Analytics

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novas peças quiltadas

Essa semana vou mostrar outras peças que andei quiltando para as alunas da Doce Retalho. O painel abaixo é muito lindo. Eu aproveitei as imagens do tecido e fiz o quilting quase todo apenas de contornos. Adoro quiltar painéis importados. São tão lindos...
Arca de Noé
Veja os detalhes das ondas do mar.
 A peça abaixo, fiz para uma cliente de outra loja. Recebi a recomendação de fazer um quilting de looping na parte vermelha e contornar apenas as folhas. Na hora de quiltar eu não consegui fazer o que me pediram. Então teimosamente fiz o que achei que ficaria melhor. Morrendo de medo que a dona da colcha não gostasse. Ainda bem que ela amou o resultado!
Contornei e acrescentei detalhes em todos os ramos de flores e não fiz nenhum quilting entre os ramos.
 Ficou um efeito muito bonito na parte de trás da colcha. Foi muito trabalhoso fazer todos os contornos, mas valeu a pena.
Olhando a parte de trás não se percebe que não quiltei entre os ramos.
 É bom a gente seguir a nossa intuição e ver que o resultado ficou bom.
Detalhe do quilting na parte de trás da colcha.
 No período de Páscoa fiz também vários quiltings voltados para essa época do ano. Vejam abaixo algumas das peças que quiltei.
Amei aprender a fazer esses corações.
Por trás dá pra ver melhor o efeito do quilting.
Esse trilho ficou líndo.
Detalhe da parte de trás.
Essas últimas semanas estou numa correria muito grande. Na doce Retalho estamos nos preparando para o lançamento de uma revista e para o Festival de Patchwork e Bonecos de Porto Alegre. Quando estiver mais perto pretendo dá uma mostra das novidades que estamos preparando.
Abraços e até mais.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bloco de catavento

Quando fiz a postagem "Os tesouros de Hanna" recebi muitos elogios para a colcha e pedidos para que eu ensinasse a execução do bloco. Então hoje vou mostrar como ele pode ser feito.


Para fazer o molde eu desenhei um triângulo retângulo com 15 centímetros de lado. Depois fiz uma linha paralela à base do triângulo no meio da linha vertical.

Em seguida refiz os triângulos internos ao lado da folha e dessa vez acrescentei 0,75 cm de margem de costura.

Os triângulos ficaram assim.


Após fazer os moldes eu recortei tiras de tecidos com 10 cm (triângulo) e 9 cm (trapézio). Essas tiras são da altura dos moldes.

Coloquei os moldes sobre as tiras de tecido e fui cortando alternando a posição do triângulo para aproveitar melhor o tecido.

O mesmo foi feito com o outro molde.

Virei o molde e continuei cortando.

Para cada bloco é necessário cortar quatro peças de cada molde. A primeira costura é para emendar o triângulo com o trapézio, de modo a formar um triângulo retângulo maior.

 Depois costura-se os dois triângulos maiores como na foto acima.

E para finalizar é só fazer uma costura unindo os triângulos maiores que se formaram com a costura anterior e o bloco está pronto.

Agora você poderá, com base nesse bloco, fazer uma colcha do tamanho que desejar. Basta ir unindo os blocos até ficar na altura e largura desejados.

 Até mais!


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Uma aluna muito especial


A Renata tem aulas comigo há aproximadamente 1 ano. Sempre achei a história dela muito bonita e que merecia ser contada. Se eu tivesse falado sobre ela no blog, assim que ela veio ser minha aluna, talvez alguém pudesse duvidar do seu potencial, mas agora eu tenho como provar a perseverança dessa moça de 20 anos, que aos 16 sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Estas almofadas foi o primeiro projeto que Renata fez comigo.
Mesmo sem todos os movimentos do braço direito, Renata decidiu ter aulas de patchwork. No início imaginei que ela só poderia fazer projetos pequenos, sem muitos recortes. Apenas coisas fáceis...
Eu não poderia estar mais enganada. Desde o começo a Renata vem me surpreendendo. Não houve projeto que sugerisse que ela se mostrasse insegura. Muito pelo contrário. Eu é quem não a deixo fazer tudo o que ela quer por achar que é muito difícil.
Esse trabalho ficou maravilhoso!
Ainda teve as almofadas combinando!
Quando o assunto é combinação de cores, o gosto dela é muito definido. Nunca precisei ajudá-la a escolher nenhum tecido. A Renata sempre sabe que cor usar em todos os seus projetos. Eu adoro a tendência que ela tem para optar por cores fortes e tons contrastantes.
Essa manta ela fez para sua irmazinha.
Mesmo sem poder usar as duas mãos ela tem um controle muito bom da máquina de costura. Agora Renata está aprendendo a cortar os tecidos sozinha e já está podendo levar tarefa pra fazer em casa.
Tarefa de casa.
Um fato curioso sobre a Renata é que ela já havia feito patchwork  antes de sofrer o AVC e assim que pode sair de casa para retomar a sua vida, ela voltou a fazer aulas de patchwork, dessa vez comigo.
Já saíram as primeiras encomendas...
 A última surpresa que tive com Renata foi com relação a aplicação. Eu sempre acreditei que ela teria muita dificuldade para fazer o ponto de caseado à máquina nas aplicações e por isso evitava projetos com essa técnica. Vejam o resultado do primeiro caseado dela na máquina.
Nem acreditei quando vi. Ficou muito bom.

A sensibilidade artística da Renata é incrível e tenho orgulho de poder dizer que sou professora dela!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Segunda turma de quilting

O curso de quilting que eu montei está na segunda turma. Para minha alegria as vagas foram todas preenchidas.
Estou gostando muito do aproveitamento das alunas. Todas estão mostrando que têm potencial para executar quilting lindíssimos.


Já estamos na segunda aula de um total de quatro. É um grupo muito alegre e agradável.
Nesse curso as alunas aprendem a fazer cinco movimentos básicos e padrões variados, entre outras coisas.
Caso você se interesse por esse curso é só entrar em contato com a Doce Retalho pelo  (35) -3588 5425 e falar com a Karen ou Mágda. Em breve estaremos montando outra turma.

Vou aproveitar a postagem de hoje e vou mostrar mais algumas imagens de quilting que fiz para as alunas da Doce Retalho.
Esse trilho quiltei para a Letícia, que está fazendo o curso de quilting comigo.
Na parte de trás  é possível ver melhor os detalhes do quilting.
Esse projeto é muito lindo!
Detalhe da borda.
Esse painel fiz para a Didy.
Para destacar o painel preferi fazer  apenas os contornos.
Detalhe da parte de trás do painel.
Detalhe da frente.
As duas peças apresentadas foram quiltadas ainda antes do Natal do ano passado. Em breve postarei mais peças que quiltei.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...