Analytics

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Folheto com riscos para Brazilian Embroidery

Semana passada tive a grata surpresa de receber um e-mail de uma amiga virtual, colocando a minha disposição as imagens de suas revistas de autoria de Elisa Maia. São três publicações. Essa semana vou  disponibilizar pra vocês um folheto publicado em 1965. Algumas imagens já foram publicadas aqui no blog, mas dessa vez as imagens foram escaneadas em alta definição, o que vai facilitar o trabalho de quem desejar imprimí-las. É um total de 42 páginas, com riscos e informações como número das linhas e pontos utilizados. Por se tratar de um folheto de tamanho maior que uma folha A4, algumas folhas tiveram que ser escaneadas duas vezes.
Para que todos possam baixar o folheto em seu computador eu coloquei os arquivos no Google docs. Basta clicar nos links abaixo:
Página 1       Página 2       Página 3       Página 4
Página 5       Página 6       Página 7       Página 8
Página 9       Página 10     Página 11     Página 12
Página 13     Página 14     Página 15     Página 16
Página 17     Página 18     Página 19     Página 20
Página 21     Página 22     Página 23     Página 24
Página 25     Página 26     Página 27     Página 28
Página 29     Página 30     Página 31     Página 32
Página 33     Página 34     Página 35     Página 36 
Página 37     Página 38     Página 39     Página 40
Página 41     Página 42 

Quem acompanha o blog já sabe que venho fazendo uma série de publicações com a intenção de resgatar o  estilo de bordado que começou aqui no Brasil com as linhas Varicor durante a década de 1960 e se espalhou pelo mundo. Lamentavelmente esse tipo de bordado, praticamente não é mais feito em nosso país. Nem mesmo é possível encontrar as linhas Varicor a venda em qualquer loja de artesanato. Mas se ele foi esquecido por aqui, o mesmo não aconteceu em outros países. Até onde eu sei, o único país onde se fabrica linhas específicas para o Brazilian Embroidery é nos Estados unidos.
No site da JDR Brazilian Embroidery é possível comprar as linhas Edmar.
Existe até um grupo internacional de mulheres que se reúnem para aprimorar seus conhecimentos nessa área. São quase 450 membros em sete países. Anualmente elas participam de seminários para compartilhar os seus conhecimentos.
Abaixo coloco algumas imagens de bordados feitos com as linhas Varicor, que atualmetne são mais conhecidos como Brazilian embroidery.










Essas imagens são do álbum de Helena Carmem da Silva e algumas já foram publicadas aqui no blog.
Até semana que vem!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Convertendo jardas em metros

Um livro que comprei recentemente, tem uma informação muito interessante, que resolvi compartilhar com vocês. É uma tabela de conversão de jardas para metros. Para quem gosta da fazer projetos de revistas americanas e não sabe exatamente quanto de tecido comprar para o projeto, por não saber quanto equivale em metros, essa informação é valiosa! Abaixo coloco uma síntese das medidas.

Jardas para metros
1/8      =     0.15
1/4      =     0.25
3/8      =     0.35
1/2      =     0.50
5/8      =     0.60
3/4      =     0.70
7/8      =     0.80
1         =     0.95
2         =     1.85
3         =     2.75
4         =     3.70
5         =     4.70
6         =     5.50
7         =     6.40
8         =     7.35
9         =     8.25
10       =     9.15

O livro que continha essas informações é de Linda Macho, "Quilting patterns" Dover Publications, 1984.
Foto da página com a tabela.
Abraços e até mais!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Festival de Patchwork de Gramado 2011

Quero compartilhar com vocês algumas imagens do Festival de Patchwork de Gramado desse ano. Espero que possam se inspirar com as fotos que pude tirar do evento.
Linda combinação de cores
Maravilhoso quilting à mão.
Adorei essa aplicação.
Essa peça foi quiltada à máquina por mim. Ficou em 3º lugar na categoria iniciante. A dona da peça, Henriete de Paula quiltou à mão a borda externa.
O nome da peça diz tudo: "Ora Bolhas!!!"
Gostei da escolha das cores.
O movimento do Festival estava forte mesmo era  nos stands da Feira de Produtos e Serviços. Em algumas lojas não dava nem para entrar.
Muitas lojas estavam já preparadas para a demanda de produtos voltados para  as festas de final de ano.
Lindo painel.
Papai Noel fofo!
Até mais!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Novo quiltings que fiz para as clientes da Doce Retalho

Mais uma rodada de quiltings para a Doce Retalho. Mas antes de começar a mostrar, quero agradecer às clientes que confiaram suas peças a mim. Adorei quiltar todos os trabalhos!
A primeira peça é uma toalha de mesa que quiltei para a Letícia. Atualmente ela é minha aluna, fez o curso de quilting comigo e agora tem quiltado as próprias peças. Em breve pretendo mostrar novos trabalhos que ela mesma quiltou.
Procurei fazer um quilting simples para não brigar com o tecido de frutas.

 O meu trabalho sempre é melhor observado por trás.
A linha utilizada era matizada.

A peça abaixo foi feita para uma cliente que só gosta de caminho sem fim.
 Então, fiz conforme ela me pediu.
Essa colcha foi uma verdadeiro desafio. Mas fiquei feliz quando terminei.
 As feathers deram um efeito bidimensional muito bom.
 As duas fotos abaixo destacam os desenhos que fiz.

Muitas pessoas me fazem perguntas sobre os padrões de quiltings que coloco nas peças e perguntam qual o material que me serve de inspiração. Hoje vou mostrar pra vocês um dos livros que mais gosto usar para retirar padrões. São formas simples, mas que dão um efeito muito lindo ao trabalho!


Que as imagens de hoje possam servir de inspiração a todos que por aqui passarem.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sai no Jornal do Artesanato


Esse mês fiquei muito contente ao ver o Jornal do Artesanato desse mês. A loja onde trabalho aparece em uma reportagem destacando a nossa participação no Festival de Patchwork e Bonecos de Porto Alegre.
Abaixo compartilho com vocês o texto que saiu no jornal:


Doce Retalho, no Vale dos Sinos, leva três premiações do 2° Concurso Nacional de Patchwork de Porto Alegre.
Magda, Anapaula, eu e Karen
A capacidade e competência dos profissionais que fazem parte da Doce Retalho foram reconhecidas esse ano durante o 2° Concurso Nacional de Patchwork do 6° Festival de Patchwork e Bonecos de Porto Alegre. A três peças confeccionadas por profissionais da loja foram premiadas. A professora de patchwork e quilting Silvana Vituriano ficou com o 1° lugar na categoria avançado. A professora de pintura country Anapaula Keller recebeu o 1° lugar na categoria iniciante e a artesã Magda Severo ganhou o prêmio do voto popular. “A loja conta com uma equipe de professoras e artesãs dedicadas. Elas fizeram a diferença no Festival de Porto Alegre arrebatando as três premiações do concurso”, comemora Karen Gabor.

A Doce Retalho tornou-se um nome de referência quando o assunto é patchwork. Ao criar à loja, há três anos, a proprietária Karen Gabor pretendia que a Doce Retalho além de tecidos oferecesse cursos de artesanato, onde as mulheres pudessem se encontrar e desenvolver a sua criatividade num ambiente agradável e aconchegante.
Com perseverança, os objetivos iniciais foram se consolidando e se expandindo. As clientes da Doce Retalho têm hoje à sua disposição um excelente quadro de professoras que ministram aulas de patchwork, bonecas, quilting, pintura, forração de caixas e bordado, entre outras tendências artesanais. Também podem contar com uma variedade expressiva de tecidos e materiais que permite a execução de peças inovadoras e perfeitas.
As conquistas não param por aí. Esse ano a Doce Retalho foi convidada para participar da edição da Revista Patchwork Especial n°22 da Editora Minuano. “Os trabalhos que apresentamos está fazendo muito sucesso. A revista está tendo uma saída maravilhosa”, orgulha-se.
Karen ressalta que o maior objetivo da Loja é oferecer às suas clientes um serviço de qualidade e afinado com as tendências internacionais. “Apesar do reconhecimento que a Doce Retalho vem conseguindo, não vamos parar por aqui, estaremos atentas, sempre preparando novidades especiais para quem ama artesanato”, adianta.
A Doce Retalho fica em São Leopoldo, próxima ao Corpo de Bombeiros. A loja possui um ambiente é super agradável. Os cursos são realizados de segunda a sábado. Para se inscrever em qualquer curso basta agendar na própria loja ou por telefone (3588 5425).
O jornal do Artersanato está com matérias bem interessantes. Entre as quais eu destaco o passo a passo ensinando a pintar o rosto do papai noel. Chegando em muito boa hora, já que nesse momento estamos todas já pensando em nossos projetos de Natal.
Na sessão Cursos, Oficinas e Workshops tem ainda uma imagem de uma bolsa feita pela Karen Gabor que foi foi quiltada por mim.
Por hoje é só semana que vem estarei publicando mais imagens de quiltings feitos por mim e mostrarei um dos livros que mais me ajudam na hora de quiltar.
Até lá.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...