Analytics

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Obrigada amigas de São José dos Campos!

A primeira coisa que quero deixar registrado nessa postagem é o meu agradecimento às minhas amigas Lucimara Maeda e Cíntia Robortella. As duas foram as responsáveis por idealizar e organizar a minha ida a São José dos Campos. As duas turmas de alunas foram incríveis. Mulheres alegres e interessadas em aprender. Conheci pessoalmente amigas queridas do plano virtual e pude fazer novas amigas. Me senti muito bem cuidada por todas. Atenção e carinho não faltaram.
Abaixo vou colocar algumas fotos que consegui encontrar no Facebook. Sei que tinham mais fotos, mas não encontrei todas. Espero que por essas fotos vocês possam ter uma ideia do quanto o curso foi ótimo!
Roseli Backer, eu e Cíntia Robortela.
 Eu no meio das gurias do avançado. Essa foto foi tirada antes do início das aulas. Vejam como estavam animadas!
 Eu e a Lenir Caldeira, ganhei de presente dela uma linda bolsa de viagem. Assim que conseguir vou postar umas fotos delas pra vocês verem. 
Amei essa foto. Foi tirada com o pau de selfie da Márcia Guimarães. Essa é a turma do básico!
 Aqui a turma do avançado. Foto da Maryanne Batista.
 Aqui, a Meire Gimael que estava há mais de ano tentando fazer curso comigo, a Cíntia e eu.
 Treino da Claudeti Moschioni. Que lindo, não é?
 As meninas fizeram muitas declarações no Facebook de agradecimento. E eu resolvi copiar aqui um trecho escrito pela Maria Eli Ribeiro: "Ensinar é deixar o horizonte aberto!". Adorei essa frase. Ela também leu outras frases lindas e me deu muitas outras dicas que pretendo aproveitar ao máximo.
Tenho mais novidades pra compartilhar com vocês, como por exemplo o encontro que tive com a minha querida amiga Astrid Nogueira, mas vou deixar para outro dia.
Até semana que vem.
Lindos quiltings pra vocês!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Materiais para marcação

Esse é um assunto que sempre gera um pouco de discussão nas minhas aulas. As alunas invariavelmente me perguntam qual o melhor material para fazer marcações nos tecidos. Não sei dizer se existe um material melhor, mas eu vou compartilhar com vocês os materiais que eu mais gosto de usar como marcador para os  meus quiltings.
O meu marcador preferido é a caneta azul que sai com a água. Eu a uso principalmente quando o tecido tem uma cor clara. Não tenho uma marca preferida, mas gosto dos que tem a ponta fina.
 Quando vou fazer marcações em linha reta, eu gosto de usar vincadores. Existem várias opções, mas eu gosto de usar os que possuem um cabo anatômico, pois ajuda ter firmeza na hora de marca.
Para apagar as marcações feitas com as canetas azuis, eu gosto de usar um pincel com um depósito de água. Isso ajuda muito, pois a água só vai na área onde está a marcação. Antes eu fazia com um borrifador e às vezes a peça ficava molhada demais.
 Esse é o pincel que eu uso pra apagar as marcas das canetas azuis. A parte arredondada é onde fica armazenada a água. Eu acho isso muito prático. Sei que aqui no Brasil é possível encontrar esse pincel pra vender, mas o meu eu ganhei de presente da minha amiga Lucimara.
 Para os tecidos escuros eu uso marcadores brancos. O que eu mais gosto de usar é o giz de cera que sai com o ferro de passar. Na foto é o quadradinho branco e os pedaços pequenos. Eu tenho canetas para uso em tecidos escuros, mas não gostei de nenhuma. Foram bem caras, mas, na prática, não me agradei do resultado.
 Dos materiais de marcação que conheço, eu considero as canetas Frixion as mais polêmicas. Esse material não foi criado originalmente para a marcação em tecido e sim para as crianças brincarem. O principal problema com essas canetas, na minha opinião, é que nem sempre o risco desaparece. Como elas são feitas com uma tinta térmica, elas desaparecem com calor e retornam com o frio. E em tecidos escuros, geralmente a cor não desaparece totalmente. Nos Estados Unidos existem alguns produtos de limpeza que retiram por completo os vestígios da tinta dessa caneta, mas não sei se existe aqui no Brasil.
Muitas americanas e brasileiras adoram essa caneta, mas eu ainda não me convenci dos seus benefícios, apesar de ter amigas muito queridas que adoram usar essas canetas para fazer marcações.
Outro material que adoro usar para fazer marcações é pó de alfaiate. Ao lado da foto tem um outro giz que sai com o ferro.
Essas são as minhas observações sobre o uso de marcadores. Você tem algum outro material que eu não citei ou tem alguma contribuição para esse assunto? Por favor deixe o seu comentário.
Lindos quiltings e até semana que vem!

domingo, 9 de agosto de 2015

Um presente muito útil.

Geralmente quando viajo para dar cursos, recebo de minhas alunas e amigas presentes. Sempre que posso gosto de compartilhar com vocês, pois para mim é uma forma de agradecer o carinho. Mas nem sempre consigo. O presente que vou mostrar pra vocês foi a Inez Guedes quem me deu. Faz quase um ano, mas é uma ferramenta que tem me ajudado muito na hora de fazer meus projetos de quiltings.
É um compasso que tem mais ou menos 30 cm de comprimento.
Quando ganhei já achei que poderia encontrar um bom uso pra ele, mas me surpreendo com a quantidade de vezes que recorro a ele pra me ajudar a projetar meus quiltings.
Eu uso pra marcar os tecidos. Coloco a minha caneta de marcação que sai com água e faço os riscos. A caneta é presa com velcro.
Para regular a abertura tem um parafuso borboleta que ajuda na regulagem. O que mais me surpreende é o fato de ser um compasso super simples. Acho que qualquer mulher que tenha um pouco de habilidade ou marido habilidoso pode ter um deste.
Só não sei explicar como ela fez pra colocar esse parafuso na ponta do compasso...
Por hoje é só. Obrigada minha querida amiga Inez Guedes por seu presente que tem sido tão útil pra mim! Até semana que vem!! Bjs

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Novas turmas na Sonho de Retalho

Como tinha dito pra vocês, esse final de semana estive em São Paulo, capital, para ministrar o curso de plumas paras as alunas da Sonho de Retalho. Foi uma experiência muito boa, tive a oportunidade de rever várias alunas que já haviam feito o curso básico e também pude conhecer novas alunas que se tornaram novas amigas.
A repercussão do curso no Facebook foi muito boa. As meninas colocaram depoimentos que me deixaram muito envaidecida. O clima de entrosamento entre as alunas e o apoio que recebi da equipe da Sonho de Retalho, foi muito gratificante. Voltei de lá já com uma data definida para um novo curso. Dessa vez será uma turma de básico e será nos dias 26 e 27 de janeiro. Se você deseja ter aulas de quilting comigo e mora próximo, ficarei feliz em poder te ensinar os meus conceitos sobre essa arte.
Segue as fotos que as alunas publicaram no Facebook.
Conversinha informal antes de começar a aula.
 Ajudando a preparar uma peça para o quilting.
 Eu quiltando um pouquinho na peça da Rute.
 Momento de explicações.
 Respondendo perguntas.
 A estrela tomando forma.

 Josefa e Silmara na turma do fundão!
 Lázara, eu, Luciana e Stella Hoff.
No fundo, eu conversando com duas alunas e na frente a Rita Rocco e a Joseli Benatti.
Dando umas dicas.
Turma de sábado e domingo.
Turma de quinta e sexta.
Próximo curso será em São José dos Campos, no final do mês.
Para você que me acompanha regularmente, deve saber que há duas semanas eu fiz a defesa do meu trabalho de conclusão de curso. Pois bem, agora posso dizer que sou especialista em Comunicação na Moda.
Uma etapa encerrada na minha vida, agora preparar para novos desafios.

Beijos e até semana que vem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...