Analytics

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Avaliação da minha peça no Festival de Gramado 2009

Esse ano foi a primeira vez que participei de uma mostra competitiva de Patchwork. Como marinheira de primeira viagem, tudo pra mim foi novidade.
Uma das coisas mais inesperadas foi o recebimento de um relatório com uma avaliação da minha peça. Não é um relatório muito explicadinho, mas mesmo assim acho que é interessante divulgar essa avaliação aqui.





O meu painel concorreu na categoria estreante. Para cada um dos quesitos avaliados podem ser dadas quatro notas: E (excelente), MB (muito bom), B (bom) e PM (precisa melhorar).
São feitos dois julgamentos distintos. O primeiro é o técnico e o segundo é a aparencia geral e design.
Devido a técnica utilizada por mim não foram avaliados os encaixes, aplicações, bordas internas e externas nem o quiltado a mão. No quilt à máquina levei um B. De acordo com a ficha de inscrição os juízes querem ver pontos homogêneos e consistentes, curvas suaves e pontas finas, começos e fins não evidentes, tensão da linha equilibrada, sem franzidos e pregas na frente e atrás, além de ausência de marcações de desenhos.
No quesito quantidade do quiltado ganhei outro B. Para dar essa nota as avaliadoras julgam se o quil foi suficiente e apropriado para o tampo e tipo de manta e a consistência mantida por todo o tampo.


O acabamento foi onde obtive a minha pior nota. Um PM. Foi avaliado se a peça foi bem executada, se a margem externa estava reta, sem ondulações, nem curvas, acabamento plenamente preenchido, largura consistente, pontos firmes e bem feitos, cantos esquadrados e uniformes.
Recebi um MB no quesito técnicas especiais. É nesse ponto que são avaliados os bordados, as pinturas, embelezamentos, uso de miçangas, transfer de fotos, trapunto e outras técnicas elaboradas com capricho, eficiência e uso apropriado, realçando os elementos do desenho.




No julgamento da aprência geral e design foi onde obtive as melhores notas: 3 MB e 1B.
O impacto visual, algo que chame a atenção da peça foi considerado MB.
O design também foi MB. Foram avaliados avaliados desenho, cor, forma, textura e ou valores usados de forma eficiente e que tenha interesse, equilíbrio e que seja bem proporcionado. No disign também é avaliado o quilt artístico. Desing original que expresse uma visão pessoal e/ou impacto emocional, elementos de design usados eficientemente para criar uma composição harmoniosa, com unidade, equilíbrio e variedade, uso de materiais não tradicionais e ou técnicas que realcem o design.
No desenho do quiltado recebi um B. Nesse quesito procura-se um quilt que realce o desenho do tampo e preencha bem os espaços, seja consistente em relação aos elementos do design do tampo.
Na aparencia geral recebi um MB. Nesse quesito é avaliado se o projeto está limpo e bem cuidado, que não pareça usado, sem marcações visíveis, sem pelos de animais, cheiros e manchas. Aqui não se aceitam distorções óbvias ou costuras malfeitas aparentes. É preciso que o painel seja plano e quando for pendurado fique bem reto.


Como comentários recebi apenas um lacônico "atenção na execução do quiltado".
Ponto forte do quilt: Forte impacto visual.


Pelas assinaturas presentes na minha folha de avaliação pude constatar que três juízas avaliaram meu projeto. Os itens que forem circundados são os que precisam de maior atenção. Mas na minha ficha não apareceu nenhum item circundado.


Participar do Festival foi gratificante, como já falei em outra postagem. Essa avaliação foi interessante pra mim pois pude entender como o meu projeto foi recebido pelos juízes, mesmo que não tenha sido uma avaliação detalhada.
Quem desejar participar de uma mostra competitiva de Patchwork e Quilt agora já sabe um pouco do que os juízes avaliam nas peças.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brazilian Embroidery - A Fada

O meu objetivo ao publicar as imagens dos bordados da Senhora Helena Carmem da Silva foi o de resgatar parte da nossa cultura que estava esquecida. Mas a quantidade de pessoas que se manifestaram elogiando a qualidade do trabalho me surpreendeu.
É impressionante. Quase todas as pessoas que tem a oportunidade de olhar as fotos dos bordados despertam uma lembrança agradável da época em que o bordado com as linhas Varicor eram moda aqui no Brasil, por volta dos anos 60 e 70.
Muitas me agradeceram pela iniciativa. Mas a pessoa que tornou isso possível foi a Senhora Helena. Foi graças a sua dedicação e ao reconhecimento do seu talento por parte da sua família que estamos tendo a oportunidade de ver o quanto esse tipo de bordado é gracioso.
Por isso resolvi colocar aqui uma imagem da Senhora Helena. Para que todos possam ver o rosto dessa verdadeira artística que, apesar de não estar mais entre nós, continua nos encantando com as suas artes.
Helena Carmem da Silva

Não sei muitas coisas a respeito da Senhora Helena. O que todos que a conheceram me falam é que ela era muito talentosa e fazia trabalhos incríveis com linha e agulha.

Aqui vai uma mostra desse talento espetacular:

É um bordado com fita.

Muito bonito.

Isso me encanta.

Aqui um trecho de um texto escrito por ela.

Como já comentei na primeira postagem sobre Brazilian Embroidery, era do meu conhecimento que o Bordado Brasileiro tivesse uma boa aceitação entre as Americanas. Mas essa arte atravessou muitas outras fronteiras. Essa semana recebi um comentário da proprietária de um blog na Índia me agradecendo por divulgar as imagens:


Hello,
Thanks for sharing these files.Could you kindly translate the lines on the pages? Iam from India and I know a bit of BE. I also visited the pictures of BE you posted, they are absolutely wonderful.Thanks a lot for letting us see them :)

Aproveitei e dei uma passadinha no blog dela e para minha satisfação pude constatar que ela é realmente apaixonada pelo Brazilian Embroidery, que ela abrevia como BE. Entre as postagens sobre bordado, ela criou 28 apenas para divulgar o Bordado Brasileiro. Aqui está o endereço do blog da Deepa.

Por enquanto é só isso. Mas assim que tiver novidades estarei postando e compartilhando o que souber com vocês.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais sites com projetos grátis

O primeiro que selecionei é em foundation. É o rosto de um cachorro. Acho que ficaria muito bem uma almofada para quarto de meninos.
O segundo site é de uma companhia que produz tecidos a Timeless Treasures.
Esse site tem as explicações para a execução de um quilt que foi feito no século XIX. Toda em losângulos. Muito linda.
A Quilt Magazine tem uma grande variedade de projetos grátis. Mas a página que eu mais gosto é a de projetos pequenos.
A Red Rooster tecidos disponibiliza 73 projetos. Todos encantadores.
Aqui tem vários projetos pra baixar grátis.
Para quem gosta de pesquisar na internet, esse site oferece várias possibilidades.
Por enquanto é só.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Trilho de mesa natalino




Queria fazer um projeto de natal para decorar a minha casa no final de ano, então resolvi aproveitar e fazer um passo-a-passo para publicar aqui. É o meu primeiro PAP e por isso não está grandes coisas. Mas acho que vai servir, pelo menos, para quem está começando ter uma idéia (nem que seja vaga) do processo de execução.


A primeira etapa foi escolher o modelo. Queria um que tivesse as pontas em diagonal, mas que a sua execução fosse simples e que o visual final fosse agradável. Acabei me decidindo por um projeto que precisava de apenas de cinco estampas de tecido diferentes.




 
Aqui estão os tecidos que utilizei já cortados.





Nessa foto um esboço do projeto. Só pra ter uma idéia de como seria o resultado final.




Nesse canto do papel eu anotei a quantidade de quadrados que teria que cortar em cada tecido. Basta clicar na foto para obter as medidas.




Antes de começar a costurar, decidi que a melhor maneira de juntar todos os tecidos seria separando em blocos de três peças: dois quadrados e um retângulo.



Uma olhadinha mais de perto.




Aqui os bloquinhos já estão unidos.



Nessa foto eu mostro como uni os bloquinhos com os triângulos, formando uma tira.




 Detalhe das emendas.




 Detalhe do quilting.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...