de cada molde. A primeira costura é para emendar o triângulo com o trapézio, de modo a formar um triângulo retângulo maior.

 Depois costura-se os dois triângulos maiores como na foto acima.

E para finalizar é só fazer uma costura unindo os triângulos maiores que se formaram com a costura anterior e o bloco está pronto.

Agora você poderá, com base nesse bloco, fazer uma colcha do tamanho que desejar. Basta ir unindo os blocos até ficar na altura e largura desejados.

 Até mais!


6 comentários :

  1. Nossa! assim fica super simples! valeu pela aula!!! muito obrigada! bjos mil jeanine

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado.
    E fica lindo,a tua colcha então! Colorida, alegre. Maravilhosa!!

    Abraços
    Cláudia Oliveira
    bordandoeinformando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Silvana , que lindo !!!
    Ficou muito linda , a explicação esta muito boa.
    Não sei se conseguiria fazer tão bem ,já que me acho um bebê no patch.

    Bjos.
    Márcia C.
    bordandoeinformando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI SIlvana,

    Adorei a aula, bem explicado.
    Bjs
    Regina

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana,
    Meu nome é claudia Leão e sou uma apixonada virtual por patch. Meu grande desejo é fazer um curso, mas não consegui ainda encontrar na minha cidade (Fortaleza-CE)um professor. Você conhece alguém aqui que possa me ensinar ? Vc pode me ajudar ?
    Quando vejo estes trabalhos fico louca. Comprei material ( régua, base, cortador circular, estiletes de precisão, tecidos e etc) e não sei como usar devidamente. BJus

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia,
    Não conheço ninguém em Fortaleza.
    Eu ficarei muito feliz em te ajudar.
    No blog eu coloco muitas postagens com informações para iniciantes.
    Fiz uma que ensina a usar a placa de corte.
    http://artesdasilvana.blogspot.com/2011/03/como-usar-placa-de-corte.html
    Você pode ir postando suas dúvidas nos comentários que assim que puder eu vou respondendo através de postagens no blog, certo?
    Bjks.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...