Analytics

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Que linha usar para quiltar


Na hora de quiltar uma peça de patchwork a escolha da linha deixa muita gente de cabeça quente. As dúvidas são muitas. Porém a principal é sobre que linha usar. Nos Estados Unidos, até alguns anos atrás, só se usava linha branca ou creme bem clarinho nos quilts. Nos festivais se a peça apresentasse outra cor de linha era impiedosamente desclassificada.
Ainda bem que isso é passado. Atualmente existe uma grande variedade de linhas para nossa escolha. A regra mais utilizada é a de que a linha de quilt deve ter a mesma tonalidade da cor predominante do trabalho. Mas isso também não é uma regra imutável. A linha a ser utilizada vai depender do efeito que se quer no trabalho.

Quando eu quero ressaltar o quilt eu uso uma linha contrastante. Por exemplo no tecido preto uso uma linha clara, que pode ser branca ou creme. A linha matizada dá um efeito sombreado que eu acho encantador. As linhas douradas dão um feito mais luxuoso ao passo que as linhas mais grossas de algodão dão um feito mais rústico.

Sempre que posso compro linhas para quiltar. Não tenho uma marca preferida. O que me chama a atenção é a cor da linha.
As linhas que eu mais utilizo são as de bordado. Entretanto atualmente aqui no Brasil temos muitas marcas de linhas de boa qualidade criadas especificamente para quilt.

Não recomendo o uso de linha para costura normal, pois essa linha não foi criada para dar acabamento aos trabalhos. Já a linha de pesponto dá um efeito bem rústico (quando usar essa linha, não esquecer de usar também uma agulha mais grossa).

Na bobina eu prefiro sempre usar a mesma cor que uso na parte de cima. Mas nem sempre isso é possível. Quando a linha de baixo tem que ser diferente eu procuro usar uma cor que não seja muito oposta a cor que usei em cima. Isso é para evitar que se perceba a cor da linha usada em baixo ao se olhar o trabalho mais de perto.

Espero que essas dicas possam ter ajudado.
Se ainda ficou alguma dúvida, é só postar no comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...