Analytics

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Trilho lilás

Normalmente eu só divulgo as imagens das minhas peças depois de um tempo e quando sei que a dona da peça já recebeu. Mas vou abrir uma exceção para o trabalho de hoje. Terminei que quiltar essa peça ainda essa semana. O que tem de especial nela é que essa foi a peça que eu usei como exemplo de como uma peça deve ser preparada para ser quiltada na última turma de quilting.
Para que as alunas não tivessem dúvidas, estou mostrando como ficou a peça depois de quiltada. Mas quero mostrar não só para elas mas para todas as outras pessoas que acompanham as minhas publicações no blog.
 É um trilho bem comprido com quase dois metros de comprimento. O centro e formado por blocos de ninepatch e blocos lisos. A borda é formada por ninepatche e tiras.
 Para o centro optei por colocar um padrão diferente para cada bloco. No ninepatch usei um padrão mais simples e no bloco liso coloquei uma feathers.
 O padrão simples acabou completando o padrão mais elaborado.
 Feathers feita à mão livre.
 Detalhes da borda. Mistura de vários padrões: feathers, loops e linhas retas.
A parte de trás.
 O topo está lindo, mas eu amo ver como fica o efeito do quilting no forro.
Detalhe da borda.
O trilho é um trabalho de uma aluna da professora Elise Saft, que sempre indica meu quilting para suas alunas.
Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje. Até semana que vem.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Primeiro curso intensivo de quilting de 2013


Em todas as turmas do curso de quilting eu sempre fiquei muito tranquila sobre o que iria ensinar para as minhas alunas. Entretanto com essa turma eu fiquei um pouco ansiosa com o resultado. Essa foi a primeira vez que dei aula para um grupo de pessoas que veio de longe só para ter aula comigo.
Duas das alunas tiveram que ficar hospedadas num hotel. Uma veio de São Paulo e outra de Julio de Castilhos - RS. Duas vieram de Gramado (uma hora e meia de viagem) e outra de Gravataí. 
Para mim acabou sendo uma experiência maravilhosa, pois pude interagir com pessoas super interessadas em aprender e fiquei muito feliz por poder repassar informações que foram úteis para elas.
 As primeiras fotos são do nosso primeiro dia de aula. Da esquerda para a direita temos a Márcia Dutra, a Renata Monteiro, a Loraine Caneva, a Salete, a Dani  Elisabeth e eu.
 Aqui estou demonstrando como fazer um padrão de quilting.
 A Dani prestando muita atenção!
 Aqui o padrão finalizado.
 Todas concentradas prestando atenção nas minhas explicações. Que responsabilidade!
Ensinando o arremate.
O último dia de aula foi marcado pela descontração. Rimos muito, mas também as minhas queridas alunas foram muito aplicadas na execução da peça final.
 Essa foi a peça da Salete. Repare que no centro foi quiltado, com a ajuda da Márcia Dutra, os nossos nomes no círculo central. Amei essa ideia!
 Encerramento com uma sessão de fotos.
 Salete segurando a sua peça.
 A Dani optou por fazer um sampler com diferentes padrões de quilting.
 Aqui eu com as meninas de Gramado, Salete e Dani.
 A Renata Monteiro posando pra foto com sua peça. 
 A Renata aproveitou os seus conhecimentos como professora de artes e fez um quilting colocando efeitos de luz e sombra utilizando apenas linha para isso. Achei genial!
 Essa é a peça da Márcia Dutra. Ela tem uma técnica muito delicada de quiltar escrevendo palavras.
 Vejam como o meu nome ficou bonito!
Foi um curso intensivo de três dias, sendo que um dos dias tivemos aula pela manhã e tarde. Foi muita correria, mas foi muito gratificante para mim e espero que também tenha sido gratificante para as minhas alunas!
Quero aqui deixar registrado o meu muito obrigada a todas vocês que vieram de tão longe fazer esse curso comigo. Muito obrigada meninas, me senti muito prestigiada com o empenho de todas vocês em aprender comigo. A Renata Monteiro e a Márcia Dutra por sua persistência em não desistir de fazer o curso, sempre entrando em contato comigo para saber se a data do curso já estava definida. A Salete e Dani por viajarem três dias seguidos de Gramado para São Leopoldo para fazer o curso, com o apoio do marido da Salete que as acompanhou nessa aventura. A Loraine, que mesmo tendo vários compromissos, conseguiu encontrar um tempinho para aprender um pouco mais.
Por hoje era só. Até semana que vem!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Colcha da Maria Lúcia

A peça que vou mostrar essa semana já faz um tempinho que eu a quiltei, mas é um trabalho que eu adorei o resultado. Foi uma combinação de padrões que eu adoro: feathers e McTavishihing. Vejam só o resultado.
Quero começar mostrando um dos cantos. Essas curvas foram criadas por mim com a ajuda de uma curva francesa.
 Esse padrão foi colocado apenas em dois cantos da colcha.
.
Nos outros dois cantos eu fiz as feathers se encontrarem.
 Nos blocos eu fiz o McTavishing.
 Eu amo o efeito que essas curvas dão às aplicações.
 Uma vista mais ampla da peça.
 A lateral da colcha. 
 Uma aproximação do centro das featers.
 Esses pássaros são tão lindos!
 Mais um detalhes do quilting.
 Nas bordas internas fiz um padrão mais simples. Uma vez que queria deixar uma área com pouco quilting.
 Borda interna mais de perto!
 Fundo da colha.
 Mais detalhes.
 Só mais uma.
Espero que gostem das imagens que separei pra vocês essa semana. Foi mais uma peça que fiz para a minha amiga Maria Lúcia.. É sempre uma honra poder contribuir com os trabalhos que ela faz.
Até a próxima semana.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Vídeo ensinando a manusear a máquina de quilting industrial

Algumas pessoas têm me procurado afirmando que compraram uma máquina industrial igual a minha, mas que a máquina está parada por não saberem nem como colocar linha na máquina.
Como a maioria dessas máquinas são feitas na China e o manual de instruções não vem em português, eu resolvi fazer um vídeo ensinando alguns preparativos básicos para começar a utilizar a máquina. Espero que possa ser de grande ajuda para quem já fez o investimento e comprou a máquina e para quem está pensando em adquirir esse equipamento.

Revendo a gravação notei que não deu pra mostrar como devemos colocar a caixa da bobina da máquina, para que vocês não fiquem com dúvidas estou postando duas fotos aqui:
Quando for colocar na máquina, a caixa da bobina deve ficar com essa abertura para cima.
A visão de frente deve ser essa.
O vídeo foi sem muito ensaio e mais uma vez quero deixar aqui registrado a compreensão do meu marido Gelson que aceitou ser o cinegrafista desse novo vídeo. "Obrigada, querido!"
Qualquer coisa que não estiver muito bem explicada, é só deixar comentário no blog ou no meu canal do Youtube, que tentarei esclarecer com prazer.
Até semana que vem. Abraços e obrigada por ter assistido ao vídeo até o fim.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...