Analytics

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Qual desses quiltes você gostaria que eu fizesse um vídeo?

O padrão já foi escolhido. Veja o vídeo aqui.

Essa semana vou postar mais algumas imagens de quiltes que tenho feito para outras pessoas.
Se você tem interesse em aprender a fazer algum dos padrões mostrados é só deixar um comentário identificando o que gostaria de fazer. Em janeiro pretendo colocar um vídeo mostrando como fazer o padrão escolhido pela maioria.
colcha de cama marrom

toalha de rosas

 trilho de mesa


 colcha de bebê (menina)


 Colcha de bebê (menino)

 capa de almofada
Espero os comentários. Se você desejar aprender algum outro padrão mostrado nas postagens anteriores, é só indicá-la aqui nessa postagem.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Direitos autorais e patchwork

A capacidade de criar modelos e combinações de cores é um dom necessário para quem gosta de fazer patchwork. O problema é que nem todos têm essa capacidade bem desenvolvida. Ao admirarmos uma peça bem executada é normal ter o desejo de poder fazer uma igual ou parecida. É nesse ponto que as coisas se complicam. Nem todos têm o mesmo entendimento sobre o que é correto fazer ou não.
Não quero que esse post seja entendido como uma acusação, apenas como um ponto de partida para uma reflexão sobre um tema tão delicado. Essa semana vi uma de minhas amigas no Orkut colocar uma mensagem reclamando da cópia de um trabalho seu que foi publicado em uma revista sem mencionar o seu nome como design da peça. Ou seja a pessoa que executou o trabalho acabou levando os créditos pela criação e execução. Para evitar que seus trabalhos sejam copiados, sem os devidos créditos, minha amiga tomou uma decisão radical: não vai mais criar nada! 
É uma situação desagradável, sem dúvida. O que falta para que casos como esse não se repitam mais? A falta de conhecimento é o principal entrave, na minha avaliação. Acho que as pessoas quando não têm conhecimento das coisas acabam cometendo erros sem ao menos perceberem.
O patchwork é uma arte que tem se desenvolvido bastante nos últimos anos. Cada vez aumenta o número de pessoas que admiram e se interessam por esse trabalho. Para as pessoas que têm por hábito copiar um trabalho de um livro ou mesmo um projeto free na internet sem esclarecer os créditos (intencionalmente ou não) é importante lembrar que a possibilidade de outras pessoas descobrirem que esse trabalho não é originalmente seu é muito grande.
Quando nos aprofundamos no patchwork, uma das primeiras coisas que aprendemos é a identificar as técnicas e trabalhos dos principais nomes que executam essa arte. Por isso se apropriar de uma idéia, mesmo sem intenção, não é bom para a imagem de quem deseja trabalhar nesse meio, principalmente publicando trabalhos em revistas. Mais cedo ou mais tarde a verdade será exposta...
Com relação a decisão tomada por minha amiga, acredito que ela acabou punindo a si mesma. Mesmo que meu trabalho seja copiado por muitas outras pessoas sem que o meu nome leve os créditos pela criação, não vou querer me punir com a falta de criatividade. Se sou capaz de criar coisas diferentes, de me inspirar olhando coisas simples do dia a dia e fazer coisas que me dão prazer, mesmo que outros queiram se apropriar de minhas ideias, não vou querer me condenar a uma vida sem criação.
Criar coisas é prazeroso, me deixa feliz. É mais excitante que levar o crédito (e isso também é bom).
Então, se algum dia você se sentir prejudicada pela falta de criatividade dos outros, não tome a decisão de punir a si mesma. Deixe a sua imaginação fluir. Divulgue seus  trabalhos em seu blog, no seu álbum do Orkut, no Picasa, revele suas fotos, mostre para os seus amigos e faça tudo o mais que puder para se exibir. Não espere que outros reconheçam o seu valor. Se valorize. Você vai ver que não se deixar abater por essas coisas é o melhor remédio.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livro com projetos de Natal

Semana passada uma de minhas alunas me emprestou um livro de natal da Debbie Mumm. Eu fiquei encantada com os projetos que encontrei no livro. Esse livro é uma ótima opção para quem deseja decorar a casa para esperar o Natal ou presentear os amigos e familiares nas festas de final de ano.




A qualidade gráfica é maravilhosa, papel couché e capa dura . Sem contar que as explicações são facílimas de  entender.






O livro é de 1995, mas vale a pena ter como fonte de inspiração ou mesmo para fazer os trabalhos ensinados no livro. Pesquisei o preço no Amazon e descobri que está custando cerca de 19,00 dólares. Um preço muito bom se levar em consideração a grande variedade de projetos e informações encontradas nessa publicação.





Nas páginas finais do livro Debbie Mumm explica como combina os tecidos para dar um visual country às peças. Abaixo coloco algumas informações do livro sobre o uso de cores:
Segunda ela, a chave para este visual é a combinação de cores escuras e ricas com naturais quentes e tons bronzeados. Os vermelhos e os verdes são profundos, ricos, e totalmente saturados de cor. Os vermelhos estão mais perto do cor de vinho do que do  vermelho brilhante, e o verde é bem escuro.


Ela acrescenta que usa tons de leve a médio, em vez de branco para o fundo.
Tons escuros e castanho médio cria um tom sépia que acalma o olhar e dá um aspecto antigo ao projeto.
Para que essas dicas possam dar certo e o projeto se destacar é preciso certificar-se de que há bastante contraste entre os tecidos que formam os blocos ou aplicações.


O preto é a cor perfeita para realçar o vermelho, o marrom e o bege e reforçar as cores country.
Ao combinar vários tipos de tecidos da mesma cor numa colcha não esquecer de escolher diferentes estampas com padronagens médias, grandes e pequenas.
Por fim adverte: "Não tenha medo de substituir cores para criar o seu próprio estilo de natal".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quiltes para a Doce Retalho

A Karen da Doce Retalho tem enviado para mim alguns trabalhos das alunas da loja para serem quiltados por mim. Tem sido uma experiência muito boa, pois é algo que amo fazer e ainda tem a recompensa financeira!
Abaixo vou mostrar algumas imagens dos quiltes que tenho feito.
Esse preto ficou muito clássico!

Os detalhes do quilting ficam melhor na parte de traz.
Esse foi feito para uma vovó.
Fiz vários corações para simbolizar o carinho da família.
Uma colcha de solteiro

Painel de natal.
Fiz o quilting numa tarde!
Toalha de Páscoa.
Detalhe das bordas.
Esse painel foi feito para proteger a entrada de uma lareira.
Criei essas flores inspirada no desenho do Bob Esponja.
Adoro fazer corações...

Esses são alguns dos trabalhos que tenho feito. Ainda tenho outras peças pra mostrar, mas vou deixar para mostrar outro dia. Espero que tenham gostado e possam se inspirar com as imagens postadas.
Até mais!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...