Analytics

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bordado Brasileiro na India

A postagem dessa semena é para mostrar o trabalho de divulgação do bordado brasileiro que está sendo feito na India. Graças às postagens sobre bordado brasileiro, acabei entrando em contado com a indiana Deepa, em Bangalore. No seu blog, ela dá especial atenção para desse estilo de bordado que nasceu no Brasil.
Lindo!

Fiquei muito contente ao saber que ela está dando aulas sobre o bordado brasileiro em algumas cidades da India, como Bangalore e Chennai. Deepa, que tem acompanhado as minhas postagens sobre bordado brasileiro, me informou que o nosso estilo de bordado também está, lentamente, se tornando popular na Índia e que ela está fazendo parte desse trabalho de popularização.

Esse é o bordado que as iniciantes irão aprender.

Na definição de Deepa, o bordado brasileiro é caracterizado por seus pontos tridimensionais e por apresentar, predominantemente, padrões florais e da natureza. As linhas utilizadas para o bordado brasileiro na Índia são importadas dos Estados Unidos. Segundo Deepa essas linhas são as mais apropriadas por serem feitas de rayon e apresentarem um alto brilho. "O bordado Brasileiro não pode ser feito com linhas de algodão", afirma.

Encantador

O curso ministrado por Deepa é para iniciantes e ensina a fazer 13 flores, quatro tipos de folhas e todos os pontos básicos. Quem sabe um dia poderemos ter aqui no Brasil professoras oferecendo cursos de Bordado Brasileiro...
Por enquanto é só.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Chapa de agulha


Eu sempre achei que não havia necessidade da existência de duas chapas de agulhas nas máquinas de costura. Mas isso foi até o começo dessa semana.
As máquinas de costura domestica veem com duas chapas: uma para costura reta e outra para costura em zig-zag. No meu caso eu sempre usei apenas a chapa para costura em zig-zag. Tanto para costura reta como para zig-zag.
No começo dessa semana resolvi (não sem bem o que me levou a tomar essa decisão) ver se tinha alguma diferença costurar com a chapa para costura reta. Para minha suspresa percebi que tem diferença sim. Principalmente nos primeiros pontos.

Chapa zig-zag
Na costura reta, se eu uso a chapa de zig-zag, é preciso segurar a linha para o tecido não ser engolido pela máquina.
Utilizando a chapa de costura reta o tecido passa com mais facilidade e a linha tem menos risco de embolar.

chapa para costura reta
O único problema é que quando for utilizar o ponto de zig-zag , não podemos esquecer de trocar a chapa da agulha...
Espero que minha descoberta possa ser útil a vocês.
Por enquanto é só.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Novos quiltes para terceiros


 Hoje resolvi mostrar pra vocês o que eu ando fazendo quando não estou produzindo matérias para o blog. Tenho quiltado vários trabalhos de alunas da Doce Retalho. Estou gostando muito dessa nova atividade.
Aqui vai as imagens do primeiro:
É uma colcha de ursinho. Tirei fotos dos detalhes.

Quiltei essa manta linda e colorida também:

Detalhes:



Passou pelas minhas mãos esse centro de mesa:

Por fim teve esse panô de galinhas. Amei quiltá-lo!

Só tirei fotos dos detalhes... Mas dá pra ver que é um trabalho lindo.


Por enquanto é só.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Vídeos que gosto de ver no You tube

Gosto muito de pesquisar vídeos sobre quilting e patchwork no Youtube. Hoje  resolvi compartilhar com vocês alguns do vídeos que gosto de ver. Estão em inglês, mas as imagens falam por si.
O primeiro ensina a finalisar a colocação do falso viés. É muito interessante.



Nesse é possível ver como se faz o quilting em espiral.



Aqui, tem uma ótima explicação de como cortar e colocar o viés no quilting, inclusive o canto mitrado.




Para quem gosta de aplicação esse é bem interessante. Não ensina como fazer, mas mostra trabalhos incríveis de Joan Shay, com aplicação em relevo.




O próximo mostra como preparar uma peça para o quilting.



Para quem deseja fazer bordas perfeitas:




Vamos fazer bordas com canto mitrado?

Por enquanto é só.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...