Analytics

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Combinação de cores

Uma das coisas que mais chama a atenção num trabalho de patchwork é a combinação de cores. Mas como saber se as cores que eu escolhi para a minha colcha de patch estão se completando de maneira harmoniosa? Que cor combina com azul? O que são cores neutras?

Não sei se sou capaz de responder a essas perguntas de maniera satisfatória, mas já li bastante sobre o assunto e considero que eu possa ajudar a quem está começando na arte do patchwork. Então vou repassar algumas informações que podem ser úteis.

A primeira dica é organizar os tecidos por cores:
Azuis e violetas,
Amarelos,
Verdes,
Vermelhos, rosas e alaranjados e
Marrons e neutros.

Depois de organizar por cores, o próximo passo é a combinação dos tecidos. Acho que a combinação mais fácil de se fazer é a de cores iguais, mas intensidades diferentes. Nesse caso é só escolher uma cor de sua preferência e combinar com intensidades diferentes. Por exemplo o azul escuro, azul claro e o azul médio. É a chamada combinação tom sobre tom.

A dica seguinte é a que ensina a combinação com as cores vizinhas. Mas o que seriam cores vizinhas? Essa é fácil responder. Quando se trata de combinação de cores é importante ter na cabeça as cores do arco íris na ordem que aparecem: vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde, azul e voleta. Então as cores que estão do lado uma da outra são as vizinhas. Os azuis combinam com os violetas e verdes. Os tons amarelados com os alaranjados e verdes.

Outra forma de combinar as cores é utilizar cores opostas. Mas como saber o que é uma cor opostas? Para entender o que é isso é preciso conhecer um círculo cromático:


 As cores opostas são também chamadas de cores complementares e estão em posições opostas no círculo cromático. Essas cores juntas formam combinações contrastantes e inspiram maior alegria. A cor oposta ao amarelo é o violeta. A cor oposta ao vermelho é o verde, e assim por diante.




Por fim é a vez das cores neutras: branco, preto, marrom e cinza. Normalmente essas cores são utilizadas para destacar outra cor. Os neutros combinam com todas as cores e oferecem uma grande variedade de tonalidades.



Lembrando que essas dicas são para quem está começando. É claro que tem muito mais coisas sobre cores para entender, mas acredito que as informações que dei vão ajudar especialmente a quem está começando.
Por enquanto é só.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...