Analytics

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aprenda a colocar o pé de quilting livre

Hoje vou tratar de um assunto simples, mas que as pessoas que estão começando no patchwork não se sentem seguras para fazer. É a colocação do pé de quilting livre.
A primeira coisa que você vai precisar é de um pé para quilting livre e de uma chave para soltar o parafuso que prende o pé de costura reta.

Esse é o parafuso que você deve soltar.

Aqui estou retirando o parafuso.

Retirei o pé calçador junto com o suporte.

Para colocar o pé de quilting faz-se o processo inverso. Mas devo fazer aqui algumas ressalvas. Eu faço essa operação com o pé levantado. A haste mais comprida do pé de quilting deve ficar sobre o parafuso que prende a agulha e a agulha deve ficar encaixada dentro do círculo do pé de quilting. Eu tentei fazer uma foto o mais próximo possível para que vocês pudessem observar os detalhes. Ficou um pouco desfocada, mas eu acho que dá pra ver como fica. Outro detalhe: tanto o parafuso da agulha, quanto o parafuso que prende o pé de quilting devem estar bem apertados, caso contrário um dos dois pode se soltar durante o quilting e quebrar a agulha!
Espero que as informações de hoje possam ser de grande ajuda para as iniciantes no quilting livre.
Obrigada pela visita e até a próxima.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Passo a passo de estojo escolar


Ano passado, eu fiz dois estojos escolares para meus filhos e percebi que muitas pessoas chegavam até essa postagem procurando por um passo a passo. Então como tive que fazer novos estojos esse ano, resolvi mostrar como eu fiz os estojos. Dessa vez eu fiz um pouco diferente. Os deixei mais baixos, pois notei que os meninos tinham dificuldade em encontrar os lápis no estojo que fiz anteriormente.
A primeira coisa que fiz foi cortar o tecido do forro, a manta e o tecido de cima em quadrados de 30 cm x 30 cm., juntá-los e quiltar. Depois com o auxílio de uma régua acertei os lados do quadrado. Ao acertar as extremidades pode ser que o quadrado inicial fique com 29 cm ou 28 cm. Isso não é problema.

Para a próxima etapa, além do quadrado com a extremidades aparadas e cortado no esquadro eu precisei de uma tira de 2,5 cm com 30 cm de comprimento e um zíper de no mínimo 30 cm.


Com o lado do acesso virado para cima eu coloquei o zíper, com a parte que abre virada para cima e a tira também com o avesso para cima.


Na foto de baixo a tira está por cima do zíper.


Na sequência costurei as três partes de um lado e depois fiz o mesmo com o lado oposto. Na foto abaixo eu tento mostrar como ficou a costura. Num lado a tira está pra cima e no outro a tira está pra baixo.


Depois de pregar o zíper,eu fiz o acabamento a mão com pontos invisíveis. Na foto, de um lado está feito e do outro está começando a ser colocado os alfinetes.


Fiz duas alças para colocar nas extremidades do zíper. Não tenho uma medida exata. Peguei uma tira de 4 cm de largura e cortei com aproximadamente 10 cm de comprimento para cada lado. Mas essa medida pode variar dependendo do seu gosto. Coloquei no lugar com a ajuda de alfinetes.


Costurei as outras extremidades de maneira que o zíper ficasse no meio. Repare que não costurei até o final.


Em seguida coloquei uma tira de 3 cm de largura para fazer o acabamento.


Na foto abaixo mostro como ficou depois de fazer o acabamento.


Nos cantos marquei com lápis duas linhas de 2 cm. para que eu pudesse costurar os cantos.


Veja como ficou depois de costurar os cantos.


Cortei o excesso de tecido e coloquei uma outra tira para fazer o acabamento. Repeti o processo nos outros cantos do estojo.


O acabamento interno ficou assim.


Desvirei e coloquei um pingente em cada um dos estojos, só pra dar uma acabamento mais elaborado.



A Ana fez questão de tirar uma foto com o estojo dela. Ela adorou!!!



Na foto abaixo vocês podem ver o estado que ficou os dois estojos depois de um ano de uso...


Obrigada pela sua visita e espero que essa postagem possa te ajudar a fazer os estojos escolares dos seus filhos também! 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

3ª aula de bordado brasileiro

Pode até ter parecido que deixei de lado a minha determinação de divulgar o bordado brasileiro, mas eu ainda estou empenhada nessa divulgação. Hoje vou mostrar aqui a terceira aula que a Dona Olga Melim mandou pra mim.
A flor que ela ensina hoje é a "Margarida de Maio", feita com as agulhas número 1 e 2 e com as linhas Zagonita, Filosel e Bossa Nova. Após fazer o risco da flor no tecido, faz-se o enchimento com ponto atrás, corrente, zig-zag e serzido, de acordo com os desenhos 1 e 2.
Essa é a folha com as explicações que repasso nesse post.

Detalhe da primeira parte da aula.
 
detalhe da segunda parte da aula.
 Após esta operação, executar o bordado, caseando inicialmente o contorno das pétalas, dando meios pontos nas voltas.
Bordar o cálice em ponto cheio, as hastes e melindres em ponto atrás. Agrupar os carolinhos no centro e em ordem. Aplicar pontos grandes e pequenos em tom contrastante, no centro da flor, conforme os desenhos 3, 4 e 5. Entre os melindres, colocam-se agrupamentos de mimosas.

Como estou empenhada em aprender com essas aulas, resolvi fazer essa aula de hoje. Vou mostrar pra vocês como ficou a primeira etapa da execução da flor, que é o enchimento com ponto atrás, corrente , zig-zag e serzido.

Contorno ponto atrás
Preenchendo com corrente.
Zig-zag
Serzido
Executando o bordado...
Espero que vocês possam aproveitar essa aula. Se alguém por acaso souber como fazer melhor essa aula, por favor deixe comentários dando maiores explicações. O modo como fiz, foi como entendi a aula, mas posso não ter entendido tudo direito...
Abraços e até mais.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vídeo ensinando padrão de quilting

Resolvi começar o ano postando o vídeo que havia prometido no mês de novembro. Coloquei uma postagem com fotos de alguns quiltes que fiz para as alunas da Doce Retalho, para que fosse escolhido qual deles vocês gostariam de ver um vídeo aqui no blog. O vencedor foi o trilho de mesa.




O vídeo é bem doméstico, mas espero que possa ser esclarecedor. Procurei passar informações que ajudassem na elaboração do padrão. Só lembrando que é necessário treino para que o padrão possa ser executado corretamente. 
Abaixo coloco uma foto de como ficou o quilting.
Eu usei TNT para fazer essa demonstração. Quando vou fazer algum treino eu procuro usar materiais mais baratos como o TNT ou algum tecido que não serve para o patchwork.
Qualquer dúvida sobre a execução do padrão é só perguntar. Para evitar problemas de carregamento preferi fazer um vídeo curto. Mas nada impede que eu possa voltar a tratar desse tema novamente.
Quer ver um vídeo de outro padrão feito por mim? Então é só se manifestar!
Um grande abraço a todas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...