Analytics

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Teste de habilidade com a costura à mão

A semana passada eu encontrei por acaso um projeto de patchwork que eu havia separado para fazer e resolvi colocá-lo em prática. Era um projeto bem desafiante com costuras em curvas e à mão. Deu um pouco de trabalho executar esse projeto, mas eu me senti muito feliz ao terminá-lo! O nome do projeto é colcha de rodas.
 Como estou acostumada a fazer minhas costuras na máquina, foi muito gratificante poder me reencontrar com o prazer de costurar à mão!
 O projeto está todo em inglês, mas basta dar uma olhada que dá pra gente entender como fazer. Trata-se de um bloco muito antigo, segundo o projeto, é possível encontrá-lo em publicações desde os anos de 1800.
 Não precisei de muitos materiais, apenas linha, agulha, um dedal...
 ...uma tesoura...
e os moldes que mandei ampliar em 140%.
Além, é claro, de três cores de tecidos (escuro, médio e claro)
Eu realmente achei que teria muito mais dificuldade. Mas para minha surpresa, não tive dificuldade alguma para emendar as peças em curva. Sem contar que foi muito relaxante fazer esse projeto. Se você também desejar se desafiar executando esse projeto, basta clicar no link e inicie a sua aventura. Você vai gostar, faça com calma e veja que você é capaz de coisas que nem imagina!!
Beijos e até semana que vem!

segunda-feira, 23 de maio de 2016

A pressa é inimiga da perfeição

Essa semana eu fiz algo que eu recomendo que as minhas alunas não façam, que é pular etapas da preparação de uma peça para o quilting e por conta dessa decisão acabei trabalhando em dobro!
Trabalho feito da maneira correta!
Há algumas postagens atrás eu mostrei uma colcha com forro de tafetá. E entre os comentários que fiz, um foi que apesar do efeito visual ser muito lindo não é muito fácil trabalhar com tafetá. Acontece que a dona da colcha me pediu para fazer mais duas capas de almofadas de tafetá para que ela pudesse usar a colcha como dupla face.
Tive que desmanchar tudo...
Como era algo que eu não estava contando fazer resolvi pular uma etapa, que era esticar bem o forro antes de alfinetar, mesmo sabendo que esse tecido é um pouco mais difícil de trabalhar. No meu canal do YouTube tem um vídeo onde mostro como fazer essa etapa.

Esticado da maneira correta!
Nem preciso dizer que me arrependi e muito dessa minha "esperteza". Para piorar eu só parei pra ver como o avesso estava todo cheio de pregas depois que terminei de quiltar...
Resultado: tive que desmanchar tudo... espero que dessa vez eu tenha aprendido. Mesmo em peças pequenas, para afastar a possibilidade de surpresas desagradáveis como essa, não vou pular etapas!
Semana que vem volto com mais novidades. Beijos e obrigada por seu interesse em ver o que tenho feito.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Notícias de Blumenau

No final de semana passado estive em Blumenau - SC. Ministrei o curso de plumas no Ateliê Aromart da Márcia Kruger. Senti um pouco da responsabilidade de dar um curso para uma turma formada, na sua maioria, por professoras. Mas acredito que consegui acrescentar algo mais à bagagem que elas já possuem.

Muito obrigada ao Ateliê Aromart por ter aberto as portas para o meu meu curso. Tudo muito bem organizado, parabéns!
 O que me encantou nessa turma é que praticamente todas já me conheciam por acompanhar as minhas postagens aqui no blog e no meu canal no You Tube. Muito legal essas oportunidades criadas pela internet!
 O nível da turma é bem alto. Todas pegaram muito bem as informações passadas. O que me chamou a atenção foi a facilidade com que elas criaram novos padrões de preenchimento com as réguas curvas!
 Fizeram coisas que eu nem imaginava fazer!
 Muito criativas as alunas de Blumenau!
 Em casa eu também tinha feito alguns rabiscos de possibilidade de uso das réguas curvas.
Rabiscar é muito bom para desenvolver o processo criativo.
Amigas, essa é a foto do meu filho Lucas. que eu tinha prometido postar aqui pra vocês verem como ele cresceu. Estou me sentindo uma mãe infratora, pois se ele souber não vai gostar que coloquei essa foto dele. Mas não resisti...E ele nunca vem no blog, então ele não vai saber mesmo...
Beijos amigas e até semana que vem. Obrigada a você que vem aqui toda semana para saber das minhas novidades!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Colcha com forro de tafetá

Não tenho palavras para explicar a vocês a minha felicidade ao terminar de quitar essa colcha. Ela faz parte das colchas que estão esperando á mais de um ano pelo meu quilting. Antes de mais nada tenho que agradecer a minha amiga Juriana por sua paciência e confiança no meu trabalho.
A Juriana é sempre muito caprichosa com as suas costuras e a combinação de tecidos foi simplesmente maravilhosa!
Para esse projeto eu resolvi criar padrões de plumas para o tecido claro. No quadrado coloquei uma versão estilizada de uma guirlanda de plumas. Gostei muito do efeito que consegui.
No retangular eu fiz uma pluma com início e fim.
Nos quadrados florais para evitar que o quilting brigasse com as estampas florais miúdas, eu optei por fazer um padrão bem simples de loop.
 Para o forro a minha amiga Juriana pediu para eu colocar um tecido de tafetá. Ela escolheu esse tecido por ser largo o suficiente para não precisar fazer emendas no forro.
 Não foi muito fácil trabalhar com esse tecido, mas eu achei que o efeito final vale o esforço! Realmente parece uma segunda colcha!
Ficou super elegante! 
 As capas de travesseiros também ficaram muito elegantes.
 Frente e verso.
Aqui uma foto que coloquei no instagram da evolução do trabalho.
Até semana que vem amigas. Espero voltar com mais novidades na semana que vem. Beijos.

domingo, 1 de maio de 2016

Dez anos depois...

Quero compartilhar com vocês a história de uma colcha que fiz para minha filha Ana Carolina à mais de dez anos e como essa colcha era quando eu a terminei e como está agora depois de todo esse tempo e de todo o uso. Foi o meu primeiro grande trabalho. Fiz essa colcha ainda sob orientação de uma professora de patchwork. Nessa época eu nem sabia direito o que era quilting. 
Assim era a colcha quando eu coloquei pela primeira vez ela pronta na cama da Ana. 
 O quilting foi feito à mão. O caseado das aplicações também.
 Olhem como a Ana era pequena. Lembro que ela ficou muito feliz e orgulhosa quando ela recebeu a colcha.
Para registrar, o Gelson tirou umas fotos desse momento. Olha o sorriso de alegria dela!
 Durante todo esse tempo essa colcha sempre esteve em uso. Normalmente só sai da cama da Ana quando vai pra lavar. Inverno ou verão.
 Dá última vez que peguei a colcha pra lavar, comentei com a Ana que já estava na hora de jogar fora a colcha de tão velhinha que estava. As fotos não conseguem mostrar o real estado de desgaste.
 O tecido de algodão em várias partes já se rasgou...
 As aplicações estão todas avariadas,..
 ...faltando partes e descosturadas. Entre outros defeitos.
Para minha surpresa, quando disse que estava pensando em jogar a colcha fora, a Ana Carolina não concordou com a ideia. Ela me disse que adora essa colcha e que ainda pretende usar ela por muito tempo!
Fiquei ao mesmo tempo surpresa e emocionada ao perceber o apego que a Ana tem por esse trabalho. As minhas primeiras peças não são as mais bonitas que eu fiz, mas eu tenho um amor especial por todas elas. Sempre que vejo elas lembro da minha determinação em aprender e da emoção que me motivava naquele momento. E fiquei feliz de perceber que a Ana também tem uma ligação sentimental com a colcha que fiz pensando nela.
Agora está na hora de fazer uma nova colcha pra ela, com um visual mais adolescente e que essa nova colcha possa também ser uma representação do laço de amor que nos une.
Isso é um pouco do que representa o patchwork e o quilting na minha vida.
Você também tem uma peça de patchwork de grande valor sentimental?
Obrigada a você que vem sempre aqui ler o que escrevo.
Beijos e até semana que vem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...