Analytics

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Trabalho de uma aluna

Quero compartilhar com vocês, essa semana, dois trabalhos da minha aluna Ana Maria Carmona. Ela fez o curso comigo na Fio de Ouro, no Rio de Janeiro em junho desse ano. Ela já dominava bem os movimentos básicos e fez os meus dois cursos: o básico e avançado.
Eu venho me impressionando muito com os últimos trabalhos que ela faz e pedi autorização dela pra divulgar as imagens do que anda fazendo.

Percebam como ela domina bem os movimentos e aprendeu a usar as réguas curvas.
Fico muito feliz quando vejo que as minhas alunas estão conseguindo se desenvolver a partir das informações que eu repassei!
Obrigada Ana Maria Carmona, por autorizar a divulgação das suas imagens no meu blog.
Antes de encerrar a postagem, quero colocar o depoimento que recebi, essa semana pelo Facebook, de uma das minhas primeiras alunas de quilting,Cladis Martins:
"Silvana querida! Quando fiz o curso contigo em Sao Leo me apavorei e como não gostava de quiltar, nem treinei. Agora, semana passada, simplesmente peguei meu caderno e achei que ia gostar de quiltar. Não deu outra: tô quiltando e muito feliz. Acho que a hora é agora. Vou treinando e lembrando de ti".
Não é gratificante receber uma mensagem com um conteúdo desse?
Lindos quiltings e até semana que vem!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Meu novo livro de quilting!

Hoje vou compartilhar com vocês a mais nova aquisição para a minha biblioteca de quilting. Eu resolvi comprar esse livro porque eu simplesmente me sinto fascinada pela mistura de padrões que a autora Karlee Porter, consegue fazer.              
A autora é jovem e o seu conceito criativo é inovador. Acredito que ela não tenha mais de 30 anos. Por ser tão jovem as referências onde ela foi buscar inspiração são, para mim, totalmente inusitadas: o grafitismo! Me senti impulsionada a compreender o seu processo criativo.
Vejam a foto da Karlee Porter na contra capa do livro.  Não é bem novinha?
Essa foto é um exemplo do tipo de quilting que ela faz. Eu vejo como uma explosão de cores e formas. O que me atrai no estilo dela é a utilização de padrões simples para criar um forte impacto visual. Quem fez o meu curso básico e já domina os cinco movimentos que eu ensino, tem todas as condições de reproduzir os padrões que ela mostra no livro.
Aqui, uma pequena amostra dos meus treinamentos. Ainda não me arrisquei a fazer no tecido. Por enquanto, apenas no caderno.
Você pode encontrar esse livro pelo site da Amazon.
Não posso encerrar essa postagem sem antes deixar aqui registrado o meu agradecimento a minha querida amiga Lucimara Maeda que trouxe esse livro dos EUA pra mim!
Obrigada também a você que sempre passa por aqui pra saber as minhas novidades. Beijos e até semana que vem.



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estreia do curso de Trapunto em Ponta Grossa (PR)

Finalmente, na semana passada, eu consegui ministrar uma turma de trapunto. Faz tempo que venho tentando amarrar esse curso. A principal dificuldade era fazer com que cada aluna saísse da sala de aula com um projeto diferente e atingimos esse objetivo em Ponta Grossa. Fiquei muito satisfeita ao ver que as alunas conseguiram desenvolver seus projetos! Claro que não deu pra terminar tudo, mas levaram suas peças com todo o projeto de quilting definido.
Para que os objetivos do curso fossem alcançados optei por montar uma turma com poucas alunas e todas já haviam feito os cursos básico e o avançado comigo. Acho que essas foram as duas razões para que o curso desse tão certo. Todas já conheciam o meu estilo e não tive que perder a primeira aula explanando as minhas técnicas de quilting.
O clima entre as alunas foi de muita descontração e colaboração. A Lucimara Maeda, que foi a responsável pela organização montou a turma na casa dela, por ser um número pequeno de alunas. Fomos super bem recebidas por sua família.
Abaixo seguem alguma fotos do nosso encontro.

 Dani, Rafaela e Lucimara
Tatiana
 Rafaela, eu e Dani.
 No final do curso, Dani orgulhosa mostrando o trabalho dela.
 Mais uma fotinha!
 Todas juntas: Rafaela, Lucimara, Eu, Tatiana, Mary e Dani.
 Rafa, eu e Tatiana.
 Rafa e eu.
 Tatiana e eu. Excelente impacto visual do trabalho dela.
 Minha querida amiga Mary, que em menos de uma semana já terminou a sua peça!!
 Dani!
Minha amiga Lucimara. Nos falamos todos os dias, que quando nos vemos pessoalmente, não é mais novidade!!!
À noite a Dani preparou uma paeja de frutos do mar para nós.
Estava uma delícia!!!
Detalhe do trabalho da Rafa.
Nas fotos parece que tem bem pouca coisa adiantada, mas é que ela caprichou nos detalhes.
Também ministrei o curso básico. Foi muito bom também.
 Alunas queridas e carinhosas.
 Todas reunidas.
Pelo segundo ano seguido que vou a Ponta Grossa o Kessy Armarinho apoiou o curso. Dessa vez ofereceu uma cesta com aviamentos para ser sorteada entre as alunas. A sortuda foi a Rochele Shibuta. Na foto Mary, Rochele e eu, entregando o presente.
Não posso encerrar essa postagem sem antes deixar registrado o meu agradecimento à Lucimara Maeda que organizou o curso e abriu as portas da casa dela pra nos receber e às alunas que acreditaram na minha proposta. Obrigada meninas!!!
Na próxima semana irei para o Rio de Janeiro. A peça para o curso de aplicação quiltada está quase pronta. Espero em breve poder trazer as imagens pra vocês. Até semana que vem!! Bjs

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Régua de flying geese

Desde que eu comecei a fazer patch e quilting que eu sabia da existência dessa régua. Vi muitos vídeos da Eleanor Burns ensinando o usá-la, mas ter essa régua pra mim era um sonho muito distante.Até que durante uma de minhas viagens, eu a encontrei, no Ateliê Fio de Ouro no Rio de Janeiro, e não deixei passar a oportunidade.
Recentemente usei essa régua e aproveitei pra fazer um tutoiual de uso dela em português, porque em inglês tem bastante!
Se você se deparar com essa régua em algum lugar e não souber como usá-la, é só dar uma passada aqui no blog e ver essa postagem.
A régua que eu tenho faz os flying gesse é de 3"x 6" e 1 1/2" x 3". Além da régua de flying geese eu usei uma régua pra marcar a margem de 1/4 ", mas dá pra fazer sem essa régua fininha, desde que você tenha como marcar essa medida com outra régua.
Eu fiz o flying gesse de tamanho menor, então precisei de um quadrado de 6" e outro de 4 1/2"

No quadrado menor fiz a mesma marcação que se faz para fazer os triângulos retângulos, com a minha régua de margem de costura.
Depois coloquei o quadrado menor sobre o maior centralizando. Direito com direito.
Alfinetei e levei à máquina para passar as duas costuras.
Depois de costurado, cortei entre as duas costuras. Do mesmo modo como fazemos para os triângulos dentro de um quadrado.
Dei um pequeno corte  transversal no meio da margem de costura.
Novamente fiz a marcação na diagonal do quadrado.
Note que não é para alinhar as costuras centrais. Elas ficam desencontradas.
Depois de costurar é só cortar na linha central.
Você terá dois quadrados como esse.
Agora você poderá usar a régua para cortar os flying geeses. O legal é que o triângulo da régua encaixa certinho  no triângulo de tecido e a gente só tem que aparar os excessos.
Aqui já refilei os três primeiros lados.
Agora só falta refilar a base.
No final teremos quatro unidades, com as margens de costuras perfeitas!!!
Essa não é a única maneira de fazer esse bloco de patchwork, mas é uma técnica bem legal, principalmente porque a gente acaba ficando com uma peça com as margens de costura bem corretas. Mas se você gosta desse bloco e ainda não tem essa régua, nem pretende comprá-la,  no blog tem uma outra postagem ensinando a fazer essas mesmas quatro unidades com uma outra técnica, que não necessita de réguas específicas.
Por essa semana é só. Depois retorno com as novidades do curso de trapunto que vou estreiar em Ponta Grossa!!! Até mais!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...