Analytics

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Peças raras de bordado brasileiro

Hoje vou mostrar a vocês umas imagens realmente preciosas. Essa semana recebi da uma seguidora do blog, a Inês Cristina Guedes, imagens maravilhosa de peças decoradas com bordado brasileiro. Entre elas estavam duas camisinhas que a mãe dela dona Loudes, hoje com 77 anos, fez para ela.
Vejam que coisas mais lindas:
 Nunca tinha visto esse tipo de camisinha, só as mais curtinhas.
Essas me lembram as roupinhas de batizado.
 São verdadeiras relíquias!
Posso imaginar a d. Loudes, grávida da Inês bordando essas lindas flores.
 Que trabalho mais delicado!
Esses bordados têm mais de 52 anos e apesar de terem sido usados como roupas de bonecas pela Inês, ainda estão maravilhosos.
Junto com essas duas preciosidades a Inês me mandou também outras peças bordados que possuem aproximadamente 60 anos. Essas outras peças são da família do marido dela e por conta disso ela não soube dar mais detalhes, porém são igualmente lindas.
Centro de mesa.
 Detalhe do bordado.
 Segundo a D. Loudes, mãe da Inês, toda noiva tinha que ter uma toalha dessas no seu enxoval.
 Incrível, toda bordada à mão!
 Amei as cores desse guardanapo.
Flor com ponto rococó
 Borboleta em ponto matiz.
Essa foi a primeira vez que pude publicar no blog imagens de peças prontas. Antes só publicava amostras feitas em aula. As fotos de hoje são de peças que foram usadas e mesmo com o passar do tempo permanecem lindas.
Também recebi outra relíquia que me foi enviada pela Lucimara Maeda, mas vou demorar um pouco para publicá-las aqui, pois estou decidindo como farei a publicação. Quem gosta de bordados vai adorar. É só o que posso adiantar.
Até mais.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Colcha da Rejane


Essa semana vou mostrar o quilting que fiz para uma colcha da Rejane Larcen. Essa foi a segunda peça que quiltei pra ela. A primeira foi um toalha de mesa.
Esse é um projeto bem diferente dos que tenho quiltado, pois os blocos estavam orientados na diagonal e intercalados com tiras. Foi um desafio encontrar um projeto de quilting que complementasse a colcha.
Depois de muito pensar resolvi fazer assim:
Optei por não fazer um quilting muito denso. Preferi linhas mais espaçadas.

As linhas cruzadas formam quadrados grandes e pequenos.

Nos quadrados maiores eu fiz um padrão em curva.

Apesar de não ter feito um quilting muito denso, o padrão ficou relativamente bem equilibrado.

Essa foi a primeira peça que quiltei com a nova máquina que o Juarez preparou pra mim.

 Reparem que na parte da trás dá pra ver exatamente onde houve troca na cor da linha.

Amigas que passam por aqui, muito obrigada pela visita. Semana que vem te mais.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Oitava aula de bordado Brasileiro

No post de hoje quero dar seguimento ao curso de bordado que a D. Olga Quint Melim me enviou. Para quem é nova aqui no blog, quero explicar que a divulgação desse curso pretende resgatar uma parte da nossa história que está meio que esquecida. Nos anos 60 e 70 nossas mães e nossas avós fizeram muitas coisas lindas usando as linhas Varicor que foram desenvolvidas aqui no Brasil. Atualmente esse tipo de linha só é fabricado nos Estados Unidos.  Espero que essa postagem possa ajudar àquelas, que como eu, se interessam por esse assunto.

Curso de Bordado Moderno Varicor - 8ª aula
Aula de flores soltas
Agulhas: 2 a 5
Linhas Imperial e Filosél

 Riscar no tecido, somente as hastes principais e assinalar com 1 ponto o local em que será aplicada a flor e os botões, isto se os melindres forem em chavron. No caso de ponto atrás, deve ser riscado bem de leve, quase imperceptível.
 Inicialmente bordar as hastes, os melindres e as mimosas, para a seguir aplicar a flor e os botões, prendendo as pétalas com linha retróz, de forma que fiquem bem unidas. Preferindo, a flor pode ser dupla, uma camada pequena sobre outra grande.
 Aplicar os carolinhos no centro.
Transformar as meadas em novelos. Neste tipo de bordado podem ser empregadas as linhas Sissi, Fio de Verão, Eldourado e Fio de Prata.

Até semana que vem.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alguém está fazendo meus paps!

Semana passada tive a grata surpresa de receber um e-mail de uma das seguidoras do blog, a Lucimara Maeda, com imagens de peças feitas por ela a partir dos passo a passo que tenho postado aqui. Os estojos escolares, eu sei que muita gente fez, mas eu achava que o seminole de coração ninguém iria fazer... Para minha surpresa entre as fotos estava essa linda necessaire feita a partir do meu passo a passo. Me senti muito feliz, pois pude ver que a maneira como me comunico está sendo entendida.

Que capricho!

Não foi só isso! Ela também fez costuras sem alfinetes, a partir do passo a passo ensinando a fazer  o bloco nine patch. Ela me disse que no início achou que seria impossível fazer, mas depois que aprendeu, só quer usar essa técnica para unir seus quadradinhos.
 Perfeito!
 Observem que ela não fez apenas um nine patch. Ela adaptou o passo a passo para fazer o bloco de acordo com a necessidade do projeto dela.
Ver o retorno do trabalho que publico no blog, é muito gratificante e é um grande estímulo para continuar fazendo.
Obrigada Lucimara Maeda, por se preocupar em mandar informações pra mim sobre o seu progresso. Se você, como ela já fez alguma peça a partir dos paps do blog, pode me mandar imagens que terei prazer em publicar.
Até a próxima!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Colcha da Sirlei

Quero mostrar pra vocês como ficou a colcha que quiltei para a Sirlei Vanzela. Foi uma oportunidade de quiltar uma peça bem desafiante por ser formada por um único bloco e ter bastante recorte.
Para valorizar o trabalho da Sirlei optei por escolher um padrão simples que ressaltasse as formas secundárias do bloco.
Também é uma experiência gratificante porque a Sirlei foi a minha primeira cliente de fora do Rio Grande do Sul.
 Achei a combinação de tecidos dela perfeita.
 Esse bloco  permite que possamos ver formas diferentes toda vez que o olhamos!
 Como sempre, gosto de mostrar a parte de traz. 
 Áreas que apresentavam recortes, mas que eram da mesma cor eu fiz um padrão único para dar a ideia de continuidade.
 A cada ângulo que se olha aparece um bloco diferente.
 Outro bloco.
O fundo branco deu um efeito sofisticado à colcha.

Não bastasse ter sido um trabalho gratificante de se fazer, a Sirlei me mandou um declaração maravilhosa, que vou compartilhar com vocês:

Estou de boca aberta, nunca pensei que ia ficar tão linda, que coisa maravilhosa, você tem mão de ouro para quiltar
Você realizou um sonho que sempre tive, o de ter uma colcha quiltada, e é lógico  ficou muito além das minhas expectativas 
Fiquei muito feliz por você ter feito com carinho, e acredito muito nisso, é só olhar a peça que a gente  já percebe a dedicação do profissional,
muito obrigada.

Sirlei, eu é que digo muito obrigada, por sua confiança no meu trabalho.
Até a semana que vem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...